
Mais um grande evento está sendo usado como isca por malfeitores digitais. Já usaram a nudez de atrizes famosas, desastres de avião e até ataques em escolas… Desta vez, é o lançamento do Windows 10.
Como o Windows 10 tem upgrade gratuito para usuários das versões 7 e 8, os malfeitores estão enviando mensagens falsas com um suposto arquivo de instalação.
A mensagem é construída de forma a se passar por uma mensagem oficial da Microsoft. Tem a costumeira redação estranha (e alguns erros de codificação aqui e ali), mas toma até o cuidado de imitar o padrão de cores e falsificar o remetente, além de ironicamente exibir uma mensagem avisando que a mensagem foi verificada contra vírus para ter mais credibilidade.
Se o usuário executar o arquivo, instalará o CTB-Locker, um ransomware que criptografa os arquivos existentes no computador e exibe uma mensagem exigindo o pagamento de um resgate em, no máximo, 96 horas.
Como de costume, as únicas (e melhores) formas de prevenção são:
- manter o sistema operacional legalizado e atualizado; e
- evitar clicar em e-mails suspeitos (mais dicas para facilitar a identificação).
Para finalizar, é bom lembrar que a notificação de atualização do Windows 10 não é enviada por e-mail (apenas a confirmação da reserva, sem arquivos anexos). A notificação oficial é exibida a partir da Barra de Tarefas, parecendo-se com a imagem abaixo (depois de traduzida):
Portanto, se vir uma mensagem em sua caixa eletrônica com a falsa propaganda, apague-a imediatamente.
Copyright © 2006-2019 jlcarneiro.com.
Este artigo é muito importante para alertar os incautos.
Também acho, Paulo! Todo aviso é pouco!
Valeu pelo alerta. Mas tendo morado em Brasília por um longo período a gente aprende a diferença entre pioneiro e “piotário”… Assim, todo e qualquer upgrade de software eu espero um bom tempo para fazer o meu.
Abs,
José Rosa.
Garoto esperto!