Exercício de arranjo físico (layout)

blueprint.jpg

Um pequeno exercício de fixação, para a aula Arranjo físico (layout), baseado em um exercício proposto no livro de Luís César Gonçalves de Araújo, e deve ser respondido em equipe.

Este exercício não tem uma “resposta certa”: os alunos têm liberdade para propor a solução que considerarem mais conveniente. O que importará durante a correção é a justificativa (baseada em argumentos da disciplina) para a solução apresentada.

Exercício de arranjo físico (layout) (130 KB).

Observação: As equipes devem ter, no máximo, cinco participantes.

51 comentários sobre “Exercício de arranjo físico (layout)

  1. Excelente atividade. Gostaria que tivesse uma sugestão (resposta) próxima ao arranjo ideal para esse exercício.
    Faço um também de instalações industriais (máquinas).
    Abraços.

  2. Prof. jl..
    Vou lecionar pela primeira vez O&M para contabilidade, e não sei como começar. Pesquisando por aqui achei seu site e acho que é o que quero. Se concordar envia-me contato. Que te direi a ementa, e a bibliografia que tenho…Se você se interessar para colaborar com um colega seu de profissão, fico grata.

    • Por favor também gostaria de receber mais sugestões da disciplina de OSM, pos tb leciono a mesma a pouco tempo.
      Gostaria de fazer novos contatos para nos ajudar e trocar mais informações.

      Alguém tem já o novo layout do exercicio de arranjo, queria trocar idéia

  3. Seu site e excelente, esta de parabens.
    Estou cursando Administração e meu professor pediu para fazer um trabalho de arranjo fisico sem sequer explicar sobre o assunto e consegui achar tudo que precisava em seu site,
    Parabens

  4. Opa, tudo bom ???bem, eu comecei a baixar alguns assuntos do site (muito bons) e eu tentei fazer o exercício de fixação…bem, eu não achei pelo menos, mas teria como ver as respostas para ver se a minha organização ficou boa ???
    abraço

    • Rafael, não há UMA solução correta para esse exercício. Na verdade, o que interessa mais é ver como são justificadas as sugestões feitas pela equipe: as justificativas devem ser baseadas nos ensinamentos dos livros e da aula.

      Ok?

  5. Olá Caro Professor
    Estou lecionando em um curso de Gestao Empresarial, coloquei essa atividade de layout para os alunos e eles chegaram numa solução favoravel, porem o "escaninho" nao souberam onde colocar. Acredito que no centro da sala fica numa posição boa. O que você acha?

    • No meio, ele fica mais acessível a todos. Mas nem todos o usam. Próximo ao funcionário que o usa, poupa deslocamentos e livra o meio da sala.
      Tudo vai depender da justificativa do aluno…

  6. Excelente o seu material sobre Arranjo Físico,mas eu gostaria de saber que programa você usa para fazê-lo?

    • Obrigado, Emanuelli.
      Quanto a programas, depende do que pretendo: no caso deste exercício, escaneei o exercício do livro e editei o desenho para obter os móveis usando o Gimp; uso também o Dia.

  7. ola!!!,eu pesquisei muito,e consegui algumas coisas,queria saber se tem como mandarem a resposta so pra ver se o meu ficou parecido muito grato

  8. Ola!!!!
    Gostaria de saber se o exercicio de Layout, tem alguma possível solução, ou não há uma resposta que seja a certa? Eu fiz e gostaria de comparar as respostas, pra ver como fui.
    Agradeço desde já.

    ADRY

  9. Caros adry e leo, não há uma solução correta para esse exercício visto que analistas de OSM diferentes darão sugestões diferentes. Claro que podem ser cometidos erros, mas aí é outra estória…

    O que interessa é ver como os alunos justificam as suas sugestões.

  10. Olá prof. José Luiz, irei lecionar como prof. substituta de OSM e Adm.da Produção, e gostaria que o senhor desse algumas dicas e se possível, me auxiliar em questões como materiais,
    etc.
    Agradeço a sua atenção..

  11. ola tudo bem? fiz este exercicio de arranjo fisico mas queria comparar as respostas vcs poderiam enviar para mim ? Agradeço !!!

  12. Gostaria de receber o gabarito da atividade bimestral Layout.

    <— dados removidos por questão de privacidade —>

    • Mario, como disse antes, não há uma resposta correta para esse exercício, visto que analistas de OSM diferentes darão sugestões diferentes.

      O que interessa é ver como os alunos justificam as suas sugestões, ok?

  13. Bom dia, estou estudando a materia de osm, e tenho um pouco de dificulda, achei interessante o site mas nao consigo abrir nenhum arquivo.Eu tenho que pagar para acessar os conteudos?Estou interessada, aguardo respostas.At

    Diene

    • No momento, não há material pago no site, peço apenas que sejam seguidos os Termos de uso. Provavelmente, você está tendo problemas com o tipo de arquivo baixado e o aplicativo usado.

      Que mensagem de erro você está recebendo?

      • Boa Tarde.
        Na verdade não consigo abrir os arquivos porque o meu computador está com virus. Mas achei muito interessante este site.Gostaria de saber a sua opiniao sobre o exercicio de arranjo fisico.

        At.

        Diene

    • Wanice, veja a resposta anterior sobre esse assunto, ok?

      […] não há uma solução correta para esse exercício visto que analistas de OSM diferentes darão sugestões diferentes. […]

      O que interessa é ver como os alunos justificam as suas sugestões.

  14. Sou formado em logística e os arranjos físico afeta diretamente o desempenho das empresas.
    Afeta diretamente a capacidade produtiva das organizações.
    Mas qualquer mudança necessita de um estudo detalhado uma vez que não existe uma melhor forma para um layout ou seja cada empresa necessita de adaptar seu arranjo físico de acordo com suas atividade desenvolvida por cada uma delas.
    Levando em consideração o sistema citado acima uma vez que trabalhamos com os dados disponível.
    A finalidade de um bom Layout tem como objetivo diminuir os trajetos desnecessários economizando tempo e dinheiro.
    Com essa finalidade organizamos o arranjo físico reposicionando as mesas e formando um fluxo para os documentos em forma de “U”.
    Onde as mesas ficaram em fila dupla.
    A mesa 1 inicia o processo não terá alteração assim como as de números 16 e 17.
    As restantes da esquerda para a direita será.
    A mesa 14,3 seguida pela mesa 4,5,6″7,10″ e 8 na outra fila a contar da ultima mesa 9,11,12 e 13.
    A mesa de Nº13 passa pela 14 e os documentos segue o fluxo 15,16 e 17.
    É muito importante lembra que esse modelo e fictícios voltado para estudar organização pois não corresponde com os sistemas tradicionais que visa a produtividade

    Marcos M2R2.

  15. Não estou conseguindo resolver esse exercício, por mis que ele esteja bem claro, gostaria que Você me mandasse, como ele fica feito no exercício, já distribuido!
    Obrigado…

  16. Olá professor, sou Instrutora de um curso profissionalizante, e na parte de organização de escritório abordo uma parte de OS&M para entrar em Layout. Gostaria de agradecer, pois encontrei esse site e me ajudou muito, gostaria de utilizar essa atividade referente o layout, com sua permissão.

    • Raylson, veja a resposta anterior sobre esse assunto, ok?

      […] não há uma solução correta para esse exercício visto que analistas de OSM diferentes darão sugestões diferentes. […]

      O que interessa é ver como os alunos justificam as suas sugestões.

    • Raylson, veja a resposta anterior sobre esse assunto, ok?

      […] não há uma solução correta para esse exercício visto que analistas de OSM diferentes darão sugestões diferentes. […]

      O que interessa é ver como os alunos justificam as suas sugestões.

  17. Bom dia José Luis,
    Excelente exercício…
    Posso replicar esse exercício para meus alunos?
    Desde já agradeço

Deixe um comentário: