Só de sacanagem!

crianca_mal_educada.jpg

Recebi, por e-mail, um vídeo em que a cantora Ana Carolina lê esse texto de Elisa Lucinda.

Fiquei impressionado com ele e não pude deixar de pensar que deveria ser leitura obrigatória para nós, brasileiros.

Portanto, nada mais justo que ser ele o primeiro artigo (oficial) dessa nova fase do meu site.

Link para o vídeo

Só de Sacanagem

Por Elisa Lucinda

Meu coração está aos pulos!

Quantas vezes minha esperança será posta à prova? Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro.

Do meu dinheiro, do nosso dinheiro, que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós. Para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais. Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.

Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais? É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz. Mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.

Meu coração está no escuro. A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó, e dos justos que os precederam: “Não roubarás”. “Devolva o lápis do coleguinha”. “Esse apontador não é seu, minha filha”.

Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará.

Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar! Só de sacanagem!

Dirão: “Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba”. E eu vou dizer: “Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez”. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês.

Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau. Dirão: “É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal”. E eu direi: “Não admito, minha esperança é imortal”. E eu repito: “Ouviram? IMORTAL!”

Sei que não dá para mudar o começo. Mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final!

17 comentários sobre “Só de sacanagem!

  1. Muito bom! Todos deviam pensar assim. Eu mesmo já cheguei a pensar nisso! Vendo tanta corrupção, é difícil manter os velhos costumes…

  2. Realmente esta é a mais pura verdade,como diz o trecho da música “se gritar pega ladrão não fica um meu irmão…”

  3. Isto é o resultado de um País onde o nível de escolaridade é baixisso e que as pessoas não tem capacidade de formar opinião.Mas as coisas estão mudando.O que não podemos é perder a esperança.

  4. Congratulo-me com o pensamento da autora. E permaneço com a confiança que nossa esperança deve mesmo ser imortal.
    vale a pena ser limpo. vale a pena ser puro. pois o que importa mesmo é a nossa consciência.
    Não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar uma pequena parcela dele: aquela que chamamos de “EU”.
    Não é fácil nem rápido… Mas vale a pena tentar.

  5. Fico feliz em saber que não estor sozinha e que existem pessoas que acreditam na ética e no Brasil.

  6. Considerando que a mensagem foi escrita por uma mulher e divulgada por outro, tendo como “mote” a ESPERANÇA, e levando em conta que 08/março é o Dia Internacional da Mulher, segue um resumo da “Caixa de Pandora”, da Mitologia Grega.


    Diz-se que antes de serem criados o mar, a terra e o céu, o mundo era conhecido como Caos. Em determinado ponto, um Deus cujo nome não se sabe, levantou montanhas, escavou vales, distribuiu os bosques, permitindo aos peixes a posse do mar, às aves, do ar e aos quadrúpedes, da Terra.
    Entretanto, era necessário um animal mais nobre, e foi feito o homem. Para criá-lo, Prometeu, um titã, membro de uma raça gigantesca, que habitou a Terra antes do homem, foi chamado. Incumbido de fazer um ser superior a todos os outros animais, concedeu ao homem o dom do fogo, meio com o qual lhe seria possível construir armas, aquecer sua morada e cunhar moedas.
    Como a mulher não fora criada. Júpiter mandou Pandora com boa intenção, pois esta seria concebida para agradar ao homem. A ela, como presente de casamento, o rei dos Deuses entregou-lhe uma caixa, em que cada Deus colocara um bem. Entretanto, Pandora abre a caixa, inadvertidamente, e todos os bens escapam, exceto a esperança, que nunca abandonaria por inteiro as mulheres, mesmo nos momento em que se sentissem totalmente desgraçadas.

  7. Só de *********…
    Realmente temos que mudar este país.
    Chega de sermos bonecos, tolos nas mãos desses corruptos…
    Chega desse dinheiro na cueca… chega desses “eu não sei de nada…”
    Pois ele sabe, e sabe muito bem…
    Parabéns, Elisa Lucinda pelo texto… Parabéns Ana Carolina que o passou com a emoção da qual todos devemos sentir!

  8. algumas coisas tem que ser ditas em aberto isto deve ser publicado em todos os jornais e os pais lerem para as crianças para os adultos no ponto de onibus de manha numa bela manha

  9. Será que vc poderia me enviar o video por email. Sou professor e gostaria de mostrá-lo para meus alunos. Grato

    • Caro Alexandre,

      Isso muito me agradaria, mas não tenho este vídeo. Na verdade, escrevi o artigo de forma errada: eu não recebi o vídeo, mas o endereço dele

      No Google Video, havia um link para baixar o vídeo no formato avi (certamente codificado em divx para diminuir o tamanho). Infelizmente, atualmente, eles não prestam mais esse serviço:

      Não estamos mais oferecendo a opção de envio para o Google Video. Esta informação é destinada às pessoas que utilizaram o Google Video anteriormente para enviar seus vídeos.

  10. Amei, esta mensagem e ganha mais valor com a ana carolina,

    POR FAVOR, ME ENVIE ESTE VIDEO, TENHO UM TRABALHO DE ETICA PARA APRESENTAR E ESTE VIDEO FECHARIA MEU TRABALHO.

    • Cara Fabricia,

      Eu não tenho mais este vídeo comigo. Como eu o encontrei no Google Video, acesso por lá.

      No canto inferior direito do vídeo, há um link para a página correspondente no Google Video. Quando estiver lá, procure, do lado direito, um botão escrito “Download”.

      Coloquei essas instruções na FAQ.

      Qualquer coisa, avise-me.

  11. É
    verdade sobre isso oque Eliza lucinda falou, pois acontece com cada um de nós, e isso é um fato muito importante. A manhoria dessas coisas que acontece em nosso mundo é com nossos dinheiro, pois isso oque Eliza lucinda ou Ana Carolina é uma verdade para todos nós ficarmos espertou então vamos compriender.

Deixe um comentário: