
O caso abaixo é uma boa introdução para OSM por apresentar, de forma descontraída, a visão normalmente associada a esta disciplina.
O Caso Palmeira
Por Tadeu Cruz
Na década de 70/80, um gerente de O&M (numa empresa grande multinacional e com departamento de organização e sistemas cheio de gente experiente, 80 pessoas ao todo), deu a seguinte tarefa para um de seus funcionários:
– Sr. Palmeira, preciso que o senhor assuma essa tarefa.
– Sim, chefe. Sou todo ouvidos, pode falar.
– Levante o fluxo atual de informações no departamento de compras. Quero o fluxo complexo, descrito e desenhado graficamente.
– Certo, chefe.
– Quero todos os passos levantados, desde o momento em que o usuário entrega a requisição de compra no departamento de compras até a hora em que o material chega na recepção. Entendeu, Sr. Palmeira?
– Sim, disse o Sr. Palmeira, já fazendo menção de se levantar da cadeira para começar imediatamente o trabalho pedido.– Calma, Sr. Palmeira, calma, disse o chefe. Ainda não terminei de explicar a tarefa.
– Tem mais tarefa, chefe?O chefe, sem responder diretamente a pergunta, continuou:
– Depois que levantar a situação atual do departamento de compras eu quero que desenhe um novo fluxo de informações levando em consideração o novo sistema que o pessoal de sistemas está desenvolvendo. Entendido?
– Sim. Posso começar já?
– Está envolvido com alguma outra tarefa?
– Sim, mas nada é muito importante.
– Então, pode começar imediatamente.Algum tempo depois, Sr. Palmeira volta com o trabalho pronto.
– Está pronto, Sr. Palmeira?
– Está pronto, chefe.
– Deixe-me ver.O chefe pegou a pasta das mãos do Sr. Palmeira e, colocando-a sobre a sua mesa examinou-a por algum tempo. Examinou o fluxo atual e o novo fluxo proposto por Sr. Palmeira. Colocou os dois em cima da mesa, um ao lado do outro, e comparou-os. A mesma quantidade de folhas que tinha um tinha o outro.
De longe, eu observava a cena com interesse.
O novo fluxo, para o qual olhava de longe, não diferia muito do antigo; pelo menos em tamanho, ambos eram iguais. O fluxo antigo ocupava umas cinco páginas de papel de tamanho A4, o novo também. E ambos estavam muito desalinhados.
Depois de algum tempo em silencio, estudando os dois fluxos, José Roberto disse:
– Seu Palmeira, o senhor precisa reduzir esse fluxo novo. Ele está muito grande.
– Como assim, reduzir, perguntou.
– Tente reduzi-lo para que ocupe no máximo uma ou duas páginas, explicou sucintamente o chefe.Sr. Palmeira levantou-se, pegou a pasta, e dando a entender que tinha compreendido tudo o que o chefe pedira, afastou-se.
Aquela cena me chamou atenção por dois fatos. O primeiro foi o fato de o Sr. Palmeira ter desenhado dois fluxos praticamente idênticos, tanto o velho quanto o novo tinham sido desenhados com o mesmo número de atividades. O segundo foi à maneira pela qual o chefe tinha pedido para que Sr. Palmeira racionalizasse o novo fluxo.
Algum tempo depois, o Sr. Palmeira voltou com a mesma pasta debaixo do braço e, colocando-a sobre a mesa do chefe, disse:
– Pronto, chefe, já fiz o que o senhor pediu.
– Deixe me ver.
– Reduzi o novo fluxo a apenas uma página.Nesse momento, vi o chefe ficar branco, azul, roxo, vermelho de raiva. Colocou as duas mãos na cabeça e, apoiando-as na mesa, permaneceu por um instante quieto. Eu não sabia se ele estava pensando, rezando ou chorando. Levantei-me e fui a sua mesa, caminhando de um jeito meio displicente, como quem não quer nada, mas morrendo de curiosidade. Ao me ver aproximar, ele disse:
– Pode deixar Sr. Palmeira. Pode deixar aqui e voltar para o seu lugar.
Sr. Palmeira levantou-se e, com uma expressão que denotava completa ignorância, afastou-se da mesa do José Roberto.
– O que foi que aconteceu, José?
Ele me contou que o Sr. Palmeira pegou cada página contendo uma parte do fluxo novo e, reduzindo-a na máquina de xerox , deixou cada uma no tamanho que possibilitou a ele colar todas as partes do fluxo numa única folha de papel.
QUESTÕES PARA DEBATE:
- O que o senhor Palmeira fez de certo e de errado em sua análise?
- O que o chefe esperava que ele fizesse?
- O que você faria com os conhecimentos que tem no momento?
- O que você acha que seja O&M?
- Faça uma lista das empresas que você conhece que tenham algum órgão de O&M.
Copyright © 2006-2021 jlcarneiro.com.
Estou cursando o segundo período de administração e o caso do Sr. Palmeira é a atividade que tenho que responder. Eu respondi, mas estou com dúvidas se respondi corretamente. Se vocês tem as resposta e puder me enviar para comparar com as minhas ficarei muito grato.
Desde já agradeço a atenção dispensada.
Reinaldo, o Caso Palmeira é um caso introdutório do livro de Tadeu Cruz. Nâo há uma "resposta certa".
O objetivo do professor é sondar o conhecimento prévio do aluno sobre OS&M e dar a ele uma visão do que será visto na disciplina.
Boa noite,
Gostei muito do caso Palmeira, tenho uma opinião a respeito, mas gostaria de um comentário mais aprofundado sobre o referido caso.
Obrigado
Rosana
Rosana, que opinião você tem? Em que posso ajudá-la?
Gostaria de receber uma resposta desse texto do caso palmeira não consigo entender. abraçossssssssss
Fábio, uso esse caso para mensurar o conhecimento de OSM dos meus alunos. Não tem, portanto, uma resposta “correta”.
Qual seria a função da O&M neste caso?
Susan, veja a resposta que dei a Fábio.
Mas posso adiantar que se o Palmeira usasse O&M corretamente, teria analisado a rotina, e não a reduzido por meios ópticos…
Sou acadêmica no 4ºPeríodo de Administração, e estou fazendo uma análise deste Estudo de Caso;concordo que não há uma resposta correta,pois, tudo depende do contexto que envolve a estrutura organizacional desta empresa, mas analisando o texto no inicio ele fala de funcionários experientes; como experiência?O que é experiência em OSM? Conhecer métodos e sistemas do processo, no qual as pessoas envolvidas participem diretamente de sua viabilidade.
Positivo: atendeu prontamente a ordem do superior.
Negativo: não analisou profundamente a ordem formulada pelo superior e, mesmo tendo dúvidas, não se prontificou a tentar perguntar para obter as respostas necessárias para a execuçãso do mesmo.
ooi,eu estou cursando o 1 ano do ensino médio integrado com o técnico e na minha apostila tem esse texto com as mesmas perguntas, mais eu nao consegui entender todas porque estão muito complexas. alguem poderia me ajudar ??
bom dia Prezados,
Qual a conclusão que podemos dar a esse caso?
Oi,eu estou cursando o 2º periodo de Administração e eu tenho que responder as perguntas do debate para levar para a professora amanha e eu gostaria que me mande por e-mail as suas resposta para eu ter uma ideia e fazer as minhas.
Ja de agora agradeço.
PODERIA CITAR ALGUMAS DESSAS EMPRESAS POIS CONHEÇO POUCAS
AGRADEÇO
Poderia citar algumas das empresas, não conheço nenhuma!!!
Olá,
quais empresas tem órgão de O&M?
Agradeço
‘ boa tarde , queria uma opinião , ou algum comentario que pudesse me ajudar na questão 2 ” o que o chefe esperava que ele fizesse ? ” algo que possa me ajudar a criar minha resposta para um trabalho .
Cleyton, espero que o trecho abaixo ajude a clarear a questão:
Oi,eu estou cursando o 2º Modolo de Técnico em Administração e eu tenho que responder as perguntas do debate para levar para a professora hoje e eu gostaria que me mande por e-mail as suas resposta para eu ter uma ideia e fazer as minhas.
Desde já agradeço.
Vitória, como respondi a Reinaldo, o Caso Palmeira é um caso introdutório do livro de Tadeu Cruz e não tem uma “resposta certa”.
O objetivo do professor é sondar o conhecimento prévio do aluno sobre OSM e dar a ele uma visão do que será visto na disciplina.
graduando eng. Florestal;
analise dos processos por ferramentas ( ciclo pdca, 5w2h, benchmarking, diagrama pareto, até um estud’ layout) encontrar pontos de gargalo no fluxo de info, ordem, doc, pessoas. visando dinamizar processos, de forma clara e dinamica apontar (o que) propostas de (como e quando)….
contribua !! continuando e completando
=)
Boa Tarde ,
Me chamo Eunice , estou cursando o 3° período em administração de empresas e me chamou atenção esse caso por ele ser meio complexo de que maneira O Sr. Palmeira ele fez o que o chefe pediu , mas de um lado negativo não cumpriu o que chefe esperava dele e ainda fez um gráfico idêntico , ou seja, parece que ele não fez aquela análise e de dessa maneira , o complicou.