
Mais um caso para o pessoal de OSM. O último que visa exemplificar a importância da disciplina. Este tem um enfoque mais sério, mais próximo da realidade. Deve ser trabalhado em equipe.
Caso introdutório de análise organizacional
Por Luís César Gonçalves de Araújo
A organização X está em expansão. O presidente entende que uma reformulação é necessária e contrata um consultor de organização.
Na primeira conversa, com um dos diretores, o consultor fica surpreso ao encontrar uma infinidade de problemas. Dentre os problemas encontrados, foram relacionados os seguintes:
- A relação de autoridade existente entre as unidades é caótica. A subordinação é indistinta. O gerente de recursos humanos dirige-se ao diretor administrativo e dele recebe ordens. Essas ordens nem sempre combinam com o que é desejado pelo diretor financeiro, e assim por diante. Contrataram um gerente de logística e ele não sabe ainda a quem se dirigir. Há um mês no cargo, já conversou e recebeu memorandos de todos os diretores e do presidente.
- Os formulários são confusos, e o fluxo de cada um deles é tarefa a ser descoberta por alguém. Os formulários não são ruins, no que diz respeito à sua diagramação, mas há problemas.
- A divisão de trabalho é irregular. É fácil encontrar funcionários da mesma seção executando o mesmo trabalho, mas sempre com um ou dois trabalhando mais do que o restante.
- O único organograma disponível foi elaborado há dez anos.
- Os três diretores não têm uma formação profissional adequada.
- Há espaço suficiente para uma melhor distribuição física.
- Existem funcionários de mesmo nível, e com o mesmo tempo de serviços prestados, percebendo salários bem diferentes. Fala-se em greve (branca, em princípio).
- O acompanhamento orçamentário é inexistente.
- Os funcionários reclamam que mais computadores foram comprados e que poucos sabem o que fazer, a não ser utilizar o editor de textos. Dizem que compraram “máquinas de escrever de luxo”.
- A área de informática diz que o setor de e-commerce apresenta resultados satisfatórios.
- O conselho de administração não está interessado em buscar a certificação da série ISO 9000 e menos ainda a da série ISO 14000. Os conselheiros dizem que isso é bobagem e que “produto de qualidade é produto de qualidade, e todo mundo vai saber, mais dia menos dia”. “Exportar vai ser muito fácil, basta contratar gente com alguma experiência em comércio exterior” e “Fusão é confusão”, dizem os conselheiros.
Sua tarefa é: coloque-se na posição do consultor e estabeleça as prioridades e ferramentas indicadas para a reformulação. Você pode propor a utilização de qualquer ferramenta, mas justifique com detalhes.
Copyright © 2006-2021 jlcarneiro.com.
seri apossível me mandar uma introduçaõ sobre este estudo de caso? agradeço a partir de já…
Juliano,
Como uma introdução? Não entendi sua dúvida. O caso está completo. Só não tem resposta.
o que quer dizer que o setor de ecommerce apresenta resultados satisfatórios…
Infelizmente, os únicos dados disponíveis são os existentes na descrição do caso (acima). Não há dados que possam ser usados para construção de uma quadro de contexto.
Mas observe a afirmação em si:
. O que você acha disso?Hoje o dinamismo fala mais alto. O mercado sempre mais exigente, melhores profissionais a disposição e mutação violenta no mundo dos negócios, exige ousadia (“arquitetada”) daqueles que estão envolvidos no empreendimento.
O 1º ato de progresso dos gerentes do caso acima é assumir que: “…Nossas atuais crenças nos tornam improdutivos e devemos, antes de buscar consultoria, acreditar no novo e diferente…”;
Bom dia. estou no início do curso de osm e o professor ofereceu o case da organização X para trabalharmos individualmente. O problema é que não entendi exatamente o que o exercício pede e o professor está fora palestrando e só volta depois do feriado (data que temos q entregar o trabalho). Será q vc poderia me ajudar?
help. tenho aulas introdutórias de osm a cada 15 dias e para o feriado o professor deixou o case da organização X para resolvermos. o problema é que não entendi perfeitmente o que o exercicio pede, estou perdidinha e para piorar o professor só aolta na semana que vem para recolher o trabalho. vc poderia me ajudar apontando o “norte” do exercicio?
Cara Alustriel,
Quando eu passo esse exercício para meus alunos, quero que eles
.Ou seja, que eles definam a seqüência de pontos a serem trabalhados e que ferramentas sugerem para isso.
Com justificativas, claro!
Companheiro José Luiz, sou professor iniciante na materia de OSM, gostaria de saber se o companheiro tem mais algum material que eu possa utilizar nas minhas aulas.
Caro Ari, todo material que disponho está no site.
Se desejar, pode repassar os links para a página de meus materiais à vontade mas, se decidir usá-los, peço apenas que siga os termos de uso, ok?
E qual foi a solução encontrada pra este estudo de caso????
Ellen, como respondi a Alustriel (acima), esse caso é para verificar a desenvoltura dos alunos com os conceitos de OSM.
Espero que eles definam a seqüência de pontos a serem trabalhados, as ferramentas sugeridas para isso e as justificativas para suas escolhas.
gostaria de saber mais sobre a solução deste estudo de caso? obrigado.
<Este trecho foi ocultado por ser idêntico ao apresentado no post>
Fonte: KWASNICKA, Eunice Lacava. Introdução à Administração. 5. ed., São Paulo: Atlas, 1995
Bom dia, Alustriel.
Curiosa sua descoberta, creio que Eunice Kwasnicka e Luís César Araújo terão que discutir entre si para ver quem copiou de quem e se a cópia foi autorizada…
Ah! Apesar de não apagar o texto, ocultei parte do seu comentário porque estava muito longo. Basta parar o mouse sobre minha mensagem que o texto original será exibido.
Então, isso é com o meu professor que foi quem colocou o link ao final do texto. Nem sei q livro é esse e qual a ligação dela com o texto hahahahah
Pois é, seu professor foi corretíssimo: citou a fonte de onde tirou o texto (o mesmo que fiz).
Agora, se o texto foi criado por aquele autor(a) ou se foi uma cópia autorizada de outro(a), é outra história, a ser resolvida entre eles…
Aliás, pesquisei por esse livro de Kwasnicka e gostei do que vi. Tem uns casos interessantes. Creio que vou terminar comprando-o também…
Um dos comentários diz que é preciso que a autora Eunice e o autor Luis Cesar decidam quem copiou quem.
Minha resposta: Eu mesmo elaborei esse caso por volta das 22 horas de um mês qualquer nos anos 80. Ano a ano faço atualizações tentando dar modernidade ao texto. Vale a pena dar uma lida em Teoria Geral da Administração, da Atlas.
Sei que a Eunice é profissional séria e uma estudiosa. Ela pode ter se esquecido de mencionar. Isso acontece com todos nós, professores.
NOTA: O caso não tem resposta. É para que os alunos tomem contato com a prática e, principalmente, organização, sistemas e métodos.
Prof. Luis Cesar, fico honrado em receber sua visita!
Fui eu mesmo quem disse que os autores decidiriam a autoria do Caso Introdutório, também creio que tenha sido um simples esquecimento.
Agradeço também o esclarecimento quanto à inexistência de uma resposta correta (ou “oficial”) para o caso. Os demais comentaristas não acreditavam quando eu dizia isso…
Oi gostei muito desse caso introdutorio, sou estudante de administração e estou no ultimo ano, gostaria de saber quais seriam as ferramentas corretas para mudar esse caso. Agradeço desde ja a atenção, grande abraço!
Caros colegas, alunos e leitores.. achei interessante o fato acima sobre direitos autorais. Sou professor universitário e por diversas vezes tive que fazer uso de material sem citar a autoria, pois esses materiais me chagaram às mãos sem qualquer citação. Na maioria das vezes coloco – autor desconhecido – na esperança de que os autores se façam presentes.
Abraços
Prof.:Carlos Henrique
Caro Prof. Carlos Henrique,
De fato, a autoria é um problema recorrente hoje em dia. Tanto é comum encontrarmos textos com autoria incorreta, como sem autoria definida. Nesses casos, creio que sua solução, informar que o autor é desconhecido, é a mais indicada. Tanto, que tomo a mesma providência.
bom dia
gostaria de saber quais as ferramentas este caso e quais as ordens de prioridades
grata
bom dia
gostaria de saber quais as ordens de prioridades
grata
Olá, boa noite,
gostaria de saber quais as ordens de prioridades
cade as respostas??????
Carlos, segundo o próprio Prof. Araujo (autor do caso), o caso não tem uma resposta prévia. O objetivo é que os alunos se acostumem com a prática de OSM.
venho solicitar a resposta do estudo de caso para que possa esta conferindo o que criei.
Olá, Leo! Como disse antes, esse caso não tem uma resposta prévia.
Como disse o próprio prof. Araujo (autor do caso), esse caso serve como primeiro contato dos alunos com a disciplina e para o professor ter uma ideia do nível da classe.
gostaria que me ajudassem