O que você canta em aniversários?

capa_disco_feliz_aniversario.png

Que música você costuma cantar na hora de apagar as velinhas em um aniversário?

Se você deu de ombros e respondeu “Parabéns pra você”, saiba que você canta a música errada desde criança…

No final da década de 1930, chegou no Brasil a moda de cantar a música “Happy Birthday to You”, recém-surgida nos Estados Unidos. A letra era (e ainda é) bastante simples, basicamente a frase happy birthday to you (parabéns a você) repetida quatro vezes, com uma delas trazendo o nome do aniversariante.

Incomodado com aquela “invasão musical”, o cantor Almirante (Henrique Foréis Domingues), nacionalista fervoroso, promoveu um concurso na Rádio Tupi para escolher uma letra brasileira para a melodia estrangeira.

O júri, composto por Olegário Mariano, Cassiano Ricardo e Múcio Leão (todos membros da Academia Brasileira de Letras), encantou-se com o versinho proposto por uma das 5 mil cartas por dois motivos: era um dos poucos que tinha quatro linhas diferentes, a maioria dos candidatos preferiu repetir a mesma frase quatro vezes, e era (muito) mais criativo que a letra original…

Parabéns a Você

Por Léa Magalhães*
berta_celeste.jpg
Parabéns a você,
nesta data querida,
muita felicidade,
muitos anos de vida!

* Codinome usado por Bertha Celeste Homem de Mello, farmacêutica, poetisa e professora pindamonhangabense.

O versinho vitorioso era obra de Bertha Celeste Homem de Mello, filha única de um casal de fazendeiros, formada em farmácia, 40 anos, casada e mãe de uma filha.

A autora passou o resto da vida insistindo para que as pessoas o cantassem direito. Quem canta – como muita gente faz – Parabéns prá você, nessa data querida, muitas felicidades, muitos anos de vida, está cometendo três erros gravíssimos:

  1. na primeira linha, o certo é “Parabéns a você”;
  2. na segunda, o correto é “nesta”, e não “nessa”; e
  3. na terceira, “muita felicidade” é singular e não plural.

Dona Bertha costumava dizer que felicidade é um estado de espírito; ‘felicidades’, plural, não existe. O que existe é um maior ou menor grau de felicidade.

capa_disco_feliz_aniversario.jpg

Capa do disco que lançou a música “Parabéns a Você”, em 1961.

Fonte: Revista Superinteressante.

4 comentários sobre “O que você canta em aniversários?

Deixe um comentário: