
Alguma vez, ao terminar de assistir a um programa eleitoral, você já ficou com uma “pulga atrás da orelha”, imaginando quanto de tudo o que foi dito é verdade e quanto é… exagero?
Continuando o tema do artigo anterior, trago hoje o Projeto Truco!, uma iniciativa da Agência Publica de Jornalismo Investigativo para checar as informações veiculadas pelo candidatos no horário eleitoral da TV com o mesmo tom provocativo e bem humorado do jogo de cartas bem conhecido em vários estados brasileiros.
A Agência Pública é um centro independente de jornalismo voltado para a produção de grandes reportagens. Durante o projeto (a campanha eleitoral deste ano) o esforço da equipe está voltado para a fiscalização dos programas. Cerca de dez jornalistas se revezam na confirmação das informações apresentadas pelos candidatos na TV.
A proposta é que as equipes de cada candidato provem os dados e promessas que foram ditos em seus respectivos programas. Aos dados checados, são atribuídas cartas, de acordo com o que for apurado:
- Não é bem assim… – informação exagerada, distorcida ou discutível;
- Blefe – a informação é falsa. São usados dados de outras fontes (de preferência independentes) e auxílio de especialistas para confrontar a versão apresentada;
- Tá certo, mas peraí… – informação correta mas que precisa ser contextualizada. Existem mais dados que o eleitor precisa saber do que os que foram apresentados durante o programa eleitoral;
- Zap! – informação correta e também relevante dita pelo candidato. Para isso, são apresentados números que confirmam e expandem o que foi falado;
- Truco! – informações insustentáveis e promessas grandiosas, sem explicação de como serão implementadas. É um desafio público enviado às equipes de campanha para que o candidato responsável pela frase dê mais explicações ao eleitor. As respostas obtidas serão divulgadas assim que a campanha responder; e
- Que medo! – algumas propostas podem causar uma série de transtornos ou afetar negativamente alguns grupos da população. Esse selo serve como alerta nesses casos e vem acompanhado de um texto que mostra problemas que aquela ideia traz.
Além da checagem de dados, o projeto traz ainda duas séries de reportagens:
- Cartas na Mesa – apresenta a população negativamente afetada por ações, projetos e propostas dos principais candidatos; e
- Rodada de Promessas – uma compilação das promessas apresentadas pelos presidenciáveis durante o horário eleitoral em áreas como educação, saúde, segurança e economia.
Apesar de estarmos nas vésperas da eleição, a análise dos programas já exibidos está disponível, vale a pena conferir!
Infelizmente, só descobri esse projeto hoje… Espero que deem continuidade a ele nas próximas eleições, seria uma ferramenta muito útil!
Copyright © 2006-2019 jlcarneiro.com.
Muito interessante a iniciativa. Entretanto não vejo mais nem debate nem propaganda eleitoral há muito tempo, vou me abster de acessar.
Abs,
José Rosa.