Dicas para a carreira profissional

long_list_businessman.jpg

Junto com as tradicionais previsões e retrospectivas, no Ano-novo, é comum encontrarmos dicas para organizarmos nossa vida pessoal e profissional. Acho que o motivo para a repetição ano após ano é que as pessoas não colocam as dicas em prática.

Evaldo Simões publicou algumas dicas para a carreira profissional, bem interessantes, oriundas do IDG Now!

Eu discordei da seqüência das dicas. Então, segue minha versão light:

  1. Atualize seu currículo – Não apenas para mantê-lo pronto para envio, mas para fazer sempre uma comparação entre suas metas e realizações profissionais.
  2. Seja empreendedor – Você pode ser empreendedor trabalhando para os outros. Gerencie sua carreira como quem gerencia um negócio. Construa um plano de negócios: o produto é você.
  3. Avalie suas expectativas profissionais – Para atirar uma flecha, é necessário mirar um pouco acima do alvo, mas se for alto demais, vai errar do mesmo jeito. Estabeleça suas metas de acordo com sua capacidade e suas competências.
  4. Desenvolva
    seu marketing pessoal
    – Meu pai costuma dizer que Se você for um bom profissional, clientes virão até você, mesmo que seja no meio do mato. Mas para isso, eles precisam saber que você existe.
  5. Mantenha sua rede de contatos atualizada – Essa rede de contatos é o principal meio de divulgação de suas realizações. A propaganda boca-a-boca é mais eficiente que a tradicional. Além disso, ninguém gosta de quem faz propaganda de si mesmo.
  6. Informe-se sobre o que acontece no mundo dos negócios – O mundo é maior do que sua empresa. Existem outros desafios e outras técnicas para resolvê-los. Certamente, algumas são melhores que as que você conhece.
  7. Participe mais de eventos como seminários e congressos – São fonte de novidades profissionais e de negócios, além de meio para novos contatos profissionais. Ajuda a mudar paradigmas fortalecendo e renovando sua rede de contatos.
  8. Esteja aberto a mudanças – Ninguém gosta de mudanças, todos preferem ficar na sua “zona de conforto”. Porém, na vida, sobrevivem os melhor adaptados. Adapte-se.
  9. Cuide de sua saúde – Se você seguir a segunda dica e tratar sua carreira como um negócio cujo produto é você, cuide do seu produto. Você não irá render se estiver doente, cansado ou mal-alimentado.
  10. Procure manter equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal – Sua família é composta por pessoas que o amam e se preocupam com você. Não custa dar atenção a eles. Além disso, hoje, são mais valorizados aqueles profissionais que conseguem manter um bom desempenho profissional sem perder o controle de sua vida pessoal e familiar: mens sana e in corpore sano.

Um comentário sobre “Dicas para a carreira profissional

Deixe um comentário: