
Eu não gosto muito do enfoque que têm dado ao Ensino à Distância (EAD). Estão usando-o alternativa ao ensino presencial quando, na minha opinião, deveria complementá-lo.
O EAD também tem seus desafios. Vou citar apenas três:
- falta de disciplina dos alunos, que confundem “horário flexível” com falta de estudo;
- dificuldade em identificar os alunos que pensam que compreenderam o assunto, por não haver ainda um substituto à altura do contato visual; e
- dificuldade em identificar meios desonestos para obtenção de melhor nota (no popular, cola ou pesca).
É a qualidade do ensino que tem deixado a desejar. E, se um curso presencial tem baixa qualidade, não é aumentando a distância entre alunos e professores que ele irá melhorar… O EAD é uma excelente ferramenta, mas creio que seria melhor aproveitado em cursos de extensão ou como ferramenta para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Nunca como modalidade alternativa para ensinos de graduação… Concordo que, em um país carente de educação como o nosso, todos os esforços são válidos, mas tudo tem limite!
Mesmo assim, é possível encontrar algumas iniciativas adequadas e o melhor a fazer é divulgá-las o máximo possível. Hoje, soube por um colega (valeu, Dudu!) que o Serpro está oferecendo alguns cursos para os quais a modalidade de EAD pode funcionar perfeitamente. São cursos introdutórios ou voltados a enriquecer a formação principal dos alunos.
Por exemplo:
- Introdução à Gerência de Projetos;
- Administração do Tempo;
- Ética na Escola Pública;
- Primeiro Emprego;
- Água para Todos (confesso que esse eu não entendi bem);
- Desvendando a Informática;
- Fundamentos da Linguagem PHP 5;
- Introdução à Linguagem Java;
- Introdução à Programação Orientada a Objetos;
- UML (Unified Modeling Language);
- Sensibilização para Uso do Software Livre;
- Usando o Mozilla Firefox; e
- Ubuntu.
Todos os cursos são gratuitos e estão disponíveis sob a licença Creative Commons BY-NC-ND (a mesma que uso aqui no site). Contudo, talvez para não sobrecarregar os servidores do Serpro, precisam ser baixados para máquina do aluno que deverá ter a plataforma Moodle (também gratuita) devidamente instalada em sua máquina.
Para mais detalhes, consulte a página correspondente no Portal do Serpro.
Copyright © 2006-2022 jlcarneiro.com.
Excelente post,
Quanto aos defeitos da EAD , o terceiro que você citou é um dos que mais me preocupam
. Na prática não há como se avaliar, a avaliação tradicional diga-se de passagem, em EAD. Como saber se um certo aluno não pediu a outro para fazer as suas avaliações?Dos cursos do Serpro me interessei por dois de cara: PHP e Ubuntu. Vou tentar fazer.
abs
[…] FONTE: /cursos-a-distancia-gratuitos-no-serpro/ […]