Plano de curso de OSM

Plano de curso para a disciplina Organização, Sistemas e Métodos (evolução da antiga O&M), semestre 2006.1.

Eu estava devendo isso há um bom tempo! :wink:

Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Organização, Sistemas e Métodos (72h)
Professor: José Luís Carneiro
Ementa:
Conceito e função de Organização, Sistemas e Métodos. Evolução histórica. Conceito e descrição de sistemas. Introdução ao estudo dos sistemas administrativos. Técnicas para levantamento de informações. Estruturas organizacionais formais e informais. Departamentalização. Levantamento e descrição de métodos e processos. Técnicas de representação gráfica. Estudo de tempos e movimentos. Estudo de formulários e manuais. Processamento de dados. Sistemas de informações gerenciais.
Objetivos:
Geral:
Permitir um conhecimento mais amplo da realidade empresarial, capacitando o aluno a realizar uma análise crítica dos sistemas organizacionais.
Específicos:
Familiarizar o estudante com as ferramentas e técnicas utilizadas na análise organizacional, fornecendo subsídios para a identificação das necessidades de informações gerenciais nas organizações. Preparar o aluno para analisar e compreender as organizações no exercício de sua profissão.
Conteúdo programático:
Estrutura Organizacional: origem e evolução, conceito na atualidade, funções e aplicações. Organização: visão de totalidade, os elementos da estrutura. Análise Administrativa: descentralização e análise de cargos. Elementos da estrutura, as configurações da estrutura e sua relação com estratégias. Processos administrativos, metodologia de levantamento de dados, formulários, fluxogramas, arranjo físico, manuais administrativos, diagnósticos e implementação de novos processos. Sistemas de informações gerenciais: conceitos básicos e aplicações. O impacto das evoluções tecnológicas na empresa: internet, intranet. Mudança organizacional e a organização flexível: os componentes, as estratégias, as práticas e as conseqüências da mudança.
Metodologia e recursos didáticos:
Procedimentos metodológicos:
Construtivista, através de aulas presenciais participativas e de uma vivência prática dos conteúdos estudados por meio de atividades em grupo e extraclasse.
Recursos didáticos:
Recursos áudio-visuais: quadro, retroprojetor e sistema de vídeo. Dinâmicas de grupos, debates, trabalhos em grupo e individuais. Material impresso.
Critério de Avaliação:
Avaliações escritas, trabalhos em grupo e individuais, seminários, apresentação de trabalhos e participação em classe.
Bibliografia:
Básica:

  1. ALVAREZ, Maria Esmeralda Ballestero. Organização, Sistemas e Métodos. São Paulo: McGraw-Hill, 1991.
  2. CRUZ, Tadeu. Sistemas, Organizações & Métodos. São Paulo: Atlas, 2002.

Complementar:

  1. CURY, Antônio. Organização e métodos. São Paulo: Atlas, 2000.
  2. ARAÚJO, Luís César Gonçalves de. Organização, Sistemas e Métodos: E as Ferramentas de Gestão Organizacional. São Paulo: Atlas, 2002.
  3. OLIVEIRA, Djalma P. R. Sistemas, Organização & Métodos – Uma Abordagem Gerencial. São Paulo: Atlas, 2002.

46 comentários sobre “Plano de curso de OSM

  1. estou no 6° periodo do curso de pedagogia e a professora pediu que elaborassemos um plano de curso, não tenho noção de como fazer um. gostaria de receber um modelo, pode ser qualquer tema para: educaçao infantil, ensino fundamental ou medio. se alguem puder mim ajudar eu agradeço. tenho que entregar até o final de novembro de 2008, obrigada. daniela

  2. Gostaria de receber um plano de curso para o 1º ano do ensino médio, se possível contendo eixos temáticos, temas tópicos estratégias didádicas, tópicos complementares e mecanismo de avalaação

  3. Caro Professor,
    Boa noite.
    Primeiro gostaria de parabenizar pelo excelente conteúdo disponível aqui no seu site. E o melhor, de uma maneira clara, objetiva e prática.
    Sou professora de uma faculdade tecnóloga aqui em Fortaleza – Ce e leciono disciplinas no âmbito da Administração e Marketing. Dentre elas, está Organização, Sistemas e Métodos (O&M). Esse semestre (2009.1) é a segunda vez que leciono essa disciplina e descobri seu site agora. Realmente um achado, pois o assunto O&M para muitos é considerado chato ou enfadonho. E da forma com que o senhor apresenta é muito bacana pois traz o aluno para a prática empresarial.
    Em relação a bibliografia temos poucos autores como Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira (utilizo esse autor), Antonio Cury, Chinelato… E os livros até então, não tinham nenhuma atualização. Bem, acredito que o senhor já saiba essa informação, mas esse ano adquiri a edição de 2009, 18a. edição do autor Djalma de Pinho e gostei muito pois no capítulo 4 – Departamentalização acrescentou informações sobre as UENs com ênfase na Governança Corporativa e cita a lei Sarbanes – Oxley que em sala de aula é muito interessante de ser abordada. Se o senhor quiser, posso enviar um material que tenho sobre a lei Sarbanes – Oxley para sua análise.
    Gostaria de saber se posso utilizar o material do senhor em especial os exercícios e, sempre, citando a fonte, é claro!
    Desculpe pelo tamanho do comentário.
    Muito obrigada pelas informações e novos conhecimentos.
    SDS,
    Rafaella Alvarenga
    Fortaleza – CE

  4. estou precisando urgente plano de curso de educaçao fisica 1 ano ao 6 ano do ensino fundamental; ensino medio Eja. Grata Liza

  5. Estou precisando de um plano de curso de lingua portuguesa para o 6º ano do ensino fundamental; Peço por favor, se possível me enviar através do e-mail em anexo. Grata pela atenção!!!

  6. PARABÉNS PROFESSOR PELO DESENVOLVIMENTO QUE VEM TENDO COM SEUS DEMAIS COLEGAS DE PROFISSÃO.

  7. professor,não tenho condições de comprar seu livro gostaria muito de possui-lo se puder fazer essa caridade meu end é <— endereço removido por questões de segurança —>.
    sou estudante segurança do trabalho

    • Cara Aucilene,

      Fico lisonjeado pelo seu interesse, mas ainda não tenho livros de minha autoria. Os livros que sugiro são de autores consagrados, talvez por isso sejam um pouco mais caros.

      Por que você não experimenta procurar por eles em um sebo? Eu recomendo pesquisar na Estante
      Virtual
      , que agrupa vários sebos pelo país em uma espécie de “Mercado Livre de livros usados”.

      Volta e meia, compro lá, recomendo.

Deixe um comentário: