Como instalar drivers não assinados digitalmente

mswindows-100x100.pngSemana passada, precisamos instalar um scanner em alguns equipamentos rodando Windows XP no trabalho e não conseguimos porque o driver não havia passado no teste de compatibilidade com o Windows XP. Há um programa de compatibilidade de drivers com Windows e a intenção é evitar a instalação de drivers falsos ou que comprometam a segurança do sistema.

assinatura_driver_bloqueio.png assinatura_driver_falha_na_instalacao.png

É correto impedir a instalação indiscriminada de programas que possam comprometer a segurança do sistema, mas deve haver uma forma de contornar esse bloqueio para quando o programa ou driver for sabidamente autêntico e estável. Normalmente, é exibido um aviso e pode-se optar pelo prosseguimento da instalação:

assinatura_driver_aviso.png

A configuração das máquinas estava errada, rígida demais. Como corrigir isso?

No caso do Windows 2000 e do Windows XP, basta configurar o sistema para solicitar uma confirmação quando um driver não for assinado:

  1. clique com o botão da direita em Meu computador;
  2. clique na opção Propriedades;
  3. clique na opção Assinatura de driver, na aba Hardware; e
  4. selecione a opção Avisar – sempre me pedir para escolher uma ação.

Quanto ao Windows Vista e o Windows 7, o procedimento é mais complexo, com alguns métodos não funcionando em algumas versões do Windows (Home Basic e Home Premium) e outros não funcionando após as últimas atualizações. Segundo o blog EnterNauta, há um programa que contorna esses problemas, mas ainda não pude testá-lo.

Assim que fizer uns testes, publico o resultado aqui.

7 comentários sobre “Como instalar drivers não assinados digitalmente

  1. quando eu clico no avisar e do ok ele voltar para o ignorar sabe de algo que posso fazer para contornar esse problema???

  2. Mesmo com as opções marcadas, o windowns não me dá opção de instalar esses drivers…ele simplesmente diz que não irá instalar o programa, o que posso fazer? uso o windowns xp

Deixe um comentário: