Firefox 3.5 em português no Ubuntu

firefox.png

A versão 3.5 do navegador Firefox foi lançada no último dia 30 de junho e, além de mais veloz que as anteriores, apresenta um modo de navegação privada semelhante ao apresentado no Google Chrome e nas versões 7 e 8 do Internet Explorer.

Essa versão está disponível no site oficial mas eu prefiro fazer instalação por meio de repositórios — é mais fácil e permite a atualização automática pelo sistema. Contudo, como ela ainda não está disponível nos repositórios oficiais, optei por usar temporariamente a versão disponível no Launchpad.

O pacote é instalado paralelamente à versão oficial dos repositórios, ficando disponível para todos os usuários. Adicionalmente, como a versão presente nos repositórios oficiais (atualmente 3.0.12), continua instalada, quando eles forem atualizados, a versão 3.5 e suas atualizações serão obtidas pelo próprio sistema operacional.

O primeiro passo é adicionar o repositório adequado à sua versão do Ubuntu, como orientado pelo Ubuntued. Para o Jaunty Jackalope (9.04), por exemplo, o repositório é:

deb http://ppa.launchpad.net/ubuntu-mozilla-security/ppa/ubuntu jaunty main

Já a chave pode ser instalada pelo terminal com o seguinte comando (digitado numa única linha):

sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com
af316e81a155146718a6fbd7a6dcf7707ebc211f && sudo aptitude update

Para outras versões, consulte o artigo original, bastante explicativo.

Em seguida, é feita a instalação da forma preferida:

  • por meio do aptURL;
  • por meio do Synaptic (menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic); ou
  • por meio do terminal, com o comando abaixo:
    sudo apt-get install firefox-3.5 firefox-3.5-gnome-support

O Firefox será instalado em inglês. Para traduzi-lo para português, basta instalar o plugin adequado. No caso do Jaunty, ele pode ser obtido aqui.

Usuários do Intrepid Ibex (8.10) e do Hardy Heron (8.04), entretanto, precisarão de alguns passos adicionais porque a versão disponível para eles é a 3.5.1pre. Basicamente, eles irão baixar o mesmo plugin mas, antes de instalá-lo, deverão abrir o arquivo e editar o arquivo install.rdf, como orientado por Hamacker.

É interessante editar os atalhos para o Firefox, alterando o comando firefox %u para firefox-3.5 %u. Também é possível alterar associação padrão, usando a opção Sistema > Preferências > Aplicativos preferenciais, como na figura abaixo:

aplicativos_preferenciais_shiretoko.jpg

Atenção: hoje foi descoberta uma falha crítica de segurança no compilador Javascript Just-in-time. Enquanto não surge uma correção oficial, é mais seguro desabilitar essa função:

  1. digite about:config na barra de endereços; e
  2. localize a linha javascript.options.jit.content; e
  3. altere seu valor para false com um duplo clique.

O Firefox ficará um pouco mais lento (semelhante à versão 3.0.12) mas, como é uma solução temporária, assim que uma correção for lançada, basta repetir o processo e alterar o valor para true.

1ª atualização: A falha de segurança citada acima foi corrigida na versão 3.5.1.
2ª atualização: Alterei o endereço do plugin de idioma para apontar para a versão mais recente.

Um comentário sobre “Firefox 3.5 em português no Ubuntu

Deixe um comentário: