
Junto com as tradicionais previsões e retrospectivas, no Ano-novo, é comum encontrarmos dicas para organizarmos nossa vida pessoal e profissional. Acho que o motivo para a repetição ano após ano é que as pessoas não colocam as dicas em prática.
Evaldo Simões publicou algumas dicas para a carreira profissional, bem interessantes, oriundas do IDG Now!
Eu discordei da seqüência das dicas. Então, segue minha versão light:
- Atualize seu currículo – Não apenas para mantê-lo pronto para envio, mas para fazer sempre uma comparação entre suas metas e realizações profissionais.
- Seja empreendedor – Você pode ser empreendedor trabalhando para os outros. Gerencie sua carreira como quem gerencia um negócio. Construa um plano de negócios: o produto é você.
- Avalie suas expectativas profissionais – Para atirar uma flecha, é necessário mirar um pouco acima do alvo, mas se for alto demais, vai errar do mesmo jeito. Estabeleça suas metas de acordo com sua capacidade e suas competências.
- Desenvolva
seu marketing pessoal – Meu pai costuma dizer queSe você for um bom profissional, clientes virão até você, mesmo que seja no meio do mato
. Mas para isso, eles precisam saber que você existe. - Mantenha sua rede de contatos atualizada – Essa rede de contatos é o principal meio de divulgação de suas realizações. A propaganda boca-a-boca é mais eficiente que a tradicional. Além disso, ninguém gosta de quem faz propaganda de si mesmo.
- Informe-se sobre o que acontece no mundo dos negócios – O mundo é maior do que sua empresa. Existem outros desafios e outras técnicas para resolvê-los. Certamente, algumas são melhores que as que você conhece.
- Participe mais de eventos como seminários e congressos – São fonte de novidades profissionais e de negócios, além de meio para novos contatos profissionais. Ajuda a mudar paradigmas fortalecendo e renovando sua rede de contatos.
- Esteja aberto a mudanças – Ninguém gosta de mudanças, todos preferem ficar na sua “zona de conforto”. Porém, na vida, sobrevivem os melhor adaptados. Adapte-se.
- Cuide de sua saúde – Se você seguir a segunda dica e tratar sua carreira como um negócio cujo produto é você, cuide do seu produto. Você não irá render se estiver doente, cansado ou mal-alimentado.
- Procure manter equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal – Sua família é composta por pessoas que o amam e se preocupam com você. Não custa dar atenção a eles. Além disso, hoje, são mais valorizados aqueles profissionais que conseguem manter um bom desempenho profissional sem perder o controle de sua vida pessoal e familiar:
mens sana e in corpore sano.
Copyright © 2006-2023 jlcarneiro.com.
amei!