Nada como uma faxina para arejar as ideias…

webdesign.png

Eis que, após um “longo inverno”, estou de volta! Alguns problemas particulares me deixaram sem tempo nenhum, mas aos pouquinhos, estou conseguindo me reorganizar.

A boa notícia é que esse tempo serviu para fazer uma faxina no site e adequá-lo à tendência do design responsivo com um novo tema, voltado para dispositivos móveis.

Interessante! Mas o que é “design responsivo”?

O objetivo é que a formatação do site seja dinâmica, reduzindo o tamanho das figuras e do texto para tornar mais simples e agradável a navegação em dispositivos com telas menores como tablets e smartphones. É o último passo antes de criar aplicativos específicos para cada plataforma (apps).

Para conhecer mais sobre essa técnica, sugiro o texto Introdução ao Responsive Web Design.

Além de reduzir o tamanho de alguns elementos, as mudanças mais marcantes são a mudança da barra de navegação para o rodapé e a gradual redução do menu de navegação que, nas telas menores, termina substituído por uma caixa de seleção.

Além disso, revisei o código, para eliminar alguns plugins, reduzi as traduções, deixando apenas as mais requisitadas e implantei o serviço CloudFlare (uma rede de entrega de conteúdo que distribui a carga entre vários servidores espalhados pelo mundo). Tudo isso para deixar o carregamento mais rápido (especialmente em dispositivos móveis).

Fiz vários testes mas, como estou sem tempo, sempre pode escapar alguma coisa. Por isso, peço que, se encontrarem algum problema ou se tiverem alguma crítica/sugestão (especialmente usuários de tablets e smartphones), avisem-me deixando um comentário ou pelo formulário de contato.

Ah! Apenas por curiosidade, atualizei a página Sobre este site para aqueles que quiserem acompanhar os diversos temas que ele já teve.

Um comentário sobre “Nada como uma faxina para arejar as ideias…

  1. Parabéns pelas implementações. Agora estou enxergando a linha (tênue) que aparece na vertical antes da barra da direita. Estou fazendo este comentário de um desktop i5 com Windows 7 e Firefox 15.0.1.

    abs

Deixe um comentário: