Departamentalização

org_chart.jpg

À medida que crescem, as organizações tornam-se mais complexas, precisando ser divididas em unidades menores para facilitar o gerenciamento.

Esse processo é normalmente chamado de departamentalização e consiste em agrupar atividades e os correspondentes recursos em unidades menores de acordo com um critério que permita uma melhor adequação da estrutura organizacional e sua dinâmica de ação.

Para os alunos de OSM, segue o material que uso na aula sobre departamentalização.

Departamentalização (124 KB).

7 comentários sobre “Departamentalização

  1. Olá.

    Sou acadêmico de administração da Ufam (Universidade Federal do Amazonas) e estou recolhendo material para a apresentação de um trabalho sobre dimensionamento (depertamentalização e hierarquização). Gostaria de saber se você tem disponível algum exemplo prático de dimensionamento para ilustrar a apresentação de modo a fixar as informações que serão passadas. Se a aplicação dos conceitos no exemplo for passo a passo ficarei bastante grato. E-mail para contato: < --- oculto --->.

    Atenciosamente,
    Paulo Victor.

  2. ola tbm,sou academico de administração faço o terceiro semestre do curso ,gostaria de pedir algumas dicas sobre departamentalização.
    vc poderia sugerir alguns temas bom sobre departamentalização para eu fazer o meu projeto de estagio.

    • Johnathan, você pode consultar meu livro Organização, Sistemas e Métodos, volume 2. O capítulo 8-técnicas de estruturação. que é o mesmo que departamentalização.

      Dei esse rótulo porque departamentalização passa a idéia que é criação de departamentos e não é. Estruturação é melhor porque passa a idéia que é uma técnica de estruturar unidades de trabalho, como setores, seçoes, gerenciais, divisões, departamentos etc) e não apenas departamentos, entendeu?

      Meu abraço, Luis Cesar (FGV)

  3. Seu material é de excelente qualidade, serviu de fonte de inspiração para minhas aulas. Obrigada. Parabens.

Deixe um comentário: