
Ontem, tivemos mais um conjunto de manifestações contra a corrupção por todo o país. Fiquei feliz em ver que é a segunda manifestação desse porte que ocorre sem notícias de violência nem de vandalismo.
Também acho que a corrupção é um dos maiores, senão o maior mal que aflige nosso país (o outro, na minha opinião, seria a falta de educação, acadêmica e doméstica). Porém, acho que, além de nos manifestarmos, precisamos melhorar a qualidade do nosso voto e, principalmente, combater a corrupção no dia a dia.
Já abordei esse assunto aqui algumas vezes no passado:
- Só de sacanagem;
- Será que merecemos os políticos que temos?; e
- Vamos fazer a nossa parte: é hora de mudar!.
Por isso, gostaria de relembrar algumas campanhas que vi nesse sentido nos últimos anos, como a campanha Pequenas Corrupções – Diga não!, lançada pela Controladoria Geral da União, em 2014:
Publicada na página da CGU no Facebook, a campanha recebeu até contribuições dos internautas (prova de que nós sabemos o que é correto):
Também houve a campanha que o Conselho Nacional de Justiça lançou para o Dia Internacional de Combate à Corrupção, em 2013:
E, para terminar, a campanha lançada pelo site JusBrasil. Curta e grossa direta ao ponto:
A má notícia é que acabar com a corrupção dará trabalho e levará muito tempo. A boa notícia é que, como diz uma música de Ivan Lins, no fim das contas, só depende de nós!
Precisamos apenas:
- continuar nos manifestando sem violência;
- pensar direito antes de votar (e depois acompanhar o trabalho do político eleito); e
- respeitar o direito do outro (ser honestos) no dia a dia!
Como eu disse, demora e dá trabalho, mas não é tão difícil assim. Vamos lá, coragem!
Copyright © 2006-2023 jlcarneiro.com.
Muito bom esse post, como sempre. Não sei se reparou, mas o ZEducando passou em branco nessa… E, claro,foi de propósito.
Confira essa matéria que um amigo me mandou: Dez fatos curiosos dos protestos de 12 de abril.
Realmente, são fatos bem curiosos, para dizer o mínimo! É decepcionante notar como tem gente que encara uma iniciativa teoricamente séria como uma oportunidade para se divertir, ser desrespeitoso ou simplesmente aparecer (Ensaios sensuais?! O povo perdeu o juízo?).
Na minha opinião, isso demonstra que podemos até estar amadurecendo politicamente, mas a passos de tartaruga…