Como mesclar e dividir arquivos PDF?

road_runner_2.gif

Às vezes, é necessário dividir ou mesclar arquivos PDF contendo os documentos digitalizados. Para uso pessoal, uso o pdftk e estou bastante satisfeito: é simples e rápido. Porém, por ser um programa de linha de comando, costuma ser um pouco assustador para a maioria dos usuários onde trabalho.

Eu costumava usar e recomendar o PDF Split and Merge, em virtude de sua interface gráfica em português. Os usuários, porém, mesmo assim sentiam alguma dificuldade. Contudo, hoje eu descobri uma interface gráfica para o pdftk no Windows: o PDFTK Builder.

Sua interface, apesar de ainda em inglês, é baseada em abas tornando intuitivo o uso das funções do pdftk. Na maioria das vezes, será usada a aba Collate, por meio da qual geram-se novos arquivos PDF a partir de trechos de arquivos existentes. Nessa aba também são definidas senhas de acesso e o bloqueio de algumas funcionalidades do novo arquivo, como impressão ou cópia de texto. É possível ainda adicionar marcas d’água e rotacionar páginas, para facilitar a exibição de tabelas ou gráficos, por exemplo. Rápido, prático e pequeno: gostei!

O autor do programa sugere ainda um leitor de PDF que permite o acréscimo de anotações, comentários e destaques de texto a um arquivo PDF, muito útil para revisões. O programa é denominado PDF-XChange Viewer e, coincidentemente, foi recomendado num artigo de ontem do TecnoSapiens.

Eu uso, e recomendo, o Foxit Reader para a plataforma Windows, mas como ele, até onde eu sabia, acrescentava uma propaganda aos arquivos PDF com comentários, fui verificar se havia alguma versão nova para enfrentar o novo concorrente: descobri uma nova versão (3.0) que, até onde pude observar, faz tudo que o PDF-XChange Viewer em menos de 4MB!

A tradução para o português ainda está incompleta, mas creio que é apenas questão de tempo consertarem isso…

8 comentários sobre “Como mesclar e dividir arquivos PDF?

  1. Muito bacana este seu post. E justo agora quando preciso dividir um arquivo pdf de mais de 10 Mb em dois, ou três…
    É o que eu te digo, os espaços de publicação na grande rede (nome que uso genericamente para os blogs, sites, sítios e cercanias da Internet) têm características próprias, mesmo dentro de uma mesma “categoria” como os blogs. Uns publicam mais
    como eu (cópia ou re-cópia, posts próprios ou misturados), outros publicam menos como você (post sempre, ou quase-sempre de conteúdo próprio).
    Já baixei os dois sw, vou instalar em seguida.

    valeu !

  2. No programa PDFTK Builder não encontrei uma opção para repartir em “n” arquivos, fiz um teste usando a opção SPLIT e o sw repartiu um arquivo de 10 Mb em 238 arquivos de cento e poucos K…

    No programa Foxit Reader a opção de SPLIT vem acima, mas é um link para uma página na Internet e pelo que vi é para adquirir a versão full…

    Outra dúvida: no Foxit Reader encontrei uma opção para se inserir um “bookmark”, é ali onde se colocam os comentários?

    • De fato, o PDFTK Builder não oferece essa opção: uma pena!

      A opção split causa certa confusão porque não divide o arquivo como o nome sugere, reproduz a função burst do pdftk, “explodindo” o arquivo e gerando um novo arquivo para cada página.

      Quanto ao Foxit Reader, ele não faz divisões e uniões de arquivos PDF. Mas, como apresenta propagandas no canto superior direito, creio que você terminou clicando em uma delas…

      A função bookmark é para marcar páginas, os comentários são adicionados por meio da opção Tools > Commenting Tools > Note Tool.

  3. Beleza de dicas estas.

    Agora um “puxão de orelhas” do amigo mais velho: não fique preocupado com a frequência de postagem.

    Quando você diz que quando resolver uns ‘previstos e imprevistos’, aumentar a freqüência de postagem aqui para tentar chegar perto do ZÉducando, eu repito o que disse no primeiro comentário a este excelente post:

    os espaços de publicação na grande rede têm características próprias, … Uns publicam mais como eu (cópia ou re-cópia, posts próprios ou misturados), outros publicam menos como você (post sempre, ou quase-sempre de conteúdo próprio), mas de qualidade, cuidado, bem superior.

    veja o post que colocoquei hoje no ZEducando, A CAL E O SAL, pura correria, “escaneei” nas pressas a piada, e coloquei só porque hoje é sexta!

Deixe um comentário: