20ª parte (de um total de 22) da série Introdução à Informática

Tenho observado, em meus alunos, uma demanda crescente por exercícios resolvidos em Excel. Principalmente com relação a problemas de folha de pagamento. Semestre passado, apresentei dois exercícios resolvidos em Excel, mas não foram suficientes.

Desta vez, aproveitei para complementar o assunto que iniciei em minha Apostila de Fórmulas de Excel. Fiz, para os alunos de Introdução à Informática, um misto de apostila com exercício resolvido passo-a-passo. :wink:

Estudo dirigido de fórmulas para planilhas de cálculo (187.38 kB)

Para aqueles que sentirem dificuldade, fiz também uma planilha de demonstração com todas as fórmulas funcionando:

Demonstração do estudo dirigido de fórmulas para planilhas de cálculo (13.5 kB)

Atualização: Acrescentada planilha demonstrando os cálculos.

Este trabalho, salvo expressamente indicado, está licenciado sob uma licença Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas. Termos e condições além do âmbito desta licença podem estar disponíveis em jlcarneiro.com.