Como instalar o Receitanet 2009

receitanet_logo.jpgO prazo para entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física 2009, a popular IRPF2009, acaba na próxima quinta-feira (30 de abril) e eu, vergonhosamente, ainda não fiz preenchi a minha…

Desde 2005, a Receita Federal vem tentando atender à demanda por um programa único que seja executado sem problemas nos sistemas operacionais mais usados: Windows, Linux e MacOS. Após quatro anos oferecendo duas versões simultaneamente, uma para Windows e para os demais sistemas, esse ano há apenas uma versão multiplataforma desenvolvida em Java.

Enquanto antigamente os contribuintes mais desconfiados (ou que encontrassem problemas) poderiam recorrer à já familiar versão Windows, esse ano terão que se acostumar com a versão Java. Mas podem ficar tranqüilos: ela está bastante estável. Claro que ainda há pontos a melhorar, como a redação da página de fornecimento do programa:

  • a exigência da Máquina Virtual Java (JVM) deveria ser melhorada e o link para o site da Sun deveria apontar para a página de detecção da versão instalada e não para a página de download manual;
  • para facilitar para os contribuintes, há pacotes específicos para cada um dos sistemas operacionais mais populares, mas eles são apresentados como se fossem programas diferentes (Selecione o programa de acordo com o sistema operacional, faça o download e o instale). Talvez fosse o caso de explicar sucintamente que o processo de instalação é diferente em cada sistema operacional, e apresentar várias seções com o pacote e as orientações adequadas; e
  • uma vez que o programa Receitanet é necessário para transmitir a declaração, deveria haver um link para obtê-lo (creio que o módulo de transmissão deveria ser incluído no próprio programa de IRPF, mas isso é assunto para outro artigo).

O processo de instalação é simples: tirando a possível necessidade instalar a máquina Java, usuários Windows não devem sentir muita diferença.

Para usuários Linux como eu, basta baixar os pacotes de instalação, dar-lhes permissão de execução e executá-los com os quatro comandos abaixo:

chmod +x IRPF2009linuxv1.0.bin
./IRPF2009linuxv1.0.bin
chmod +x ReceitanetJava2009.01a_setup_linux.bin
./ReceitanetJava2009.01a_setup_linux.bin

Infelizmente, precisei usar a linha de comando, para facilitar para os contribuintes, deveria ser pela interface gráfica…

O programa de declaração foi instalado sem problemas (exceto umas estranhas piscadas de tela ao acrescentar o atalho na área de trabalho). O Receitanet, por outro lado, exibiu a seguinte mensagem:

Procurando Java(tm) Virtual Machine…
…………………………The wizard cannot continue because of the following error: could not load wizard specified in /wizard.inf (104)

Descobri, no Ubuntu Dicas, que essa mensagem é exibida quando há mais de uma JVM instalada no computador (curiosamente, o IRPF não apresentou erro algum) e que isso pode ser resolvido de três formas:

  1. definindo a JVM da Sun como padrão, por meio do comando: update-alternatives --config java;
  2. definindo a variável de ambiente que aponta para a JVM da Sun, digitando o comando JAVA_HOME=/caminho/do/diretorio/java antes do comando de instalação do Receitanet; ou
  3. acrescentando, ao final do comando de instalação do Receitanet, o caminho para a JVM da Sun, com o parâmetro: -is:javahome /caminho/da/JVM.

Usando a terceira opção os comandos necessários para instalar o Receitanet na minha máquina (usando a JVM 1.6.0.10) foram:

chmod +x ReceitanetJava2009.01a_setup_linux.bin
./ReceitanetJava2009.01a_setup_linux.bin -is:javahome /usr/lib/jvm/java-6-sun-1.6.0.10/jre/

Agora vou dormir um pouco. Ainda tenho que preencher a declaração amanhã…

Deixe um comentário: