
Instalei o Ubuntu 10.04 (Lucid Lynx), lançado no último dia 29 e gostei muito do que vi. O sistema está bem estável e a interface está mais consistente e bonita. Essa versão está mais amigável, a começar pela tela inicial do LiveCD, que agora é gráfica. Apesar disso, ainda precisei fazer alguns ajustes para colocá-lo em pleno funcionamento.
A máquina da família é equipada com uma Intel
D201GLY que não tem aceleração gráfica. Como minhas filhas pediram efeitos mais bonitos
, instalei o Cairo-Dock (uma barra de ferramentas estilo Mac OS X) e ativei o efeito de transparência no Metacity (o gerenciador de janelas do Gnome), seguindo umas dicas no Blog do Titão.
A instalação do Cairo-Dock pode ser feita pela Central de Programas do Ubuntu, no menu Aplicativos
. Já para ativar a transparência do Metacity, basta:
- pressionar
Alt-F2
e digitargconf-editor
; e - acessar as opções apps > metacity > general e marcar a opção compositing_manager.
Outro pequeno problema foi com o plugin do Flash. Devido a um erro durante a instalação, qualquer tentativa de instalar (ou desinstalar) o plugin do Flash resultava na seguinte mensagem de erro:
O pacote está em um estado de inconsistência muito ruim – você deveria
reinstalá-lo antes de tentar uma remoção.
Encontrei duas soluções possíveis, como a primeira (editar o arquivo /var/lib/dpkg/status
e remover a entrada relativa ao flashplugin-installer) resolveu, não sei quanto à eficácia da segunda, que parece até mais fácil e segura.
Para terminar, alguns jogos antigos, executados sob o DOSBox estavam sem som. Seguindo uma dica no fórum internacional do Ubuntu, instalei uma biblioteca que faltava:
- pressionar
Alt-F2
; e - digitar
gksu apt-get install libsdl1.2debian-all
.
Ainda restam alguns probleminhas no meu notebook, que parou de hibernar e está exibindo uma mensagem de erro relativa ao “modo absoluto” do touchpad, que tem se comportado de forma estranha, mas ainda estou pesquisando.
Atualização em 06/05/2010:
Com relação ao touchpad, a mensagem de erro relativa ao “modo absoluto” continua sendo exibida. Mas o comportamento estranho parou quando segui a dica dada por Hamacker:
- abra o terminal (menu Aplicativos > Acessórios > Terminal); e
- digite o seguinte comando:
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg-input-synaptics
.
Copyright © 2006-2021 jlcarneiro.com.