Material sobre organogramas e fluxogramas

flowchart.png

Sei que elaborar organogramas e fluxogramas nunca foi o sonho de infância de ninguém, mas também não precisa ser um “bicho-de-sete-cabeças”. Infelizmente, observei que alguns alunos não compreenderam completamente o processo de elaboração.

Ainda bem que um deles pesquisou na internet e encontrou um material sobre diagramas de OSM que considerei muito interessante. O material foi obtido deste site, que contém mais material para alunos de Organização, Sistemas e Métodos.

Alternativamente, esse material pode beneficiar os alunos de Sistemas de Informações Contábeis em seus trabalhos da primeira unidade.

Fluxograma, Organograma, Funcionograma e QDT (153 kB).

154 comentários sobre “Material sobre organogramas e fluxogramas

  1. Eu posso ter uma assessoria de Direçao com o mesmo poder hierarquico de gerencia? e a linha puxo direto da direçao e posso deixar a figura na mesma posição da gerencia? Preciso usar nota explicativa ou outra cor para sinalizar? Obrigada

    • Maria do Rosário, se isso existe nessa organização, sugiro verificar se não há alguma coisa errada: uma assessoria (mesmo as assessorias de uma Direção) não deveria ter poder hierárquico (talvez poder funcional)…

      Com relação à linha, a assessoria deve estar horizontalmente ligada à linha que desce e não à própria Direção.

      Com relação à sinalização, a forma de ligação já a identifica como assessoria, não seria necessária nenhuma codificação por cor ou nota explicativa.

      • Muito obrigada.
        Qual a diferença entre poder hierarquico e poder funcional?
        Que nomenclatura poderíamos usar, pra nao utilizar assessoria.
        Uma função que tem os mesmos poderes de gerencia, mas que não se pode utilizar essa nomenclatura, mas que possui atribuições semelhantes, inclusive de decisão?

        • Maria, os termos mais adequados são “autoridade hierárquica” e “autoridade funcional”. “Poder” pode causar erros de interpretação (eu mesmo não observei isso na resposta).

          Com relação à diferença entre elas, podemos dizer que a autoridade hierárquica segue a estrutura hierárquica da empresa enquanto a autoridade funcional corresponde à autoridade estabelecida pela função exercida pelas unidades organizacionais, geralmente de caráter técnico. Por exemplo, uma assessoria jurídica de uma determinada organização não pode estabelecer metas para o setor de vendas, mas pode revisar, prestar consultoria ou determinar padrões para os contratos de venda usados por ele.

          Quanto à nomenclatura, depende muito da organização. Só adianto que é raro existir uma unidade organizacional com a mesma autoridade de outras classificadas diferentemente.

          Sugiro que dê uma olhada no material sobre organogramas disponível aqui no site ou consulte um dos seguintes livros:

Deixe um comentário: