Retrospectiva 2008

ampulheta.jpg

Tecnicamente, já comecei 2009: um dos artigos de fim de ano (tenho alguns outros em mente) já está escrito e programado para 27 de dezembro. Também já retirei a decoração de Natal porque não aguentei esperar até 8 de janeiro (talvez eu crie uma função para mudar a decoração do site automaticamente), mas este é, na prática, o primeiro artigo do ano.

2008 foi um ano meio tumultuado e não pude dar, a vários projetos, inclusive ao site, a atenção necessária. A começar com o primeiro artigo do ano, trazendo as estatísticas de 2007, que só surgiu no dia 5 de fevereiro!

Naquela época, eu andava preocupado com alunos que engordavam à medida que avançavam no curso, e outros que não resistiam à tentação do “copiar e colar” em seus trabalhos. Espero que isso melhore esse ano, afinal, se
é para copiar, que seja com arte
. Mas, pelo que tenho visto (inclusive de professores), tenho cá minhas dúvidas…

Em 2008, comemorei, finalmente, a obtenção de um domínio .br para meu site.

Teve uma pequena dose de ironia: alertei contra vírus em pendrives, para descobrir, cerca de um mês depois, que só não havia contaminado meu computador porque uso Linux.

Também precisei encontrar alternativas para abrir arquivos gravados no Office 2007 e acompanhei o embate entre o Openoffice.org e o MS-Office, que talvez tenha contribuído com a queda do preço desse último.

Essa guerra teve vitórias de ambos os lados durante o ano mas, já que o Governo Federal anda considerando a adoção do formato ODF, espero que a reforma ortográfica dê o empurrãozinho que falta a favor do Openoffice.org, que se adiantou em atualizar seu corretor ortográfico

Ah! A despeito da autorização do pregão para compra do MS-Office, fiquei feliz em saber que o Governo Federal irá considerar o software livre como alternativa em aquisições futuras!

Por vezes, fiquei surpreso com a contradição do ser humano em defender os animais mas não ver seu semelhante… Também achei interessante dois textos, um de Max Gehringer e outro de Rubem Alves, sobre organizações, inclusive da área acadêmica, que exigem pessoas com excesso de qualificações sem enxergar as efetivamente mais adequadas para um cargo…

No meio do ano, comentei, atrasado, sobre a estupidez revolta do coordenador do curso de Medicina da UFBa. Por falar em revolta, critiquei o uso de captchas tão complexos, que terminam impedindo o acesso de humanos.

Foi no ano passado que me surpreendi com o alcance que têm meus humildes textos na internet, sendo lidos até por escritores da Superinteressante, uma revista que gosto muito e recomendo! Ah! Não consegui uma confirmação oficial, mas creio que eles liberam o conteúdo integral quando o ano termina, um parâmetro bastante razoável, a meu ver.

Como não podia deixar de ser, houve aborrecimentos. Um deles, decorrente de uma compra de R$1,20 na Casa do Cartucho. Se bem que acho que mais aborrecido ficou o indivíduo que descobriu que pode ir para a cadeia por causa de um mosquito!

Também procurei, sem sucesso, uma reportagem sobre a influência do reconhecimento no trabalho das pessoas. Quem puder ajudar, dizem que a esperança é a última que morre

Durante o ano, eu escrevi pouco (desculpem-me, tenho tentado concluir alguns projetos), mas tive artigos agradabilíssimos, como quando descobri que a importância que meus pais dão ao conhecimento é compartilhada por pessoas da envergadura do falecido George Bernard Shaw!

Infelizmente, em 2008, meu leitor de feeds sofreu uma grande perda: o blog de Neto Cury foi encerrado. Ele e o Linux Daily Log, farão falta… Em compensação, o ZÉducando, blog do grande amigo Zé Rosa, completou um ano de vida e o MATÉRIAS JURÍDICAS, de seu irmão, Luiz Arthur, foi fundado e devidamente adicionado à lista de blogs que acompanho. São dois blogs muito bons, e atualizados tão frequentemente que, volta e meia, encontro, no ZÉducando, textos que pretendia escrever aqui… Parabéns!

Como a maioria das pessoas, também fiz meus planejamentos para 2008, nem todas cumpridos, infelizmente. Mas 2009 está aí para tentar novamente

Para encerrar, algumas estatísticas de 2008. Foram:

  • 47 artigos — apenas 71% da quantidade de 2007, os meses com mais artigos foram maio e junho, com apenas oito artigos cada um;
  • 527 comentários — um crescimento de cerca de 27%, bem menos que os 108% do biênio 2006/2007, provavelmente devido à menor quantidade de artigos; e
  • 584 spams — um decréscimo de 57%, uma melhora significativa!

Quanto aos dados do Google Analytics, cometi um engano que impediu o registro de dados no período de 17 de julho a 21 de agosto. Mas ainda assim:

2008_geral-300x134.jpg

  • visitas — cresceram 47% em relação a 2007, imagino se eu tivesse escrito mais e não errasse no registro das estatísticas… Há um aumento claro durante os dois semestres letivos, o que também me leva a especular como seria o desempenho sem a participação dos alunos…
  • pageviews — cresceram cerca de 18% em relação ao ano anterior;
  • localização geográfica — Brasil e Portugal continuam liderando, mas tem aumentado muito o número de visitas africanas, em especial internautas provenientes de Angola (170%) e Cabo Verde (106%);
  • navegadores — o Internet Explorer ainda responde por cerca de 81% das visitas (dessas, metade ainda usa IE6.0) e o Firefox vem em segundo com quase 18%;
  • sistemas operacionais — a Microsoft ainda domina, com cerca de 97% dos visitantes e o Vista vem se recuperando, agora é usado por quase 8% dos visitantes;
  • resolução de tela — o número de visitantes usando 800×600 caiu para pouco mais de 15%, enquanto aqueles que usam 1024×768 correspondem a quase 61%… Se tiver tempo, acho que já posso finalmente mudar o tema do site…

2008_mapa-300x177.jpg

E que venha 2009…

7 comentários sobre “Retrospectiva 2008

  1. Muito bacana essa sua retrospectiva de 2008, com estatísticas e tudo o mais, só você mesmo para ter essa paciência e competência juntas.

    Agradeço os menções e os links ao ZÉducando .

    E vamos em frente…

  2. Gostei da retrospectiva e de ter lembrado do matérias jurídicas. Parabéns pelo site que sempre recomendo aos meus estagiários e amigos.Feliz 2009.

  3. Acho muito positiva esta avaliação anual de projetos pessoais e a esperrança e confiança nos planos futuros.

    Obrigado por tudo que pode me ensinar.

    Um feliz 2009 pra voce e toda sua familia.

    Um grande abraço

    Dudu

  4. “Discípulo ‘puxando a orelha’ do Mestre”:

    Caro ZeLuis,

    Eu, e acredito a maioria de seus leitores, estamos sentindo a falta dos seus posts…

    Concordo com você, e com outros blogueiros, que quantidade não implica em qualidade, mas publique nem que seja uma daquelas fotos/desenhos que nos fazem refletir.

    forte abraço,

    José Rosa

  5. Muito boa essa materia…eh bom fazer uma retrospectiva principalmente de conteudos interessantes como essa q vc fez….
    Está de parabens..
    abraços


  6. olá

    Adorei ter chegado aqui…
    vou ser uma aluna virtual, se me permite…

    estava progurando a autoria de um artigo sobre comportamento, e caí aqui…

    Abraços!
    malu

    bons projetos para 2009!!!!

Deixe um comentário: