Ferramentas para diagramas

flowchart.png

Em geral, aplicativos de escritório como editores de texto, planilhas de cálculo e programas de apresentação têm alguma capacidade de desenho vetorial, servindo para desenhar organogramas e fluxogramas simples. Assim, quem precisa de um organograma ou um fluxograma simples, pode inserir algumas formas e linhas e resolver seu problema em alguns minutos.

No entanto, à medida que aumenta a complexidade dos diagramas, o trabalho para representá-los usando ferramentas não especializadas também aumenta e, às vezes, parece que geometricamente. Aí entram ferramentas projetadas para este fim, como o Microsoft Visio ou o Dia, que facilitam a vida dos usuários.

O Visio é a melhor ferramenta de diagramas que conheço atualmente, mas é direcionado para a plataforma Windows e pode ficar caro para alguns usuários. O Dia, por outro lado, é multiplataforma e gratuito, mas é menos intuitivo.

Adicionalmente, têm surgido algumas ferramentas online que conjugam facilidade de uso, praticidade e, considerada a versão gratuita dos serviços, custo. Experimentei algumas delas:

drawanywhere.gif gliffy.gif
Interface amigável, mas um pouco lenta.
Permite até três diagramas simultâneos.
Parecido com o DrawAnywhere, mas com mais funcionalidades, inclusive o desenho de layouts.
Permite até cinco diagramas simultâneos.
flowchart.com.gif floorplanner.gif
O mais profissional, mas será gratuito apenas durante a fase de testes (beta). Voltado apenas para o desenho de layouts, mas o faz muito bem e ainda oferece interface em português.
Permite apenas um layout por vez.

No momento, continuo usando o Dia. Mas, considerando serviços online, minha preferência é pelo Gliffy. Agradeço outras indicações…

Um comentário sobre “Ferramentas para diagramas

  1. Esta ferramenta é muito mais que um fluxograma, acho que futuramente estará na sua lista: Taskflow Designer.

Deixe um comentário: