
Existem situações em que precisamos inserir a data (ou hora) atual em uma planilha: no cabeçalho de uma nota fiscal, em um recibo de pagamento de empregado, em uma folha de ponto, etc. Para esses casos, existe a função AGORA()
.
Facílima de usar (não precisa nem de argumentos!), a função retorna a data e a hora atuais no computador em formato numérico, com cada unidade correspondendo a um dia e a parte decimal correspondendo a horas, minutos e segundos. Apesar de simples, é muito usada, por exemplo, no cálculo de horas extras.
O valor retornado por essa função é atualizado automaticamente de forma a apresentar a data e a hora atuais. O problema é que, às vezes, precisamos de registro de data e a hora sem atualização. Essas data e hora armazenadas de forma histórica são conhecidas como “marca temporal” (ou timestamp, em inglês).
Encontrei basicamente três formas de resolver essa dúvida de um leitor: usando macros, usando atalhos de teclado e usando referências circulares. Como não gosto de usar macros (dificultam a portabilidade da planilha entre os diversos aplicativos existentes), este artigo abordará apenas as outras duas opções.
Usando atalhos de teclado
Durante minhas pesquisas, encontrei algumas dicas interessantes de Excel. Entre elas, dois “obscuros” atalhos de teclado que podem resolver nosso problema. Atalhos de teclado são combinações especiais de teclas que, pressionadas ao mesmo tempo, desempenham uma função especial. Alguns, como o Ctrl+Alt+Del e os “trigêmeos” Ctrl+X, Ctrl+C e Ctrl+V, são bem conhecidos.
No Excel (assim como no Calc), se pressionarmos a tecla Ctrl e, antes de soltá-la, pressionarmos a tecla ;, formando o atalho Ctrl+;, é inserida a data na célula corrente. De forma semelhante, o atalho Ctrl+: insere a hora atual na célula corrente.
Esses dois atalhos de teclado são simples e práticos, mas sujeitam a planilha a erros de preenchimento por dependerem de uma ação do usuário. Portanto, pode ser interessante que a marca temporal seja incluída de forma automática e que seu conteúdo seja protegido contra alterações acidentais.
Usando referências circulares
Uma das razões porque as planilhas são ferramentas tão poderosas é a sua capacidade de organizar e processar um grande número de informações de forma fácil e rápida, especialmente em suas versões eletrônicas. Em consequência disso, quase todas as fórmulas em uma planilha fazem referência aos valores presentes em outras células. Entretanto, quando uma fórmula, direta ou indiretamente, faz referência ao valor contido em sua própria célula, ocorre a chamada “referência circular”.
Quando surgiram, as planilhas eletrônicas não eram capazes de lidar com referências circulares: como calcular o valor de uma célula se o seu resultado é um dos parâmetros necessários para efetuar o cálculo? Atualmente, as planilhas eletrônicas conseguem resolver esse impasse mas, como uma referência circular, na maioria das vezes, ainda significa um erro na fórmula, essa funcionalidade vem desabilitada por padrão.
Para resolver o nosso problema, primeiro precisamos habilitar essa funcionalidade, normalmente localizada no menu Ferramentas:
Planilha Eletrônica | Instruções |
---|---|
MS-Excel (até a versão 2007) | Menu Ferramentas > Opções… > Aba Cálculos > Iterações |
MS-Excel (a partir da versão 2007) | Botão Office > Opções Excel > Fórmulas > Iterações |
LibreOffice (Openoffice.org ou BrOffice) | Menu Ferramentas > Opções… > LibreOffice Calc > Calcular > Referências Iterativas |
Para resolver referências circulares, as planilhas efetuam os cálculos de forma iterativa (repetida). A cada execução, os valores das células a cada execução são usados como parâmetros para a execução seguinte. A fim de evitar execuções infinitas, o processo é interrompido após um determinado número de iterações ou quando os resultados sofrerem pouca alteração a cada iteração, o que ocorrer primeiro. No momento, basta selecionar a opção Iterações, os demais parâmetros são adequados aos nossos propósitos.
Agora que o tratamento de referências circulares foi ativado, podemos retornar ao nosso problema com uma fórmula de timestamp que encontrei. A exibição de uma marca temporal pode ser reduzida à seguinte questão:
Se a célula não estiver preenchida, receberá a data e hora atuais. Se estiver, permanecerá como está.
Partindo dessa definição, podemos imaginar uma planilha com duas colunas: à medida que valores são inseridos na coluna A, a marca temporal é registrada na coluna B.
Nesse caso, a fórmula para a célula B2 seria algo como:
= SE( A2 = ""; ""; SE( B2 <> ""; B2; AGORA() ) )
Basicamente, são duas funções SE()
aninhadas:
- a primeira verifica se um valor foi digitado na coluna A; e
- a segunda faz uma referência circular ao atribuir o conteúdo da célula B2 à própria célula B2.
Como o valor da função AGORA()
só é avaliado quando a célula B2 não possui um valor inicial, obtemos uma marca temporal, avaliada apenas uma vez (quando A2 estiver preenchida e B2 não possuir um valor inicial).
Agora não parece tão complicado, não é?
Copyright © 2006-2019 jlcarneiro.com.
Beleza de aula, só em aprender o
AGORA()
, por agora fico satisfeito !abs,
José Rosa.
Obrigado, Zé! Para mim, a função
AGORA()
é uma velha conhecida. Mas o timestamp é novidade.Mais uma vez, uma pergunta feita por um leitor termina contribuindo para o aprendizado de todos, inclusive o meu!
Três anos depois de postada, essa dica continua sendo útil. Obrigado.
Fico muito feliz em ter ajudado, Sergio!
Obrigado pelo feedback, e sinta-se à vontade para navegar pelo site, espero que encontre mais coisas que o agradem!
Agradeço muito sua atenção e as informações sobre o timestamp e funções da data dinâmicas. Já estão aplicadas. Solicitaria sua ajuda agora para um problema, que estou ha 3 dias em cima, e não obtive solução. Trata-se do uso de Vinculos.
Tenho uma planilha onde inputam-se os dados que está localizada num local fixo com path= u:\users\helpdesk\dados_input.xls.
Tenho outra planilha que consulta os dados desse arquivo (dados_input.xls) e gera relatorios.
Essa outra planilha de consulta, estará localizada em OUTRO drive da rede e sera usada por varios usuarios.
O problema é que, quando abre-se a planilha de consulta, dinamicamente, os paths de vinculos passam a apontar para o drive onde está a planilha de consulta e, logicamente, não acha nada.
Ja fiz varios testes sem sucesso. Tem como fixar na planilha de consulta essas linhas que contem os paths de vinculo?
obgd
Americo,
Salvo engano, as planilhas tentar recuperar os dados a partir do endereço acessado durante a criação dos vínculos. Sendo assim, os vínculos precisam ser criados usando o caminho pelo qual a planilha de dados (
dados_input.xls
) ficará acessível a todos.Pela sua descrição, parece que você a acessa por meio de um drive de rede. Sugiro certificar-se que essa pasta está compartilhada com as permissões corretas para todos, mesmo aqueles que vão apenas consultá-la.
Sugiro também experimentar fazer o vínculo usando um caminho de rede (p. ex.
\\nome-do-servidor\helpdesk\dados_input.xls
) e não um drive de rede.Depois de 3 horas procurando por uma solução que não envolvesse macro, finalmente encontrei uma dica espetacular. Muito obrigado.
Reinaldo, você não sabe como fico feliz em ver comentários como esse! É bom ver que consegui ajudar alguém.
Principalmente depois de eu ter passado pelo mesmo sufoco de procurar por uma solução que não envolvesse macros…
Cara … espetacular, eu ja estava desistindo de usar a função AGORA sem atualização …. e como vc mesmo disse … muito simples!!!
Rodrigo, fico feliz em ter ajudado!
Seja bem-vindo e espero que encontre mais coisas interessantes no site.
Como faço para MANTER a configuração de Iteração do Excel ativada, para que outros usuários acessem pela Rede, e mesmo estando desabilitado em seus computadores, TORNAR ativa essa configuração para que quando acessarem de suas estações funcionarem automaticamente a ITERAÇÃO?
Miriam, no momento, não tenho um Excel disponível aqui para testes, mas pelo menos no LibreOffice Calc, quando você marca a opção e grava a planilha (tanto no formato .ODS, quanto no formato .XLS), ao ser carregada novamente, ela ativa a configuração automaticamente.
Seguindo a política da simplicidade, repita esse teste no Excel e me informe se funcionou. Ok?
Agora, se preferir o uso de macros, pelo que vi em um fórum da Microsoft, no Excel pode ser necessário o uso do seguinte trecho de código:
Miriam, segundo a última resposta no tópico da Microsoft que mencionei, o código acima não funciona.
Sendo assim, a forma correta seria marcar opção de cálculo iterativo com a planilha desejada aberta, gravando-a em seguida.
Certo, na minha estação de trabalho a configuração de Iteração está ativada, mas quando tenta abrir em outra estação de trabalho em que não estiver ativa esste recurso, a pPanilha desativará o recurso, de acordo com a configuração da máquina, não permitindo que a Referência Circular funcione adequadamente. Queria que quando abrisse em outra máquina funcionasse automaticamente este recurso de Iteração, porque o padrão do Excel é estar desativada.
Eu experimentei aqui (no LibreOffice e no Excel) gravar uma planilha com a configuração ativada e abri-la em outra máquina e funcionou bem.
Mas, no Excel, tem um porém: se o programa estiver aberto com a opção desmarcada e abrir a planilha preparada por nós, a marcação não ocorre. Parece que a marcação da planilha só influencia o programa quando ela é aberta diretamente (por duplo clique, por exemplo).
Entendi! É isso mesmo, pelo menos tem uma forma de fazer funcionar, como vc explicou! Muito obrigada pela ajuda!
Disponha! Fico feliz que tenha funcionado!
Olá! Excelente a formula. Agora estou com um problema a aplicar: ela funciona muito bem, mas altera a data e hora sempre que altero alguma coisa numa outra célula, mesmo que não seja uma das células a que a formula está vinculada…
Olá, Duarte! Obrigado, fico feliz em ajudar.
Com relação à sua dificuldade, não entendi: aqui a fórmula funciona bem (depois de ativar as referências circulares, no menu Ferramentas, claro) e não é atualizada quando outra célula sofre alteração.
Tem certeza que ativou as referências circulares? E a atualização automática da planilha, está ativada?
Pode me dar mais detalhes?
José, estou com o mesmo problema. Fiz o que pediu porém está errado.. Faço um lançamento na linha A2 por exemplo e depois faço outro na linha A3, então a hora referente a linha A2 muda e fica igual a A3..É como se a última fórmula que se altere, mudasse todas as outras anteriores..Pode me ajudar?
José, estou com o mesmo problema. Uso o Excel 2010. As referências circulares estão ativadas.
Como eu posso utilizar esta regra com a função
AGORA
? Preciso que a data também permaneça a mesma. Muito obrigada e parabéns!!!Ariane, acho que não entendi sua dúvida: o artigo explica justamente com a função
AGORA()
.Para aparecer apenas a data, basta mudar a formatação da célula…
Excelente a linha de raciocínio! Parabéns e muito obrigado por me tirar do VBA.
César, fico feliz em ter ajudado.
Sinta-se à vontade para navegar pelo site, modéstia à parte, é possível que encontre mais coisas interessantes…
Cara você é bom… o unico cara na internet que deu uma solução de verdade. Perfeito.
Obrigado, Vitor! Fico feliz em ter ajudado!
Seja bem-vindo e fique à vontade! Espero que encontre outras coisas interessantes pesquisando pelo site.
Parabéns José Luís, me ajudou demais com as informações acima. Porém, vejo que estou enfrentando o mesmo problema de outras pessoas ai. Criei uma planilha no Broffice.org Calc na qual preencho a célula A1 e a célula B1 puxa automaticamente a data e horário do computador, até ai maravilha. Mas quando faço alguma alteração na planilha, todas as outras células que contem a formula AGORA mudam também.
=SE( A22 = ""; ""; SE( B23 <> ""; B23; AGORA() ) )
(Formula usada)Preciso que a data e hora inserida anteriormente permaneçam. Desde já agradeço e parabenizo.
Maycon, você menciona que, quando preenche a célula
A1
, . Contudo, a fórmula que você diz ter usado faz referências às célulasA22
eA23
.Observe que as células estão em linhas diferentes (22 e 23). Será que não é por isso?
Verifique por favor e informe, ok?
Bom dia José Luis. Então, essa é a formula que estou usando em toda planilha para puxar data e hora. Indiferente de onde esteja a formula, sempre que faço uma alteração na planilha, automaticamente muda todos os campos de hora e data onde contém a formula. Estou precisando de uma formula onde puxa data e hora para células da coluna B quando preencho a célula da coluna A e que fixe, pois sempre que faço uma alteração muda todas as datas e horas da planilha.
Grato,
Maycon.
Maycon, acabei de testar a sua fórmula e ela funcionou como esperado: ao preencher a célula
A22
, a célulaB23
exibiu a marca temporal (a data e hora) atual. Quando fiz alterações em outros pontos da planilha, a marca temporal permaneceu inalterada.Sendo assim, creio que talvez a funcionalidade de referência circular esteja desabilitada. Verifique nas opções do Calc, usando as instruções disponíveis no corpo do artigo, ok?
Meu filho, você é o cara!
Essa sua dica, além de resolver o problema com as datas, resolve também uma série de outros problemas, como por exemplo criar um NSU (número sequencial único) fixo para cada registro que é inserido, apenas usando a função Maior.
Já estou usando para outras coisinhas mais também!
Valeu!
Seja bem-vindo e disponha, Marcelo! Sinta-se à vontade para navegar pelo site, talvez haja outras coisas que o interessem.
Um pedido: se puder listar os outros usos que deu a essa dica (e quaisquer outras dicas que tenha), agradeço. O que tem de gente precisando de ajuda com Excel por aí…
Caro José Luis. Sua dica é realmente sensacional. Essa eu ainda não conhecia e de certa forma resolve meu problema no Open Office já que não consegui uma Macro para Inserir Data em uma coluna qdo eu digitar algo em outra.
Agora tipo quero aplicar essa fórmula indicada por vc mas já vejo um problema se eu quiser usá-la em tempo retroativo.
uso planilhas mensalmente e então já tenho algumas linhas de dados desde o dia 01 de junho. e vejo que não tem como colocar essa fórmula do dia 1 até dia 4.
O Sr teria alguma macro bem simples que permitisse copiar dados de uma coluna e copiar em outra na mesma planilha e pasta de trabalho?
Se houvesse uma macro para somente copiar dados de uma coluna pra outra eu poderia ocultar a coluna com essa fórmula “sua”. e a macro copiaria a data dela na coluna visível.( que me permitiria alterar manualmente a tal coluna visível sem afetar a fórmula.
Se puder me ajudar ficarei grato.
Estranho postei um comentário aqui e ele sumiu
Parabéns pelo timestamp e pelas dicas.
Estou garimpando a semanas na net sobre fixar hora.
Pretendo usar no leitor de NFC para atletismo.
Osmir.
Osmir, é um prazer enorme quando descubro que consegui ajudar alguém. Especialmente com dicas que já têm algum tempo, como essa!
Seja bem-vindo e sinta-se à vontade para navegar pelo site, espero que encontre mais coisas úteis.
Bom dia José Luís.
Realmente suas explicações são claras e precisas.
Aqui vai mais um desafio para seus conhecimentos.
——————————————————————
Somos um grupo de atletas que correm 7 Km e 5 Km com crachá.
Aprox. 250 pessoas e a medida que vão chegando colocam o crachá numa caixinha.
Essas caixinhas (2) são digitadas no Excel – Ordem de chegada e tempo.
——————————————————————————————–
O que pretendo fazer ?
Fixar uma tag NFC em cada crachá.
Os atletas vão chegando e encostam a tag no leitor.
O leitor pode ser um celular com o Excel.
O Excel deve ler a tag e colocar na ordem de chegada e tempo.
——————————————————————————————–
Dificuldades:
1- Deve ler a mesma tag uma única vez.
Obrigado José Luís.
Osmir Foltran
Olá, Osmir! Creio que um leitor de NFC funcione de forma semelhante a um leitor de código de barras (nunca lidei com um): do ponto de vista do desenvolvedor, seria uma entrada comum, como um número digitado no teclado.
Contudo, concordo que a maior dificuldade é garantir que cada tag será lida apenas uma vez. Até onde sei, sem usar macros, o Excel não realiza essa checagem de entrada duplicada. Por outro lado, não sei se o aplicativos de planilhas eletrônicas em celulares são capazes de executar tarefas mais complexas, como macros.
Fiquei curioso e vou pesquisar sobre o assunto, mas como tenho tido alguns problemas de saúde na família, não posso garantir que conseguirei alguma resposta em prazo razoável, sinto muito.
Obrigado José Luis.
Esse projeto não tem pressa.
Vou continuar pesquisando mesmo porque as tags tem custo e só vamos comprar 250 tags se o projeto for viável.
Abraços
Osmir
Olá José Luis.
O que já consegui é a formula que alerta a repetição.
=SE(CONT.SE($B$2:$B$19;B2)>1;"REPETIDO";B2)
Essa formula funciona corretamente mas não consegui uma maneira pratica de adiciona-la no meu projeto.
Obrigado
Osmir Foltran
Eu a colocaria em uma estreita coluna extra, criada especificamente para isso, logo após o campo onde a tag é inserida.
Sugiro ainda, usar uma formatação condicional nessa coluna para que mude de cor caso não esteja vazia.
Jose Luis mandei um comentário antes do Osmir. e vc não respondeu.
Desculpe-me Erick! Não sei por que isso aconteceu, em que posso ajudá-lo?
Poxa.
Estranho,tbm nao consegui. Mesmo erro de quem tentou..
O now sempre vai puxar data e horas atua.
sempre que atualizo a plan hora e data são atualizados
José, você tem certeza eu funciona? lhe desafio a postar a solucao online na seguinte planilha….
online!
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1kNi-fKNB78Bw1iToVEU7UUXsERWu7r_3Jtpd5qvyVcU/edit?usp=sharing
Olá, Jhow! Pelo menos no Excel e no LibreOffice, funciona. Não sei se funcionaria funcionaria online, no Google Docs. Não pude testar porque não tenho acesso.
Sua pergunta me deixou curioso. Assim que tiver um tempo, criarei uma planilha no Google Docs, farei o teste e postarei o resultado. Ok?
Preciso experimentar mais o Google Docs: fiquei tão curioso que tentei criar uma planilha lá e me surpreendi ao encontrar a planilha dele já compartilhada comigo.
E ainda vejo as alterações que ele faz em tempo real!
Muito legal!
Pois é José.
Google docs abriu uma nova era no que se diz respeito a trabalho colaborativo.
—–
Pesquisando por 2 noites encontrei a sua solução de timepast na web, que inflelizmente não consegui executar. A outra solução, utilizava scripts.
Sou novado no que diz respeito a scripts, mas ontem consegui empregar a solução timepast utilizando scripts.
Se sua solução funcionou em softwares locais, deve funfar tbm no google docs. Pois a dinâmica é a mesma, tudo é executado dentro da nuvem.
Obrigado por compartilhar seu tempo e experiência conosco.
Grande abraço e boa quinta.
Jhow, procurei no Google Docs e não encontrei uma opção de menu que dissesse respeito a iterações (a chave para que funcione em programas locais como o Excel).
O que pude encontrar foi um pedido de suporte, coincidentemente para a mesma função de timestamp. A melhor resposta explica ser muito difícil (e até certo ponto inviável) fazer esse tipo de função no Google Docs…
Obrigado José Luís, para mim a fórmula de timestamp foi uma solução excelente, que procurava há bastante tempo.
Disponha, meu caro (xará?)! Seja bem-vindo e sinta-se à vontade para navegar pelo site, creio que encontrará mais coisas que podem interessá-lo…
Obrigado pela ajuda xará !! Estava quebrando a cabeça pra fazer isso, tinha toda formula pronta igual vc fez, faltava a referencia circular, você saberia me explica o que significa o na formula ?? sem ela da erro, e não sei para o que serve, obrigado, abraço.
Desculpe-me, xará, na sua mensagem não ficou bem claro qual sua dúvida: você pergunta se eu saberia explicar o que significa o… Esse trecho faltou. Pode reenviar?
Incrível! Parabéns!
Obrigado! Seja bem-vindo e sinta-se à vontade para pesquisar pelo site, estou certo que encontrará mais coisas interessantes…
Olá José,
Estou apenas com uma dúvida: como funciona a fórmula do =AGORA() para as planilhas que usam sistema de datas 1904? Na minha planilha a data aparece como sendo 01/01/1904 nas outras células e quando uso a fórmula do =AGORA() ele coloca 22/01/16 e isso dá diferença no cálculo das horas excedentes. Tem algum jeito de acertar isso?
Obrigada desde já pela dica!!!
Abs,
Olá, Roberta! Seja bem-vinda!
Confesso que não conhecia esses dois sistemas até ler sua pergunta e ir pesquisar a respeito.
Com relação à sua pergunta, algumas coisas não ficaram bem claras para mim:
AGORA()
está retornando valores distintos dependendo do sistema de datas usado. Mas, ela deveria sempre retornar a data e hora atuais, independentemente do sistema selecionado;Oi José,
Eu não posso usar o sistema 1900 pois preciso calcular hora negativa na planilha e só funciona com o 1904.
A questão é que quando uso o 1904 e faço o =AGORA() ele retorna o dia e hora de hoje certinho, mas as quando inputo as outras horas normalmente, ele considera o dia 01/01/1904, daí da diferença no cálculo de horas.
Acredito que não tenha nenhuma forma de ser por essa fórmula, pois se eu atualizar as outras datas para o dia de hoje, amanhã terei o mesmo problema. O que você acha?
Obrigada demais pela ajuda.
Abs,
Bem, como disse antes, não tenho costume de usar esse sistema de datas. Contudo, nos testes que fiz, ao selecioná-lo, todas as células (e fórmulas) envolvendo datas na planilha passaram a ser calculadas no mesmo sistema. Assim, notei uma diferença nos resultados em formato data, mas não notei diferença significativa nos resultados em formato numérico (p. ex. na quantidade de dias entre duas datas).
Ou seja, pelo que vi, se eu usar uma planilha em um dos formatos e não o alterar (nem usar os seus resultados como entrada em uma planilha configurada para outro sistema de datas), tudo correrá bem…
INCRÍVEL! Salvou a minha vida.. Hahahah
Obrigada pela ajuda, estou à dias tentando e você em 5 minutos resolveu meu problema.
Parabéns!!
Disponha, Alexia! Fico feliz em ajudar!
Sinta-se à vontade para navegar pelo site, espero que encontre mais dicas e textos interessantes por aqui…
Nossa o exemplo que encontrei foi em VBA, mas não entendo muito bem. Agora resolvi o meu problema! Obrigada.
Paula, seja bem-vinda ao meu site e sinta-se à vontade para navegar por ele!
Espero que encontre mais conteúdo que a agrade!
Ola José Luís,
Parabéns pelo site! Muito boa a dica, mas estou impossibilitada de usar pois trabalho em uma planilha compartilhada e como a funcionalidade de referência circular vem desabilitada por padrão, não funciona quando os outros colegas abrem e fazem a inserção de dados. Tem alguma dica para esses casos?
Obrigado e seja bem-vinda, Adriana!
Na verdade, não uso muito essa função. Eu a pesquisei para atender ao pedido de um leitor e achei a solução tão interessante que resolvi compartilhar…
Bem, de qualquer forma, talvez a planilha (Excel ou Calc) precise ser configurada em cada máquina… Experimente e me diga o resultado, por favor. Ok?
Parabéns, fórmula muito simples e bastante eficiente. Gostei quando você comentou sobre o uso de Macros, penso bastante parecido.
Obrigado, Daniel! E seja bem-vindo ao meu site! Sinta-se à vontade para navegar por ele, espero que encontre mais algumas coisas interessantes…
Bom dia, José Luiz.
Estou om um problema com a fórmula.
=SE(M4="";"";SE(M4<>"";L4;AGORA()))
porém quando eu coloco dados na célula M4, a L4 permanece em branco.
Poderia me ajudar?
Obrigado.
Olá, Alex!
Identifiquei duas possíveis razões para não funcionar…
M4
e, caso ela não esteja vazia, testa a mesma célula novamente atribuindo o valor deL4
casoM4
não esteja vazia. Segundo a fórmula usada no tutorial, sua fórmula deveria ser algo como=SE( M4 = ""; ""; SE( L4 <> ""; L4; AGORA() ))
; ouTeste e me responda, ok?
oi
existe alguma maneira de em uma planilha onde se coloca valores manualmente esta mesma celula ter como mudar de cor conforme o tempo. por exemplo se o valor que coloquei esta nesta celula por um e dois dias verde se ja ter ttres dias amarelo e do quarto dia em diante vermelho .isso pode ser feito.
agradeço
carlos
Olá, sabe se existe uma forma de fazer no Google Planilhas, pois com a referência circular não funciona.
Boa tarde José!
Obrigado pela dica, mas encontrei um probleminha aqui, estou criando uma planilha financeira para uso pessoal, e gostaria que ao lançar uma despesa, o excel gravasse a data que lancei, comparasse com a data do vencimento da despesa pré estabelecida, assim poderia fazer analises das contas pagas em atraso, vou tentar explicar:
Dados: Conta de Luz, valor R$ 100,00 Vencimento 10/01/2017.
Se lançar na planilha o pagamento dessa conta no dia 09/01/2017 a formula apresentada pelo senhor vai me trazer a data 09/01/2017, porém quando salvo, fecho e o no outro dia vou fazer outro lançamento, a data de pagamento dessa conta de Luz estará no dia 10/01/2017, ela não trava a data da inclusão do dado, teria como fazer isso?
José Luís, venho agradecer ter compartilhado este conhecimento. Ideia simples, mas complexa para descobrir sozinho.
Fiz muitas pesquisas no Google, mas só encontrei soluções baseadas em script, VBA ou com atalhos de teclado. Não aparecia nenhuma solução automática baseada em fórmulas até eu encontrar o seu site.
Muitíssimo obrigado pelo se compartilhamento e descoberta. Sete anos depois de publicado ainda continua colaborando para os usuários que precisam de algo específico assim.
Grande abs…
Olá, Hilton! Fico feliz em ajudar!
Infelizmente tenho andado meio atribulado e não tenho tido tempo de fazer pesquisar (ou postar) novidades tão duradouras, por isso é grande a satisfação de saber que algumas ainda são úteis depois de tanto tempo!
Sinta-se à vontade para navegar pelo site, espero que encontre mais coisa que o interesse… E, se notar algo a ser corrigido (ou tiver alguma sugestão de assunto), não hesite em entrar em contato!