Recebi um e-mail com um recorte escaneado de uma coluna de jornal onde o escritor se indignava com a criação de uma ONG, chamada “Sociedade Amigos de Plutão”, fachada para nova onda de corrupção. Já comecei a ler mal-humorado mas, à medida que lia, via que parecia um trote. :razz:

Procurei na internet e descobri um blog que comenta o assunto com detalhes. Resumindo:

amigos_plutao

  1. o jornalista Carlos Chagas escreve uma matéria irônica sobre corrupção;
  2. o cronista, poeta, autor teatral e professor de redação Jaime Leitão lê a matéria e, sem pesquisar a veracidade, escreve uma coluna indignado com o assunto;
  3. os leitores lêem a coluna e começam a repassar por e-mail (normal…) :neutral:
  4. o senador Heráclito Fortes (PFL) toma para si o trabalho de falar sobre essa ONG; :shock:
  5. Carlos Chagas escreve uma retratação onde declara, explicitamente, que era só uma metáfora;
  6. Jaime Leitão também se retrata, tentando explicar seu erro. :oops:

Não sei o que me surpreende mais:

  • um país onde acontece tanta coisa absurda que uma coluna como essas corre o risco de ser levada a sério;
  • um cronista, poeta e autor teatral que não checa a veracidade dos fatos sobre os quais escreve;
  • um professor de redação que não reconhece uma metáfora, nem ao menos desconfiando dela;
  • políticos tão incompetentes que falam sobre o que não conhecem (e ainda erram os dados do discurso);
  • internautas tão despreparados que criam (mais) uma corrente sobre um hoax tão característico; ou
  • eleitores tão despreparados (e desesperados) que usam uma falácia dessas como bandeira de campanha

Acho que é o tal professor de redação… Ele ainda argumentou! :neutral:

Alguns trechos:

[...] Não encarei como metáfora ou ficção porque ele colocou valores e retiradas dos membros da ONG e afirmou que havia saído no Diário Oficial.

Se alguém afirma que algo saiu no Diário Oficial, só pode ser verdade! Se os vigaristas do conto do vigário descobrirem isso… :roll:

Durante os dias subseqüentes à publicação do artigo, chequei para ler algum desmentido do próprio Carlos Chagas. Como não apareceu nada, quase um mês depois, publiquei o artigo intitulado: “Essa é pior do que a do dossiê”, relatando a criação dessa ONG a partir da afirmação de Carlos Chagas.

Opa, errei! Ele checou a veracidade sim! Pelo revolucionário método da “pesquisa passiva”… :roll:

Eu também me retrato por ter acreditado na afirmação irresponsável do articulista Carlos Chagas. [...]

O sujeito é cronista, poeta, autor teatral e professor de redação, mas não reconhece uma metáfora e não checa a veracidade do que publica. Só eu acho que ele também é irresponsável?

O cineasta norte-americano Orson Welles, em 1938, relatou em um programa de rádio, em forma de reportagem verossímil, com gritos de horror e outros efeitos jornalísticos, que a Terra estava sendo invadida por marcianos. Isso causou pânico em milhões de pessoas nos Estados Unidos.

Mas os que acreditaram não eram professores de redação:wink:

Misturar ficção com realidade, por mais criativo que possa parecer, pode causar problemas sérios. A verdade é insubstituível.

É verdade… Tá difícil, o negócio… :roll:

Este trabalho, salvo expressamente indicado, está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 Brazil Licença. Termos e condições além do âmbito desta licença podem estar disponíveis em www.jlcarneiro.com.