Sistemas de Informações Gerenciais

decision_making.jpg

As decisões gerenciais têm grande importância em uma empresa. Algumas decisões, quando erradas, podem comprometer sobrevivência de toda a organização. Por essa razão, é importante subsidiar as decisões gerenciais, em todos os níveis, com informações de boa qualidade.

Os sistemas de informações gerenciais desempenham esse papel, recolhendo, manipulando e disseminando dados e informações para ajudar os processos de negócio e operações, tomadas de decisão e estratégias competitivas.

Sistemas de Informações Gerenciais (168 KB).

12 comentários sobre “Sistemas de Informações Gerenciais

    • Juvenal, esse material foi baseado no capítulo 2 do livro Sistemas, Organização & Métodos – Uma Abordagem Gerencial, de Djalma Oliveira.

      Segundo o autor:

      Sistema de informações é o processo de transformação de dados em informações. Quando esse processo está voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, diz-se que esse é um sistema de informações gerenciais.

      Independentemente de envolver recursos computadorizados. Ok?

  1. Um sistema contábil deverá ser caracterizado como um sistema de apoio às operações ou um sistema de apoio gerencial??
    Grata
    Ana

    • Ana Paula, o que distingue um sistema de apoio às operações de um sistema de apoio gerencial, é o uso dado às informações geradas por ele.

      Segundo Sérgio Rodrigues Bio, o primeiro é um processador de transações, constituído de uma rede de procedimentos rotineiros destinados a processar operações recorrentes (folha de pagamento, faturamento, contas a receber, contas a pagar etc.), enquanto o segundo dá suporte ao processo decisório (previsões de vendas, análises financeiras, orçamentos, controle das operações etc.).

      Sendo assim, eu caracterizaria um sistema contábil como um sistema de apoio às operações, mas que gera informações fundamentais para o apoio à tomada de decisão.

    • Lilian, como disse a Hallanamorera, parte da resposta a essa sua pergunta está no artigo Um novo O&M para recuperar, de José Ernesto Lima Gonçalves, na Revista de Administração de Empresas, volume 35, nº 3.

      Para auxiliá-la, posso adiantar que os sistemas de informações subsidiam a tomada de decisão com informações mais confiáveis e precisas…

Deixe um comentário: