Machinarium: bom, bem feito e barato!

Em maio, fiquei muito surpreso ao descobrir um pacote de jogos para Linux. Jogos para Linux existem muitos, qual a novidade?

Bem, esses jogos não eram jogos desenvolvidos para Windows adaptados para rodar no Linux, eram jogos desenvolvidos também para essa plataforma. A Wolfire Games criou um pacote, chamado The Humble Indie Bundle, composto de cinco jogos de raciocínio (World of Goo, Aquaria, Gish, Lugaru HD e Penumbra Overture) e o ofereceu por valor livre. Ou seja, o comprador definia o valor que desejava a pagar por um pacote de jogos que, separados, custariam cerca de 80 dólares.

humble_indie_bundle.jpg

Humble Indie Bundle: um ótimo pacote de jogos

A idéia dos desenvolvedores é que os piratas são minoria e não iriam comprar suas cópias mesmo. Segundo essa perspectiva, as cópias pirateadas corresponderiam a apenas um ínfimo percentual das cópias vendidas, tornando o esforço para coibi-las apenas custo desnecessário e freqüentes irritações dos clientes com problemas nos sistemas de validação de cópias.

Nas palavras dos próprios desenvolvedores:

Com a promoção Humble Indie Bundle, vimos que, quando tratamos jogadores como pessoas reais ao invés de criminosos, eles respondem da mesma forma. Qualquer um pode conseguir cinco jogos sem DRM [Digital Rights Management, um sistema de restrição de cópias] por alguns trocados e pirateá-los o quanto quiserem — nós não temos como saber ou impedir. Entretanto, apenas nos dois primeiros dias, tivemos mais de 40 mil contribuições com uma média de 8 dólares cada! Teríamos visto esse tipo de apoio se os jogos fossem adaptações de versões para console que só funcionassem conectados a um servidor DRM seguro? Nós nunca saberemos ao certo, mas eu duvido.

Tradução de um trecho do blog dos desenvolvedores.

O raciocínio parece correto, uma vez que a promoção encerrou no dia 15 de maio, mas arrecadou mais de um milhão de dólares (eu mesmo contribuí com quinze). O resultado foi tão bom que abriram o código de quatro dos jogos (Aquaria, Gish, Lugaru HD e Penumbra Overture) e ainda acrescentaram ao pacote um sexto jogo, Samorost 2, desenvolvido pela Amanita Design.

machinarium.jpg

Machinarium - inteligente e divertido!

Recentemente, descobri que a Amanita Design, além de colaborar doando o Samorost 2, está realizando uma promoção semelhante com outro jogo seu, o ótimo Machinarium. Vendido normalmente por 20 dólares, até o próximo dia 12, pode ser comprado por apenas 5 dólares. Já comprei a minha licença! O único porém é que, como comprei antes da promoção, paguei o preço normal…

Mas, tudo bem! Acredito que todos
devemos apoiar essas iniciativas para, além de aproveitar a oportunidade de adquirir bons jogos por preços baixos, demonstrar ao restante da indústria de jogos que deveria fazer o mesmo. É muito bom ver jogos de qualidade, multiplataforma (rodam normalmente em Windows, MacOS e Linux) e por um preço acessível, mesmo para nós, brasileiros.

Também é ótimo ver o Linux aparecendo entre as plataformas suportadas por jogos, para variar. Para nós, usuários Linux, essa campanha tem o dobro da importância, já que esse é mais um passo para uma maior aceitação do Linux como sistema operacional viável para o usuário comum, uma vez que a falta de jogos sempre foi um obstáculo difícil de contornar.

E aí? Está esperando o quê?

3 comentários sobre “Machinarium: bom, bem feito e barato!

  1. seu ******! fiquei chupando dedo…
    como você comprou? quando?

    porque aparece lá…

    The Humble Indie Bundle event is over! (5/15/10)

    *********!!

  2. Esta é uma das lacunas na minha “formação cultural” em TI: não consigo jogar nada que não seja xadrez ou sudoku em qualquer máquina! Mas quando me aposentar vou tentar com mais tempo.

    ab.

Deixe um comentário: