O Dia Internacional da Mulher

frauentag.jpg

Como dizem que não existe homenagem atrasada (exceto a póstuma, claro!), segue minha breve homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Ao contrário d’O Dia das Mães e d’O Dia dos Pais (e do que muita gente hoje em dia parece pensar), o Dia Internacional da Mulher não surgiu como homenagem às mulheres, mas como um dia de luta pelos seus direitos…

A origem

No fim do século XIX e início do século XX, as mulheres tinham uma jornada bem mais dura e bem menos direitos do que suas descendentes hoje em dia. Obviamente, várias manifestações ocorreram por essas razões. Entre aquelas com caráter mais organizado, a mais antiga ocorreu em Chicago, em 3 de maio de 1908, organizada por Lorine S. Brown e contou com a participação de 1.500 mulheres. As manifestantes denunciavam a exploração e opressão sofridas pelas mulheres e lutavam por igualdades econômica e política e, principalmente, pelo direito ao voto feminino.

Nos anos seguintes, manifestações cada vez maiores e mais frequentes passaram a ser organizadas por movimentos esquerdistas (especialmente partidos socialistas como o Partido Socialista Americano), alcançando inicialmente países como Dinamarca, Áustria, Suíça, Alemanha e Rússia.

O dia

Nos primeiros anos, as manifestações não tinham data fixa e muitas ocorriam na última semana de fevereiro. Ano a ano, elas ocorriam em cada vez mais países, independentemente do regime político ou econômico. Em 1914, pela primeira vez, as maiores manifestações foram no dia 8 de março, simplesmente pela praticidade de ser um domingo.

É comum associarem o incêndio ocorrido em uma fábrica têxtil em Nova Iorque ao Dia Internacional da Mulher. Contudo, as vítimas não incluíam apenas mulheres e esse triste evento ocorreu em 1911. Depois, portanto, do início das manifestações.

Segundo outra hipótese, o dia 8 de março foi sugerido como data oficial para o Dia Internacional da Mulher, durante a Conferência Internacional das Mulheres Comunistas, em 1921, como forma de relembrar a participação das mulheres na Revolução Russa de 1917.

Em 1977, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

O objetivo

O Dia Internacional da Mulher surgiu em decorrência das lutas pelos direitos das trabalhadoras e pelo sufrágio universal. Infelizmente, como ocorre com outras datas comemorativas, hoje há uma tendência em transformar esse dia em mais uma oportunidade de faturamento para o comércio.

Essa data deve ser uma oportunidade para refletir sobre as lutas e as conquistas das gerações passadas, chamar a atenção para os atuais problemas enfrentados pelas mulheres e celebrar sua luta, coragem e determinação.

Um comentário sobre “O Dia Internacional da Mulher

Deixe um comentário: