Como ser um funcionário melhor?

standout.jpg

Começo de ano, expectativas em alta, ótima hora para textos de motivação e para estabelecer objetivos na carreira.

Cada pessoa tem o seu conjunto próprio de características e nenhum funcionário é igual a outro. Por isso, não há uma “fórmula infalível” que transforme qualquer um em funcionário modelo. Mas algumas características são desejáveis na maioria das organizações, e é justamente essa a ideia contida nas dicas abaixo, publicadas originalmente na Inc., uma revista norte-americana de negócios, surgida em 1979.

Oito Qualidades dos Empregados Notáveis

Por Jeff Haden*

Grandes empregados são confiáveis, proativos, diligentes, grandes líderes e seguidores ainda melhores. Eles têm muitas qualidades que são fáceis de identificar, mas muito difíceis de encontrar.

Entretanto, existem alguns poucos que atingem o próximo estágio. Esses conseguem se destacar, mesmo entre os grandes, e possuem qualidades que, apesar de não aparecerem nas avaliações de desempenho, causam um grande impacto na performance.

Aqui estão oito qualidades dos empregados notáveis:

1. Eles não se limitam a desempenhar suas funções

Quanto menor a organização, mais importante é que os funcionários sejam capazes de pensar e agir de forma autônoma, adaptando-se rapidamente às mudanças de prioridades e façam o que for necessário, independentemente de sua função ou cargo, para que as coisas aconteçam. Quando o projeto de um cliente importante está em risco, empregados notáveis descobrem o problema e se oferecem para resolvê-lo, mesmo que não seja sua função.

2. Eles são excêntricos…

Os melhores empregados são normalmente um pouco diferentes: peculiares, algumas vezes irreverentes, sentem prazer em ser fora do comum. São levemente estranhos, mas de uma forma positiva. Personalidades atípicas movimentam as coisas, tornando o trabalho mais agradável e dando um toque de personalidade a um grupo sem graça. Pessoas que não têm medo de ser diferentes expandem as fronteiras e desafiam o status quo, geralmente surgindo com as melhores ideias.

3. …mas sabem quando se conter

Uma personalidade diferente é muito divertida… até tornar-se inconveniente. Quando surge um grande desafio ou a situação se torna estressante, os melhores empregados param de expressar suas individualidades e tratam de encaixar na equipe. Eles sabem quando brincar e quando ser sérios, quando ser irreverentes e quando se adaptar, quando desafiar e quando recuar. É um equilíbrio difícil de alcançar, mas existem uns poucos que conseguem andar nessa tênue linha com facilidade.

4. Eles elogiam em público…

Elogios vindos do chefe são bons. Elogios de um colega são ainda melhores, especialmente quando ele é digno de exemplo. Empregados notáveis reconhecem a contribuição dos outros, especialmente nos momentos em que o impacto de suas palavras é maior.

5. … e criticam em particular

É praxe que os problemas da equipe sejam levados ao chefe, mas há situações em que melhor resolvê-los em particular. Grandes empregados normalmente têm facilidade de tratar de assuntos controversos com a equipe porque sua performance os faz respeitados por todos. Eles costumam lidar com esses assuntos delicados de forma discreta, porque sabem que fazê-lo durante uma reunião poderia causar grandes problemas.

6. Eles falam quando os outros se calam

Algumas pessoas têm dificuldade em falar em reuniões. Algumas sentem dificuldade até mesmo para falar em particular. Certa vez, um empregado me perguntou sobre possíveis demissões. Depois da reunião, perguntei-lhe:
— Por que você perguntou aquilo? Você já sabe a resposta.
Ele respondeu:
— Sim, mas muitas pessoas não sabem e têm medo de perguntar. Pensei que seria melhor ouvirem a resposta diretamente de você.
Empregados notáveis têm uma capacidade inata de identificar dúvidas e preocupações ao seu redor e se prontificam a trazer esses assuntos à tona enquanto os outros hesitam.

7. Eles gostam de provar que os outros estão errados

A auto-motivação muitas vezes surge do desejo de provar que os outros estão errados. Um jovem sem diploma universitário ou uma mulher que ouviu não tinha potencial de liderança muitas vezes têm um desejo ardente de provar que os outros estão errados. Educação, inteligência, talento e habilidades são importantes, mas a motivação é fundamental. Empregados notáveis são movidos por algo mais profundo e mais pessoal do que apenas o desejo de fazer um bom trabalho.

8. Eles nunca estão satisfeitos

Algumas pessoas raramente ficam satisfeitas (digo isso de uma forma positiva) e estão constantemente mexendo com algo: refazendo um cronograma, ajustando um processo, aprimorando um fluxo de trabalho. Grandes empregados seguem processos. Empregados notáveis encontram maneiras de tornar esses processos ainda melhores, não apenas porque é sua função, mas simplesmente porque não conseguem resistir à tentação de fazê-lo.

* Palestrante e escritor (ghost writer) de administração e negócios, colunista da Inc. e da CBS.

Claro que cada um trilhará o seu próprio caminho, e será necessária uma boa dose de esforço, mas não faz mal ter uma “ajudinha profissional”, não é? Apresentar todas as qualidades acima simultaneamente não é para qualquer um…

Eu já tive alguns colegas que eram bons empregados, apresentando uma ou duas das qualidades acima. Conheci também uns poucos que eram ótimos empregados, esses apresentavam quase todas as qualidades acima. Agora, colegas que sejam empregados notáveis… Acho que conheço apenas um… Talvez dois!

4 comentários sobre “Como ser um funcionário melhor?

    • Hellen, essa é uma pergunta difícil. Principalmente porque não tenho certeza se entendi sua dúvida: depende do que você chama de “pessoa sem iniciativa”.

      Eu considero que não ter iniciativa é cumprir suas obrigações, mas não fazer algo que não foi solicitado… Não correr aquele “quilômetro a mais”, entendeu?

      Aqui no site tem alguns textos que podem ajudá-la a entender melhor:

      Portanto, na minha opinião, uma pessoa sem iniciativa pode, sim, fazer algo. Só não espere que ela supere suas expectativas, entendeu?

Deixe um comentário: