Atualmente, orientar usuários a realizar procedimentos é muito trabalhoso. Na época das interfaces orientadas a caractere (p.ex. MS-DOS), era só listar uma seqüência de passos a serem seguidos.

Com as interfaces gráficas, por outro lado, o usuário precisa ver a tela, e tirar um screenshot atrás do outro para exibir cada passo do processo é tedioso. A alternativa é fazer um screencast, uma animação exibindo todo o processo a ser ensinado.

Existem dois métodos básicos para isso:

  • criar um filme do processo, a principal desvantagem é o tamanho do arquivo gerado; ou
  • criar uma animação contendo as telas e os passos do usuário, não é uma reprodução exata do que foi feito, mas ocupa menos espaço.

Encontrei um bom post, em português, vale a pena uma visita. Voltando ao assunto, existem várias ferramentas para screencast. Abaixo, duas gratuitas que encontrei, uma para cada método:

Camstudio

Lançado como freeware pela Rendersoft, esse programa gravava a saída de vídeo em um filme, permitindo a inclusão de uma trilha de áudio como narração. Infelizmente, a empresa foi comprada pela eHelp, por sua vez adquirida pela Macromedia, que acabou comprada pela Adobe. Resultado: o Camstudio passou a ser vendido com o nome de Captivate. :cry:

Felizmente, o Camstudio estava sob a licença GPL o que permitiu que seu código-fonte ficasse disponível no Sourceforge.net. O projeto está meio parado, mas pelo menos não foi perdido. Viram para que serve a GPL? :wink:

Para informações sobre a história do Camstudio, dê uma olhada nesse post do BR-Linux.org. Para maiores informações ou para obter o programa, tente esse site português, a esse site francês ou a página do produto.

Um tutorial simples e direto pode ser encontrado nessa página do MEC.

Wink

Lançado como freeware pela DebugMode. Este, infelizmente, ainda não liberado sob a GPL (torçamos que a empresa não seja comprada!). Esse programa tira um screenshot a cada clique do mouse ou tecla pressionada. Depois essas imagens são exibidas em seqüência e as posições do ponteiro do mouse são interpoladas, simulando a movimentação.

Tem duas principais vantagens: é multiplataforma e o tamanho do arquivo gerado é menor.

Para mais informações, visite a página oficial (em inglês) ou nesse post.

Licença Creative CommonsEste trabalho, salvo expressamente indicado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil.