
Você conhece Peter Steiner?
Ele é um novelista norte-americano, autor de quatro livros de mistério, mais conhecido por seu trabalho como cartunista do The New Yorker. Mais especificamente, por um cartum sobre a internet publicado há quase vinte anos, em 5 de julho de 1993.
Naquela época, pouca gente entendia como a internet funcionava porque, apesar de existir desde 1969, ela só se tornou publicamente conhecida em 1990. Mesmo assim, Steiner previu um dos maiores problemas da rede que surgia: as pessoas que se aproveitam do anonimato na internet.
É um problema tão frequente que as piadas sobre o assunto são comuns:



O perigo é grande e, além de piadas, há mensagens sérias sobre o tema: quem nunca leu a parábola de Docinho14, uma adolescente que faz amizade pela internet com Meteoro123, ingenuamente dá muitas informações pessoais a ele e depois descobre que, para sua sorte, ele era um policial disfarçado? Existem várias versões…
Infelizmente, mesmo com tudo isso, muitas pessoas ainda não se deram conta do perigo que correm e mantém contato com desconhecidos. Recentemente, descobriram que detentos estão, não apenas acessando a internet (o que já seria um grande problema), mas mantendo perfis em redes sociais:
- Detento usa Facebook dentro da Máxima;
- Detentos do Róger postam no Facebook; e
- Detentos são isolados após usar Facebook de dentro da prisão em MS.
Agora, o mais preocupante: observe a imagem publicada na reportagem do G1, reproduzindo dois desses perfis:
São perfis bem parecidos com os comuns, mesmo com o sobrenome estranho (“Riskado”) em um deles, já que nem todos colocam nomes reais em seus perfis. Como diferenciar quem é boa gente de quem é apenas “gente boa”? Os donos dos perfis acima foram presos por tráfico de drogas e homicídio…
As pessoas estão tão acostumadas a abrir sua intimidade com desconhecidos na internet, que esse detentos tinham centenas de conexões (ou “amigos”). Isso levanta (pelo menos) duas questões:
- Seus “amigos” na internet (especialmente nas redes sociais) são realmente seus amigos? e
- Com quem você compartilha suas informações na internet?
Copyright © 2006-2021 jlcarneiro.com.
Excelente post, como sempre.
A Constituição Brasileira proíbe o anonimato.
Qual a origem da liberação do anonimato? A Alemanha de Hitler, lá eles incentivavam o anonimato para que o próprio povo se tornasse informante do nazismo.
Mas o título deste post me lembrou outro fato interessante:
abs,
José Rosa.
Hehehe! Obrigado, Zé!
Pelo elogio e pelo causo da TAM, muito bom!