
Atenção: A dica a seguir deixou de funcionar a partir da versão 3.5 do WordPress.
Gostei muito das últimas atualizações do WordPress porque adicionaram funcionalidades que eu obtinha apenas por meio de plugins. O gerenciamento de imagens, por exemplo, faço agora pela Biblioteca de Mídia. O sistema oferece ferramentas básicas de edição de figuras, galerias automáticas e a geração automática de miniaturas de figuras com grandes dimensões.
As miniaturas são sinalizadas por meio de sufixos acrescentados aos seus nomes. Contudo, os sufixos são criados a partir das dimensões (largura x altura) das miniaturas, dificultando uma identificação rápida e eventuais alterações futuras.
As miniaturas deveriam ser nomeadas, de acordo com seu tamanho, com sufixos padronizados como “large”, “medium” e “thumbnail”. Ou, idealmente, com sufixos definidos pelo usuário. Infelizmente, devido à forma como essa rotina foi implementada, até o momento não há plugins para este fim.
Encontrei uma gambiarra um paliativo, proposto por Jstn Ryan, que estou usando no momento:
- procurar, no arquivo
/wp-includes/media.php
, pela definição da variável$suffix
:if ( !$suffix ) $suffix = "{$dst_w}x{$dst_h}";
- substituí-la pelo código abaixo:
if ( !$suffix ) { switch ($max_w) { case (intval(get_option('large_size_w'))): $suffix = 'large'; break; case (intval(get_option('medium_size_w'))): $suffix = 'medium'; break; case (intval(get_option('thumbnail_size_w'))): $suffix = 'thumbnail'; break; default: $suffix = 'other'; } }
Está funcionando muito bem. Mas, como é um hack (alteração do código-fonte de um arquivo do WordPress), precisa ser refeito a cada atualização de versão. Nem tudo é perfeito…
Atualização: Um dos males dos hacks é não durarem muito tempo. A partir da versão 3.5 do WordPress, essa dica não funciona mais.
Copyright © 2006-2021 jlcarneiro.com.
Beleza, mas pergunto: isso tudo bale também para a ‘banda pobre” do WordPress, ou seja, o pessoal de uso gratuito ?
ab !
Infelizmente, a edição de arquivos é permitida apenas para usuários com hospedagem própria.
Encontrei um bom
resumo das diferenças entre o WordPress.com e WordPress.org. Vale a pena conferir!