Plano de curso de OSM

Plano de curso para a disciplina Organização, Sistemas e Métodos (evolução da antiga O&M), semestre 2006.1.

Eu estava devendo isso há um bom tempo!:wink:

Curso: Ciências Contábeis
Disciplina: Organização, Sistemas e Métodos (72h)
Professor: José Luís Carneiro
Ementa:
Conceito e função de Organização, Sistemas e Métodos. Evolução histórica. Conceito e descrição de sistemas. Introdução ao estudo dos sistemas administrativos. Técnicas para levantamento de informações. Estruturas organizacionais formais e informais. Departamentalização. Levantamento e descrição de métodos e processos. Técnicas de representação gráfica. Estudo de tempos e movimentos. Estudo de formulários e manuais. Processamento de dados. Sistemas de informações gerenciais.
Objetivos:
Geral:
Permitir um conhecimento mais amplo da realidade empresarial, capacitando o aluno a realizar uma análise crítica dos sistemas organizacionais.
Específicos:
Familiarizar o estudante com as ferramentas e técnicas utilizadas na análise organizacional, fornecendo subsídios para a identificação das necessidades de informações gerenciais nas organizações. Preparar o aluno para analisar e compreender as organizações no exercício de sua profissão.
Conteúdo programático:
Estrutura Organizacional: origem e evolução, conceito na atualidade, funções e aplicações. Organização: visão de totalidade, os elementos da estrutura. Análise Administrativa: descentralização e análise de cargos. Elementos da estrutura, as configurações da estrutura e sua relação com estratégias. Processos administrativos, metodologia de levantamento de dados, formulários, fluxogramas, arranjo físico, manuais administrativos, diagnósticos e implementação de novos processos. Sistemas de informações gerenciais: conceitos básicos e aplicações. O impacto das evoluções tecnológicas na empresa: internet, intranet. Mudança organizacional e a organização flexível: os componentes, as estratégias, as práticas e as conseqüências da mudança.
Metodologia e recursos didáticos:
Procedimentos metodológicos:
Construtivista, através de aulas presenciais participativas e de uma vivência prática dos conteúdos estudados por meio de atividades em grupo e extraclasse.
Recursos didáticos:
Recursos áudio-visuais: quadro, retroprojetor e sistema de vídeo. Dinâmicas de grupos, debates, trabalhos em grupo e individuais. Material impresso.
Critério de Avaliação:
Avaliações escritas, trabalhos em grupo e individuais, seminários, apresentação de trabalhos e participação em classe.
Bibliografia:
Básica:

  1. ALVAREZ, Maria Esmeralda Ballestero. Organização, Sistemas e Métodos. São Paulo: McGraw-Hill, 1991.
  2. CRUZ, Tadeu. Sistemas, Organizações & Métodos. São Paulo: Atlas, 2002.

Complementar:

  1. CURY, Antônio. Organização e métodos. São Paulo: Atlas, 2000.
  2. ARAÚJO, Luís César Gonçalves de. Organização, Sistemas e Métodos: E as Ferramentas de Gestão Organizacional. São Paulo: Atlas, 2002.
  3. OLIVEIRA, Djalma P. R. Sistemas, Organização & Métodos – Uma Abordagem Gerencial. São Paulo: Atlas, 2002.

46 comentários sobre “Plano de curso de OSM

  1. Gostei muito da forma como disponibilizou sua disciplina em apostilas e respectivos exercícios.Vou dar a disciplina de OSM para Gestão Pública e vou usar seu material, com os devidos créditos, se assim permitir. Se dispuser de mais materiais sobre OSM eu agradeceria.

    Alessandra Probst
    Professora Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas
    UFSCUnC – Curitibanos SC

    • Alessandra,

      Agradeço o interesse e claro que permito o uso. Só peço que, se tiver correções ou melhorias a fazer, me informe para que eu também possa atualizá-lo.

      Ok?:wink:

  2. Gostaria de receber um plano de curso para uma montagem dos alunos do 5º ano, como eleborar. Se você ajudar-me ficarei muito grata.

    Obrigada! Professora do 5º ano (antes era a 4ª série)

    • Meire,

      Coloquei este plano de curso para que meus alunos os acompanhassem. Fique à vontade para usar o modelo para suas necessidades. Basta adaptá-lo para a disciplina que você ministra (creio que ele fica melhor com apenas uma disciplina).

      Se, no seu colégio, você é responsável por mais de uma disciplina, creio que seria mais organizado fazer um plano de curso para cada disciplina e apresentá-los todos juntos (na minha época, alunos de 5ª série não recebiam planos de curso).:wink:

      Se não entendi direito sua pergunta, entre em contato.

  3. gostaria de receber um modelo plano de curso da 5ª série do ensino fundamental e da EJA: educaçao de jovens e adulto

  4. Boa tarde professor,

    Estou novamente aqui no seu site, "garimpando" mais materiais de OS&M.

    Estou tendo dificuldade em fazer dinâmicas, em sala de aula, uma vez que a turma de 30 alunos se dispersa com facilidade! Uma grande dificuldade que tenho enfrentado, e gostaria inclusive de pedir alguns "conselhos" seus, é com o domínio da turma e também com o tempo durante as aulas.
    Devido ao fato de ter que parar várias vezes para pedir silêncio ou atenção, as aulas passam e o conteúdo acaba ficando em prejuízo desse tempo perdido bem como, para explicações solicitadas pelos alunos que poderiam ser mais "rápidas" e segundo os próprios alunos, se estendem por demais e acabam tornando a aula cansativa.

    Realmente, espero não estar sendo impertinente, mas agradeceria se pude me dar "algumas dicas" que só adquirimos ao longo da caminhada letiva, e como novata, me sinto incapaz.

    Agradeço mais uma vez, e aguardo sua resposta.
    Alessandra

    • Oi, Alessandra!

      Quanto ao interesse dos alunos por OS&M… Bem, digamos que eles não morrem de amores pelas disciplinas derivadas de TGA (Teoria Geral da Administração)…:wink:

      Uma coisa que faço: evito entrar nos detalhes de memorização. Tento ver o lado prático de OS&M e recomendo livros como Djalma Oliveira para fonte de especificações e detalhes técnicos.

      Outra coisa é usar o máximo possível de casos. Quando não uso casos "formais" (estudos de caso), conto experiências de trabalho e estimulo a contarem se já viram coisas semelhantes em seus empregos.

      Muitas vezes, as conversas paralelas são pessoas comentando (ou discordando de) algo. Se noto que é esse o caso, peço que falem mais alto e uso o exemplo deles (muitas vezes, uma exceção, ou algo semelhante) para clarear o assunto.

      Melhorou?:wink:

  5. Professor bom dia!! Estou precisando de sua orientação para elaboração de um plano de curso em qualquer disciplina de nível universitário. Neste plano preciso colocar informações sobre a metodologia, avaliação, perfil do aluno etc.. Se puder ajudar agradeço, nunca fiz um plano de curso.

    Obrigada
    Rosângela

  6. Olá Professor,
    Eu sou estudante de Física na Uerj e estou cursando uma disciplina chamada didática. Eu tenho que fazer um plano de curso ,eu queria saber se o senhor autoriza que eu use esse modelo que o senhor fez?
    Desde já Obrigado….

    • Daniel, poder usar, pode. Porém, não sei para qual disciplina é voltado o plano de curso que você precisa preparar. Talvez sejam necessárias (e recomendáveis) algumas mudanças.

  7. caro José Luís, vc teria por ai alguns cases sobre OSM que eu pudesse repassar para meus alunos da graduação? Fico muito grato

  8. Bom Dia Prof.
    Parabéns pelo excelente material que disponibiliza em seu website. Poderia me indicar mais alguns exercícios sobre Organogramas e Fluxogramas, além dos propostos aqui? Achei muito bom o que trata da "Empresa Beta" e ficaria grato em ver algo do mesmo nível e profundidade.

    att. prof. Chrystian Meissner – Faculdades Unicen

  9. Prezado professor

    Pretendo, com sua permissão, utilizar seu material num curso de OSM para graduação de bibliotecomia.
    Gostei muito da forma como disponibilizou sua disciplina em apostilas e respectivos exercícios.
    Se dispuser de mais materiais sobre OSM eu agradeceria, bem como detalhes sobre as dinâmicas.Ariel Levy
    Mestre em Administração
    UFF- Universidade Federal Fluminense

  10. Boa tarde professor! Amei esse mateiral pois estou precisando fazer um plaono para minha pos e durante a graduação em matemática só vi plano de aula. Irei fazer hoje mesmo e caso tenha dúvida posso pedir uma ajudinha

  11. Olá professor,
    SOU PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, E GOSTARIA DE RECEBER UM MODELO DE PLANO DE CURSO DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
    OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

    • Rosalinda, coloquei este plano de curso para que meus alunos os acompanhassem.

      Infelizmente, não tenho como preparar um programa para uma disciplina que não ministro.

  12. [...] Amados(a), é sempre bom quando temos alguém para nos dar uma mão e/ou até mesmo nos auxiliar, principamente, quando se trata de da aulas para crianças ou adolecentes.

    [...] o que quero falar na realidade quando se trata de ensinar, passar tanto pra crianças, quanto para os adolecentes é uma aula que venha a ser proveitosa no aprendizado dos alunos. Mais pra isso temos que ter um plano de uma e o que se ve na realidade, são professores que não se programam, não tem uma metodologia que venha da embasamento ao sue trabalho no dia-a-dia. E isso nos coloca em xeque, por causa de pessoas que não tem pcompromisso com o que desejar realizar.

    [...] As vezes questiono-me muito pelo que vejo nas escolas, professores que não tem compromisso de fazer uma atividade físic com oa alunos, trabalhar com s vários seguimentos musculares como membros inferiores e superiores, trabalhar as práticas dos esportes como uma forma saudável,para o corpo e para a mente, não excluindo mais sim realizando a inclusão daquelas crianças que não tem habilidades de brincar seja com a bola ou não. Temos que trabalhar essas crianças desde o ensino fundamental para que quando elas chegarem no ensino médio saibam ter a noção de como conduzir uma bola, seja no futebol, no volei, no basquete, no handei. mas temos um grande dificuldade, pela falta de material nas escolas, e quando tem é material que ja deveria estar no lixo por ser velho ou não servir mais a prática com os alunos. [...]

    É por isso que busco me qualifar cada vez mais para não cair na mesmice dos que ai estão, colocando o curso de educação física em xeque. sei que uma missão árdua, mais não é impossível de que se fizermos assim, creio que o professor educador de educação física comece a trilhar novos horizontes. no aprendizado das criaças do futuro. um forte abraço.

  13. Bom dia caro Prof. JL, sou professor do curso de administração de empresa no norte do Paraná e gostaria de uma ajuda sua para OSM II, o que você acha mais interessante colocar na ementa e o que os acadêmicos precisam saber realmente desta matéria!
    Forte abraços
    Wilson

  14. Caro Professor.
    Fui convidado para dar aula na faculdade de adm e C. contabeis. Matéria: OSM, gostaria de obter dicas e material para estas aulas, tenho alguuns livros, mas faltam estudos de casos.

  15. Boa tarde,

    Estou montando uma escola de Educação Infantil. Estamos na fase de elaboração e montagem dos documentos. Preciso elaborar um Plano de Curso para estafaixa etária (1 a 5 anos), existe algum modelo pré-definido?

    Obrigada!!

  16. estou no 6° periodo do curso de pedagogia e a professora pediu que elaborassemos um plano de curso, não tenho noção de como fazer um. gostaria de receber um modelo, pode ser qualquer tema para: educaçao infantil, ensino fundamental ou medio. se alguem puder mim ajudar eu agradeço. tenho que entregar até o final de novembro de 2008, obrigada. daniela

  17. Gostaria de receber um plano de curso para o 1º ano do ensino médio, se possível contendo eixos temáticos, temas tópicos estratégias didádicas, tópicos complementares e mecanismo de avalaação

  18. Caro Professor,
    Boa noite.
    Primeiro gostaria de parabenizar pelo excelente conteúdo disponível aqui no seu site. E o melhor, de uma maneira clara, objetiva e prática.
    Sou professora de uma faculdade tecnóloga aqui em Fortaleza – Ce e leciono disciplinas no âmbito da Administração e Marketing. Dentre elas, está Organização, Sistemas e Métodos (O&M). Esse semestre (2009.1) é a segunda vez que leciono essa disciplina e descobri seu site agora. Realmente um achado, pois o assunto O&M para muitos é considerado chato ou enfadonho. E da forma com que o senhor apresenta é muito bacana pois traz o aluno para a prática empresarial.
    Em relação a bibliografia temos poucos autores como Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira (utilizo esse autor), Antonio Cury, Chinelato… E os livros até então, não tinham nenhuma atualização. Bem, acredito que o senhor já saiba essa informação, mas esse ano adquiri a edição de 2009, 18a. edição do autor Djalma de Pinho e gostei muito pois no capítulo 4 – Departamentalização acrescentou informações sobre as UENs com ênfase na Governança Corporativa e cita a lei Sarbanes – Oxley que em sala de aula é muito interessante de ser abordada. Se o senhor quiser, posso enviar um material que tenho sobre a lei Sarbanes – Oxley para sua análise.
    Gostaria de saber se posso utilizar o material do senhor em especial os exercícios e, sempre, citando a fonte, é claro!
    Desculpe pelo tamanho do comentário.
    Muito obrigada pelas informações e novos conhecimentos.
    SDS,
    Rafaella Alvarenga
    Fortaleza – CE

  19. estou precisando urgente plano de curso de educaçao fisica 1 ano ao 6 ano do ensino fundamental; ensino medio Eja. Grata Liza

  20. Estou precisando de um plano de curso de lingua portuguesa para o 6º ano do ensino fundamental; Peço por favor, se possível me enviar através do e-mail em anexo. Grata pela atenção!!!

  21. PARABÉNS PROFESSOR PELO DESENVOLVIMENTO QUE VEM TENDO COM SEUS DEMAIS COLEGAS DE PROFISSÃO.

  22. professor,não tenho condições de comprar seu livro gostaria muito de possui-lo se puder fazer essa caridade meu end é <— endereço removido por questões de segurança —>.
    sou estudante segurança do trabalho

    • Cara Aucilene,

      Fico lisonjeado pelo seu interesse, mas ainda não tenho livros de minha autoria. Os livros que sugiro são de autores consagrados, talvez por isso sejam um pouco mais caros.

      Por que você não experimenta procurar por eles em um sebo? Eu recomendo pesquisar na Estante
      Virtual
      , que agrupa vários sebos pelo país em uma espécie de “Mercado Livre de livros usados”.

      Volta e meia, compro lá, recomendo.

Deixe um comentário: