Manuais

manuals.jpg

Manuais podem ser considerados o conjunto sistemático de normas sobre as atividades desempenhadas pelos componentes da organização. Além disso, facilitam a implantação de novos métodos de trabalho por meio da documentação detalhada dos processos.

Para os alunos de OSM, segue o material que uso na aula sobre manuais.

Manuais (96 KB).

Formulários

tax_forms.jpg

Os formulários são documentos onde são preenchidos os dados e informações, permitindo a formalização das comunicações, o registro e o controle das atividades das organizações.

Por ser a área responsável por fornecer os subsídios para a elaboração e o controle dos formulários, seguem os materiais de apoio que uso para os alunos de OSM:

Análise de processos

flowchart.png

A análise de processos é fundamental para entender os processos nas organizações.

Para os alunos de OSM, segue o material que uso na aula sobre análise de processos.

Análise de processos (553 KB).

4º exercício de revisão (OSM)

exercicio.jpg

Mais um pequeno exercício de revisão para a segunda prova de OSM:

  1. Departamentalização;
  2. Formulários;
  3. Manuais.

4º exercício de revisão (OSM) (49 KB).

3º exercício de revisão (OSM)

exercicio.jpg

Um pequeno exercício de revisão para a segunda prova de OSM:

  1. Organogramas;
  2. Estruturas organizacionais;
  3. Departamentalização.

3º exercício de revisão (OSM) (57 KB).

Departamentalização

org_chart.jpg

À medida que crescem, as organizações tornam-se mais complexas, precisando ser divididas em unidades menores para facilitar o gerenciamento.

Esse processo é normalmente chamado de departamentalização e consiste em agrupar atividades e os correspondentes recursos em unidades menores de acordo com um critério que permita uma melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação.

Para os alunos de OSM, segue o material que uso na aula sobre departamentalização.

Departamentalização (124 KB).

Estruturas organizacionais

org_chart.jpg

A estrutura organizacional deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos, ou seja, é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa e o instrumento básico para concretização do processo organizacional.

Os modernos teóricos da Administração não concordam com a existência de uma maneira única ou ideal de se projetar uma organização. Eles defendem uma estrutura organizacional que se adapta adequadamente às necessidades de cada organização.

Para os alunos de OSM, segue o material que uso na aula sobre estruturas organizacionais.

Estruturas Organizacionais (99 KB).

2º exercício de revisão (OSM)

exercicio.jpg

Mais um pequeno exercício de revisão para a primeira prova de OSM:

  1. Arranjo físico (layout);
  2. Estruturas formais e informais;
  3. Organogramas.

2º exercício de revisão (OSM) (55 KB).

Exercício de organogramas

org_chart.jpg

Segue um exercício de fixação para a aula Organogramas.

Ele deve ser feito em equipes com, no máximo, cinco participantes (preferencialmente as mesmas equipes dos exercícios anteriores).

Atenção: não há uma “resposta correta” já que organizações diferentes têm organogramas diferentes. Será avaliado se o diagrama está tecnicamente correto (unidades de mesmo tamanho, sem o nome dos responsáveis, etc.) e se as relações hierárquicas seguem a descrição de cada organização.

Material sobre organogramas e fluxogramas

flowchart.png

Sei que elaborar organogramas e fluxogramas nunca foi o sonho de infância de ninguém, mas também não precisa ser um “bicho-de-sete-cabeças”. Infelizmente, observei que alguns alunos não compreenderam completamente o processo de elaboração.

Ainda bem que um deles pesquisou na internet e encontrou um material sobre diagramas de OSM que considerei muito interessante. O material foi obtido deste site, que contém mais material para alunos de Organização, Sistemas e Métodos.

Alternativamente, esse material pode beneficiar os alunos de Sistemas de Informações Contábeis em seus trabalhos da primeira unidade.

Fluxograma, Organograma, Funcionograma e QDT (153 KB).

Organograma da Receita Federal do Brasil

org_chart.jpg

Como exemplo de um organograma circular, o organograma que representava a estrutura da Receita Federal do Brasil em 2008. Um ponto interessante é que, apesar de lembrar um organograma circular, o exemplo tem como foco as atividades desenvolvidas.

Contudo, como todo organograma, esse exemplo também está sujeito a atualizações periódicas para refletir as mudanças ocorridas na estrutura da organização:

Continue lendo

Organogramas

org_chart.jpg

Organograma é o diagrama que representa a estrutura formal de uma organização, mostrando a relação hierárquica entre as unidades existentes.

Apesar de terem aplicações bem distintas, é muito comum que ele seja confundido com o fluxograma.

Para os alunos de OSM, segue o material que uso na aula sobre organogramas.

Material de apoio à aula sobre organogramas (220 KB).

Estruturas formais e informais

org_chart.jpg

A estrutura organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades. Dentro de um contexto geral, a estrutura organizacional divide-se em duas: estrutura formal e estrutura informal.

A estrutura formal é deliberadamente planejada, e tem alguns de seus aspectos formalmente representados nos organogramas. Por outro lado, a estrutura informal consiste numa rede de relações sociais e pessoais não estabelecida formalmente, ou seja, surge da interação entre as pessoas, desenvolvendo-se espontaneamente a partir de suas relações na organização.

Apesar de bastante distintas, ambas as estruturas têm muita importância na organização. Segue o material dessa aula para os alunos de OSM.

Estruturas formais e informais (139 KB).

Layout de fábricas

production_line.jpg

Complementando o material sobre Arranjo Físico (layout), seguem algumas observações sobre o layout de fábricas, disponíveis no capítulo 13 do livro Organização e Métodos: uma visão holística, de Antonio Cury.

Após ler as observações, as equipes de OSM devem resolver um exercício de estudo de layout usando o método dos elos:

Exercício de arranjo físico (layout) - Método dos elos (49 KB)

Continue lendo

Layout de linhas de produção

production_line.jpg

Para o pessoal que procura layout de linhas de produção (fábricas),

Ainda não tive tempo para fazer uma pesquisa mais detalhada, mas procurando outro assunto, encontrei dois trechos que podem ajudar:
osm-cury

Exercício de arranjo físico (layout)

blueprint.jpg

Um pequeno exercício de fixação, para a aula Arranjo físico (layout), baseado em um exercício proposto no livro de Luís César Gonçalves de Araújo, e deve ser respondido em equipe.

Este exercício não tem uma “resposta certa”: os alunos têm liberdade para propor a solução que considerarem mais conveniente. O que importará durante a correção é a justificativa (baseada em argumentos da disciplina) para a solução apresentada.

Exercício de arranjo físico (layout) (130 KB).

Observação: As equipes devem ter, no máximo, cinco participantes.

Arranjo físico (layout)

blueprint.jpg

Pode-se dizer que arranjo físico (ou layout) é a distribuição de tudo que ocupe lugar físico na organização, como grupos de salas, departamentos, móveis, máquinas, pessoas, etc.

Uma das principais vantagens de um arranjo físico bem feito é permitir o melhor desempenho dos funcionários e dos equipamentos fazendo com que o trabalho flua de forma mais fácil.

Para os alunos de OSM, segue o material que uso na aula sobre arranjo físico.

Arranjo físico (layout) (495 KB).

1º exercício de revisão (OSM)

exercicio.jpg

Um pequeno exercício de revisão para a primeira prova de OSM:

  1. Introdução a OSM;
  2. Teoria das organizações;
  3. Sistemas de Informações Gerenciais; e
  4. Análises organizacionais.

1º exercício de revisão (OSM) (47 KB).

Análises organizacionais

jigsaw.jpg

A análise organizacional objetiva a identificação dos problemas organizacionais, bem como as ações de resoluções da problemática identificada.

Por essa razão, é uma ferramenta importante na definição dos sistemas de informações de uma organização.

A seguir, o material de apoio a essa aula para os alunos de OSM.

Análises organizacionais (151 KB).

Sistemas de Informações Gerenciais

decision_making.jpg

As decisões gerenciais têm grande importância em uma empresa. Algumas decisões, quando erradas, podem comprometer sobrevivência de toda a organização. Por essa razão, é importante subsidiar as decisões gerenciais, em todos os níveis, com informações de boa qualidade.

Os sistemas de informações gerenciais desempenham esse papel, recolhendo, manipulando e disseminando dados e informações para ajudar os processos de negócio e operações, tomadas de decisão e estratégias competitivas.

Sistemas de Informações Gerenciais (168 KB).

Burocracia e Adhocracia

jigsaw.jpg

O modelo burocrático objetiva a racionalidade e a igualdade no tratamento do público de uma organização. Para isso, usa regras e procedimentos explicitamente regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, além de relações hierárquicas e impessoais.

Proposto como antítese ao modelo burocrático no que se refere à formalidade e à estabilidade de sua estrutura e de suas funções, o modelo adhocrático coloca a ênfase na simplificação dos processos e na adaptação da organização a cada situação particular.

A seguir, o material que uso nas aulas de OSM para complementar o assunto Teoria das Organizações:

Burocracia e Adhocracia (70 KB).

Teoria das Organizações

collaborate.jpg

No decorrer da história humana, surgiram organizações progressivamente mais complexas. Simultaneamente cresceu a habilidade humana em lidar com tais organizações, culminando no conjunto de ensinamentos vulgarmente conhecido como Teoria das Organizações.

Para os alunos de OSM, segue o material que uso nessa aula.

Evolução da Teoria das Organizações (289 KB).

Introdução à OSM

collaborate.jpg

À medida que as organizações tornam-se mais complexas, aumenta a importância do conhecimento gerencial. A disciplina Organização, Sistemas e Métodos estuda as organizações por meio da análise de cada uma das suas atividades, a fim de criar procedimentos que venham a interligá-las de forma sistêmica.

Para os alunos de OSM, segue o material que uso na primeira aula teórica.

Introdução à Organização, Sistemas e Métodos (118 KB).

Caso introdutório de análise organizacional

simbolo-adm.png

Mais um caso para o pessoal de OSM. O último que visa exemplificar a importância da disciplina. Este tem um enfoque mais sério, mais próximo da realidade. Deve ser trabalhado em equipe.

Continue lendo

Plano de curso de OSM

Plano de curso para a disciplina Organização, Sistemas e Métodos (evolução da antiga O&M), semestre 2006.1.

Eu estava devendo isso há um bom tempo!

Continue lendo