
À medida que as organizações tornam-se mais complexas, aumenta a importância do conhecimento gerencial. A disciplina Organização, Sistemas e Métodos estuda as organizações por meio da análise de cada uma das suas atividades, a fim de criar procedimentos que venham a interligá-las de forma sistêmica.
Para os alunos de OSM, segue o material que uso na primeira aula teórica.
Introdução à Organização, Sistemas e Métodos (118,04 KB).
Copyright © 2006-2023 jlcarneiro.com.
Estou em estudo de OSM, ISTO AJUDOU MUITO, deveras. Obrigado
Bom meu amigo, dei uma olhada no material postado e gostei bastante, porém não esta completo. Mesmo assim muito obrigado pelas explicações. Com certeza vou aprender muito com seu material.
Obrigado.
Caro Gnomes,
Agradeço pelos elogios, mas gostaria que me auxiliasse quanto às críticas: o que você vê faltando neste material?
Parabéns pelas aulas! Baixei todas, pois estou estudando OS&M e aprendi bastante!
Dayse, fico feliz em ajudar!
Oi Carneiro!!!
Estou começando a estudar essa matéria, espero gostar, fiz uma impressão do material, vai ajudar nos meus estudos e acompanhamento na sala de aula.
O site estar muito bom.
é uma matéria interessantíssima, de modo particular porque estimula nós acadêmicos a estar buscando um conhecimento mais técnico e ao mesmo tempo comunicativo…
Gostaria q me ajudasse fazer um comparativo entre osm e as teorias X e Y da administração.
Pergunta interessante!
De forma simples, as Teorias X e Y consideram os indivíduos de uma organização sob dois aspectos opostos:
Considerando que OSM envolve o gerenciamento de pessoas, inclusive a distribuição de trabalho e a motivação, é fácil concluir que o analista deve ter conhecimento, e fazer uso desta e das outras teorias de administração para gerenciar corretamente sua equipe.
Claro que estou apenas "arranhando a superfície" da resposta…
Mas, pesquisando rapidamente, encontrei, na Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH, um artigo interessante que pode ajudá-la.
O que vc acha q seja organização osm?
Adiene,
Não entendi sua pergunta:
A própria sigla OSM significa "Organização, Sistemas e Métodos"…
Carneiro, para você o que é OS&M? Qual o seu conceito?
Que tal:
Muito bom! Era justamente o que eu queria. Valeu!
Silvaneide, você não está usando minha opinião pessoal como resposta para uma questão proposta por algum professor seu. Está?
Só estou querendo opinião sobre o assunto, achei no seu site uma fonte de pesquisa, mas não para usar sua opinião pessoal e sim para aprender mais.
Obrigada
Sendo assim, fique à vontade e se precisar de mais alguma coisa, avise-me!
Estou concluindo o curso de Administração,
meu TCC é voltado para OSM de uma clinica médica. Preciso de materiais pertinentes a área! Pode me ajudar? Obrigado!! Marcos Rebelo
Marcos, não entendi seu pedido: que tipo de material?
Estou desenvolvendo um trabalho em uma empresa que tem 3 anos de vida, teve um crescimento muito rápido e necessita urgente da implantação de OSM, Departamentalização, Organograma, etc.
Preciso de materiais que possa me dar suporte para a elaboração e conclusão deste trabalho, ok?
Obrigado!!!
Marcos, você pode começar com o material que ofereço aos meus alunos. Se quiser mais detalhes, recomendo os seguintes livros:
Acredito que uma empresa necessita de um profissional dessa área somente quando ela já atingiu seu objetivo principal, aí sim é hora de organizar, sistematizar e metodizar. E também acredito que dependendo do tamanho da empresa, a OSM virá só para burocratizar e tornar a empresa menos ágil, o que ninguém gostaria.
Qual a posição de vocês em relação à minha visão? Se eu estiver equivocado gostaria de ouvir vossos comentários…
Mateus, o objetivo da OSM é justamente tornar a empresa mais eficiente. Ela não significa, necessariamente, "burocracia". Confira, por exemplo, esse material sobre adhocracia.
Claro que o nível de implantação deve ser proporcional ao tamanho da organização. Afinal, a relação custo x benefício deve ser sempre considerada.
Prof. este semestrefui surpreendida na faculdade em que leciono… ofertaram-me a disciplina de OSM.
Gostaria de saber se há possibilidade do sr. disponibilizá-la para mim, logicamente que seu nome será referendado sempre.
Grata pela atenção.
Cláudia,
Fico feliz que meu material possa ajudá-la. Agradeço também a referência :wink:, peço apenas que me avise de possíveis modificações ou correções, para que eu aprimore meu material. Ok?
Bom dia. Qual é o nome em inglês da profissão de analista de OSM? Obrigado.
Leonardo, ainda não vi essa expressão em inglês.
Talvez seja algo relacionado a Organization and Methods. Mas agora fiquei curioso. Vou procurar…
Olá Carneiro!!! boa tarde… estou no 3º semestre de adm e comecei a estudar OSM agora, e fiquei mto feliz de encontrar seu site, tenho certeza q vai me ajudar bastante.Abraços
Eliane, obrigado e seja bem-vinda!
Gostaria se possível me enviar um modelo de fluxograma simples. Se possível com símbolos e significados.
Zizi, dê uma olhada nos materiais sobre análise de processos, fluxogramas e organogramas e nesse exemplo.
Olá Prof. Carneiro, antes de mais nada gostaria de parabenizá-lo pelo material disponível no site. É muito rico, uma verdadeira obra prima para quem está aprendendo sobre o assunto. Sou colega de profissão mas na área de computação (mais detalhes no meu site) e essa semana tive a séria tarefa de trabalhar a disciplina de O&M com os alunos do curso de Ciencias da Computacao da UNEMAT de Pontes e Lacerda-MT.
Com relaçao à Introdução (aula1), no slide 6 o Sr. menciona "Eficiência versos Eficácia". Eu nao entendi o que quis dizer. Grato
O que são os ciclos organizacionais?
Juvenal, relembro os conceitos de eficiência e eficácia como forma de exemplificar a importância de OSM.
Quanto aos ciclos organizacionais, são as fases por que passam todas as organizações durante seu desenvolvimento, sua "vida organizacional".
Olá Professor,
Primeiro parabéns pelo site,muito interessante e tem contribuido bastante para o ensino do OSM.
Leciono, neste semestren esta disciplina, para turma de Administração e percebo uma resistência ao conteudo de OSM.Consideram burocrático demais, e questionam se as empresas modernas utilizam essas ferramentas.Busco atuar sempre com uma didática bem lúdica, mas as vezes sinto dificuldade em vencer essas resistências.Você passa ou passou por situações assim, como tem lidado?
Abraços
Cleide
Cleide, realmente é difícil. Os alunos não gostam de muita teoria.
Veja o que acha da resposta que dei a Alessandra, há alguns meses e qualquer coisa, é só comentar de novo. Ok?
Preciso pesquisar algo a respeito de método de implantação da estrututura organizacional e Planejamento e desenvolvimento da estrutura.
Faço o curso de adm. e preciso apresentar em tópicos este asssuntos acima.
Gostaria que você me indica-se endereços de sites ou livros para pesquisa de material.
Obrigada pela sua atenção.
Luciane, sugiro que pesquise nos livros abaixo:
Olá a todos,
Sou consultor de empresas na área de melhoria de processos.
Existem diversos nomes e siglas para se chegar exatamente ao que faço. (Reengenharia de processos, O&M, OSM), porém o mais importante é que todos entendam que na prática tudo se resume a melhorar o “Fluxo de trabalho” nas empresas, sejam pequenas, médias ou grandes.
Grande abraço a todos.
oi prof., é a primeira vez q visito este site e vejo q é conhecido e recomendado por muitos. Gostaria por gentileza q o Sr. disponibilizasse para mim seu conteúdo.
Obrigado/ estarei aguardando.
Caro Paulo,
Agradeço o interesse pelo material e a boa vontade de entrar em contato comigo para usá-lo.
Peço que siga os termos de uso e, no interesse de todos, comunique qualquer correção ou atualização que fizer, para que eu possa alterar os originais, beneficiando toda a comunidade. Ok?
jose luis o q vc m diz a respeito da missao vissao e valores das empresas? e para onde vao os recursos humanos das empresas?
poliana
urgente pra hoje
A missão, a visão e os valores devem nortear o desenvolvimento da empresa.
Dê uma olhada neste texto da Merkatus sobre o assunto: MISSÃO, VISÃO E VALORES: Por Que, O Que E Como?. Ok?
Ola Carneiro,
Queria lhe dizer que esse site pode me ajudar muito mesmo, pois estou cursando ADM e OSM entra nesse curso. Bom enfim, hoje mesmo tenho prova sobre o conceito dela,e seus organogramas, e gostaria de saber o que vc me indicaria para eu ler rapidamente para ajudar-me a esclarecer melhor todo esse conceito, para uma boa prova?!
Agradeço desde já!!!
Abraços
Cah
Carla, o livro de OSM que mais gosto é o volume 1 de Luís César Gonçalves de Araújo, por equilibrar profundidade com didática.
Entretanto, costumo recomendar Tadeu Cruz para aqueles que não precisam de muita profundidade, porque tem uma leitura bem agradável.
Agora, se quer uma abordagem mais profunda (para prova, por exemplo), recomendo Antonio Cury ou Djalma Oliveira.
Caro Prof. José Luis
Preciso de uma indicação sua se possível. Quero pesquisar sobre “As organizações como sistemas hierarquizados” e não estou obtendo muito sucesso. Você poderia me dar essa luz. Por exemplo, um livro para eu comprar que contenha esse assunto. Desde já agradeço.
Atenciosamente,
Mário F. Lima
No momento, não me recordo de um material específico sobre o assunto. Mas, numa pesquisa rápida, encontrei um livro com um capítulo (4) sobre o assunto:
BERNARDES, Cyro; MARCONDES, Reynaldo. Teoria Geral da Administração: Gerenciando Organizações. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
Um dos autores defendeu uma tese de doutorado sobre o assunto.
Oi, estou fazendo uma aplicação da OSM num supermercado… Vc teria algum trabalho para q eu possa me basear e desenvolver?
Obrigada,
Elisa
Seria interessante um estudo de caso.
Tente conseguir acesso às últimas edições da Revista Brasileira de Administração, que trouxeram uma série de reportagens acompanhando A saga de um microempresário.
Atualização: As reportagens foram organizadas em um e-book oferecido gratuitamente pelo sistema CFA/CRA.
olá,
Talvez eu possa te ajudar. meu email é <— dados removidos por questão de privacidade —>.
Sou consultor em OSM.
boa sorte
Ivan
Professor estou me formando em administração tenho uma visão consistente sobre o mundo globalizado e as novas tendencias de mercado, na matéria de OSM fica evidente essa nova trnsformação dentro das organizações. Como que o senhor ve hoje nas empresas elas tem essa preocupação ou em adotar certos modelos ou ainda trabalham de maneira tradicional?
parabéns pelo site………
Gersson, depende da organização. Mas considero razoável afirmar que a maioria delas tenta adotar os modelos que lhe são mais vantajosos.
Olá professor!
Comecei a ministrar OSM na universidade e o seu material ajudou bastante, inclusive estou estudando com calma o livro do Cury e adquiri os 2 volumes do Araújo. Muito obrigado.
Prof. Álvaro.
Olá professor,
Parabéns pelo site!
Bem, gostaria da sua orientação em relação a alguns assuntos que preciso estudar para um concurso.
São eles:
1-Comparação crítica das principais abordagens aos estudos das organizações.
2-Problemas básicos de concepção das estruturas e processos organizacionais em diferentes níveis: global, intermediário e operacional.
3-Ligações da estrutura e do processo com a estratégia e o desempenho.
Com estes títulos não consigo fazer link com nenhum livro na internet e nem nas livrarias que já visitei para pesquisa.
Se puder ajudar ficarei muito grata.
baixei o arquivo e não consigo abrir ele, o que posso fazer para abri-lo
Carlos, aqui baixou normalmente.
É possível que tenha sido algum problema temporário. Tente novamente. Ok?
Olá professor,
Prezado Professor,
Gostaria de parabenizá-lo pela disponibilidade em ajudar os interessados no assunto.
Meu problema é o mesmo postado pela Juliana. Os assuntos pedidos no edital de um concurso não foram especificados com clareza. Tentei fazer relação em alguns livros, mas não consegui. Peço sua orientação em quais livros poderei estudar tais assuntos:
Desde já agradeço.
como as organizaçoes utilizam osm em sua composiçao
Boa Tarde Professor,
Estou estudando para um Concurso Público e preciso de um material relacionado à OSM. Não sei se não estou conseguindo interpretar bem, mas estou tendo dificuldades para acha-lo. Os assuntos estão relacionados abaixo:
– Comparação crítica das principais abordagens aos estudos das organizações;
– Problemas básicos de concepção das estruturas e processos organizacionais em diferentes níveis: global, intermediário e operacional e
– Ligações da estrutura e do processo com a estratégia e o desempenho.
Agradeço desde Já!
Abraços!
Marcela.
Bom Dia Professor,
Estou estudando para Um Concurso e preciso de um material relacionado à OSM. Não sei se não consegui interpretar bem os tópicos, mas estou tendo dificuldades para acha-los. Seria possivel me dar umas dicas? Os assuntos estão relacionados abaixo.
– Comparação crítica das principais abordagens aos estudos das organizações;
– Problemas básicos de concepção das estruturas e processos organizacionais em diferentes níveis: global, intermediário e operacional;
– Ligações da estrutura e do processo com a estratégia e o desempenho.
Obrigada pela atenção,
Marcela.
Olá, bom dia, professor
Adorei o seu site. Vocês têm me ajudado na disciplina de OSM pra valer. Estudo em uma faculdade aqui em são luís-ma e faço o 3º período de administração e encontrei em seu site quase todo o material que o facilitador está trabalhando. ADOREI.
Você e sua equipe estão de parabéns. Gostaria de que você dissesse-me qual é o nome da figura do fluxograma que inicia a atividade? pois, eu não sei. Por favor, diga-me. espero pela sua resposta.
PARABÉNS A VOCÊS.
Oi Professor,
Sou aluno da UFF (RJ) e participo da empresa júnior da universidade : Meta Jr Consultoria. Não sei se o senhor está a par deste tipo de empresa. Mas ela realiza projetos a baixo custo, sem fins lucrativos e ajuda muito no crescimento dos alunos.
Pois bem, nós estamos elaborando um Manual Técnico sobre OSM para ser utilizado pelos membros da empresa.
Gostei muito do seu material e gostaria de saber se não há como baixar as 25 aulas de uma vez, em vez de ter que entrar uma por uma.
E gostaria também de lhe fazer um convite a conhecer nossa empresa, pois estamos precisando de professores que nos ajudem como puderem neste projeto.
Atenciosamente,
Fábio Portela
Por favor, vc teria algum material relacionando: Ligações da estrutura e do processo com a estratégia e o desempenho?
Obrigado !
Boa Tarde!
Estou procurando para baixar grátis o Livro: Sistemas, Organização e Metódos: Uma Abordagem Gerencial – Autor: Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira.
Se vc alguem tiver e puder me mandar eu agradeço.
existem desvantagens em ter o.s.m.
preciso que me informe algumas caracterista especificas de uma osm
ola bom dia alguem pode me indicar ou dizer onde encontro as terioas das oganzaçoes, contigencias e burocracia?
Erionaldo, sugiro o livro:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da gestão. 7ª Edição, Ed. Campus.
Outra opção é dar uma olhada na Wikipédia:
Lembre apenas que a Wikipédia deve ser considerada um ponto de partida para a pesquisa online e não a única referência, ok?
você acha que OSM pouco contribuiu para o surgimento de novas abordagens?porque
Rafael, não entendi sua pergunta: contribuiu para o surgimento de que novas abordagens?
Onde você viu essa pergunta? Em algum questionário?
A matéria é bem didática e facilita o aprendizado, diferente de outros que dificultam o entendimento do conteúdo. Parabéns Carneiro pelo profissionalismo.
Obrigado, Marcelo! É muito bom receber esse tipo de retorno.
Sinta-se à vontade para navegar pelo site, acho que encontrará outras coisas que podem agradá-lo.
Olá!
Tenho uma dúvida acerca de OSM:
A gestão POR processos é abordada/trabalhada pela área de OSM?
Juliana, na minha opinião, sim.
Gostaria de saber se você disponibiliza livros de OSM , em pdf ou outros formatos. De preferência de Oliveira, (Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira). Obrigada!
Natália, infelizmente, não posso ajudá-la.
Contudo, a Saraiva oferece alguns livros do prof. Djalma Oliveira em formato digital (e-book).
Quais foram as referências usadas nos objetivos, funções e aplicações de Osm?
Desde já agradeço!