
Quase todo shareware existente, mais cedo ou mais tarde, termina crackeado.
Pois o sistema de verificação de autenticidade da Microsoft, sobre o qual falei em outro artigo, virou a bola da vez.
Primeiro, a Microsoft começou a distribuição desse programinha de forma discreta. Veja o artigo da época, no IDG Now!
Então, para diminuir os boatos e tentar acalmar os ânimos, a Microsoft defendia que o WGA Notification não era spyware… Veja alguns trechos desta comunicação oficial:
Algumas pessoas têm dito que o WGA é um spyware. Isso é verdade?
Em termos gerais, spyware é um software enganoso, instalado no computador de um usuário sem o seu consentimento, com uma finalidade maliciosa. O WGA é instalado com o consentimento do usuário e tem o propósito único de notificar o usuário de que ele não possui uma licença apropriada. Se o usuário não concordar com o EULA, o WGA Notifications não é instalado em seu computador. Após sua instalação, o WGA Notifications torna-se parte permanente do software Windows XP do usuário e não pode ser desinstalado. Contudo, os usuários podem desabilitar os lembretes de software não original ao alterar a configuração do WGA Notifications por meio do ícone na bandeja do sistema. O WGA não é spyware.
Tecnicamente, não é mesmo. Afinal, ele pede o consentimento do usuário (discretamente, mas pede) e não tem uma intenção maliciosa. Mas depois de instalado “não pode ser desinstalado”!?
Se eu suspender as notificações, elas voltarão a aparecer?
É possível que as notificações sejam reativadas quando seja instalado uma nova atualização do WGA Notifications.
Tem spyware e adware por aí que são menos “persistentes”…
Então, começaram a surgir pessoas que discordavam dessa visão, já que o programa comunicava-se com os servidores da Microsoft periodicamente, sem autorização. O tumulto foi aumentando, inclusive com o surgimento de processos. O reação da Microsoft foi um conjunto de comunicações oficiais tentando esclarecer o problema.
Pra piorar, começaram a surgir malwares que se passavam pelo WGA Notifications (veja aqui e aqui)!
Então, aconteceu o inevitável: depois que o WGA Notifications transformou o Windows XP num shareware (com direito a nagscreen e tudo), começaram a surgir, na internet, ferramentas para crackeá-lo.
Mais ou menos nessa época, a Microsoft jogou a toalha resolveu mudar a estratégia, permitindo a desabilitação do WGA Notifications (veja aqui ou aqui e aqui).
Enquanto isso, estou gostando cada vez mais do
meu Ubuntu…
Copyright © 2006-2021 jlcarneiro.com.
Meus parabens JL este post esta muito bom.
Obrigado, PVC!
É para tentar compensar o tempo que passei sem escrever!