Nova interface no MS-Office

info_2006_09A revista Info de setembro/2006 traz algumas matérias interessantes:

  • cinqüenta dicas para “economizar tempo e dinheiro” no PC;
  • uma análise rápida do Office 2007; e
  • duas matérias sobre ERP em pequenas empresas.

As dicas são interessantes mas, como sempre, poderiam ser melhores. Principalmente porque são direcionadas para usuários Windows…

Sobre o novo Office, os programas não sofreram grande alteração em suas funcionalidades. A mudança foi, basicamente, na interface. Para ver uma prévia dessa nova interface, clique aqui.

Trechos da matéria na Info:

Definitivamente, não existe mais a já tradicional combinação de barra de menus e barras de ferramentas.

[…] a suíte não traz novidades matadoras, daquelas que o usuário decide que não pode viver sem elas.

Seria dificílimo acrescentar recursos do tipo arrasa-quarteirão a um programa que já é tão completo como o Excel. Em geral, os produtos se tornaram melhores. Mas o que move o consumidor para fazer o upgrade são as grandes novidades, e não apenas um bom somatório de pequenos aperfeiçoamentos.

Realmente, não podemos esperar uma revolução a cada versão. Mas, considerando a maioria dos usuários, creio que essa nova interface vai causar uma confusão. Além disso, estou ansioso para ver como será a nova versão do OpenOffice.org…

Quanto ao ERP, são duas matérias interessantes para os alunos de disciplinas ligadas a Sistemas de Informações. Falam rapidamente sobre o porquê de usar um sistema como esse, mas focam nos erros mais comuns e algumas dicas de como evitá-los. Alguns trechos:

Todos os oito funcionários da administração foram demitidos. Os gastos com treinamento dobraram. E a empresa teve de montar um departamento de tecnologia. Que tipo de vendaval passou pela Plenna Balanças Digitais e Analógicas – uma pequena fábrica no bairro do Bom Retiro, em São Paulo? Foi a implantação de um sistema de gestão empresarial. A Plenna ilustra bem os desafios que os pequenos negócios enfrentam ao adotar um ERP – algo que mexe com cada centímetro da organização e com a cultura dos funcionários.

“Implantar um ERP não é fácil. Para que tudo dê certo, é preciso ter pessoas que decidam, que conheçam muito bem o negócio e que tenham todos os processos devidamente mapeados.” (Paulo Nassar, economista, diretor administrativo da Cobasi)

Alugar o software pode ser uma alterantiva para pequenas empresas que não têm dinheiro suficiente em caixa para comprar um ERP.

Para terminar, no finalzinho da revista (a parte onde aparecem os preços de alguns produtos), encontrei uma impressora a laser por R$500,00! No rodapé da página, uma dica que eu já costumava alardear: elas têm uma relação custo x benefício melhor que as impressoras a jato de tinta. A impressora em questão é uma Lexmark E120, mas as outras marcas não estão muito diferente…

Deixe um comentário: