OSM de banheiro

Quase todos sabem que design pode facilitar ou dificultar o uso de um equipamento.

Algumas vezes, são os detalhes que permitem resolver, de forma inteligente, problemas corriqueiros como a costumeira existência de respingos em mictórios…

Como design interessa à área de OSM, leiam o trecho de um artigo de um site brasileiro sobre usabilidade:

mosca_mictorio

Usabilidade de Mictório

Os mictórios dos banheiros do Aeroporto Internacional de Amsterdã têm um pequeno ícone de uma mosca desenhado um pouco à esquerda do centro. As faxineiras afirmam que os ícones diminuíram bastante a quantidade de respingos para limpar.

Por que uma mosca? Bem, talvez porque o desenho de um alvo seria muito óbvio, e o pessoal do contra poderia mijar fora de propósito..

E por que no centro mais à esquerda? Dois motivos: um, a maioria dos homens é destro, então o pênis se inclina levemente para a esquerda na hora de urinar e, dois, se fosse no centro, por uma questão de física, haveria mais respingos.

Parece que impulso de urinar em cima de uma mosca morta no fundo de um mictório é simplesmente irresistível.
[…]

A idéia não é nova, já era usada há muito tempo na Inglaterra e tem sutilezas como a leve “inclinação esquerdista” da mosquinha…

Aqui um outro site com mais detalhes e fotos (em inglês).

Já vi também alguns sites com usos mercadológicos do design de banheiro, mas agora estou sem tempo. Escrevo sobre eles depois.

Um comentário sobre “OSM de banheiro

Deixe um comentário: