Como inserir imagens no corpo do e-mail?

dicas.jpg

As ferramentas de e-mail online (webmail) oferecem cada vez mais espaço de armazenamento, permitindo que os usuários tenham acesso às suas mensagens antigas sempre que acessarem a internet. Entretanto, dentre as vantagens de usar programas clientes de e-mail (como o Outlook Express e o Thunderbird) está a maior versatilidade na formatação das mensagens enviadas.

Todos os webmail permitem enviar imagens como anexos. Porém, quando a imagem é referenciada na mensagem ou quando a imagem deve ser vista imediatamente, caso de logotipos e peças de propaganda, essa forma de envio quebra o ritmo da leitura, tornando-a pouco natural. Infelizmente, inserir imagens no corpo da mensagem usando webmail não é tão intuitivo quando deveria ser.

Aproveitando que minha irmã fez essa pergunta, verifiquei como realizar esse procedimento nos três maiores webmails atualmente: Yahoo! Mail, Hotmail e Gmail.

Em primeiro lugar, certifique-se que está escrevendo o e-mail no formato HTML ou Rich Text Format. A maioria dos webmails de hoje oferece esse formato como padrão. Basta verificar se há uma barra com botões para negrito, itálico, sublinhado e outras opções formatação básicas na hora de escrever o e-mail.

email_rtf.png

Barras de formatação nos e-mails HTML

Ao contrário das imagens anexadas, as imagens exibidas diretamente no corpo da mensagem precisam estar hospedadas na internet. Se a imagem não estiver na internet, será necessário hospedá-la em algum lugar. Pode ser em um blog, em uma página pessoal ou em um serviço gratuito de hospedagem de imagens.

imageshack.jpgExistem diversos serviços gratuitos de hospedagem de imagens (como Photobucket, TinyPic, Flickr e Picasa, por exemplo), mas recomendo o ImageShack porque é fácil de usar, dispensa registro, oferece redimensionamento de figuras e tem interface em português.

Agora que a figura está disponível na internet, basta arrastá-la com o mouse até a janela do e-mail ou selecioná-la e copiá-la (com o botão direito do mouse ou usando as teclas Ctrl+C). Em seguida, colá-la na janela do e-mail (novamente com o botão direito do mouse ou usando as teclas Ctrl+V).

O Gmail oferece ainda a opção de carregar a figura diretamente do computador do usuário, dispensando os serviços de hospedagem. Para ativá-la, basta ir ao menu Configurações e, na aba Labs, ativar a opção Inserção de imagens. Será exibido um novo botão na barra de ferramentas que automatizará o processo.

Como observado em um comentário abaixo, a nova interface do Gmail dispensa a ativação na aba Labs para o envio da imagem diretamente do computador do usuário. Basta passar o mouse sobre o ícone de um clipe e será exibida a opção de inserir uma imagem enviada a partir do computador local.

gmail_insert_photos.png

A nova interface do Yahoo! Mail trouxe algumas mudanças: não estou mais conseguindo arrastar a imagem com o mouse até a janela do e-mail. No momento, parece que a única maneira de inserir uma imagem no Yahoo! Mail é usando o “copiar e colar” (Ctrl+C e Ctrl+V).

No fim, até que não foi complicado, não é? :wink:

78 comentários sobre “Como inserir imagens no corpo do e-mail?

  1. Amigo tudo bem, gostaria de entender uma situação, como que retira uma imagem de um site completo para o corpo hotmail.
    O meu site é esse maximosgames.6te.net, já até colei apareceu tudo certo mais quando é enviado para outra pessoa fica todo desorganizado. Já tem bastante tempo que não consigo resolver esse problema. Você poderia ajudar-me. Agradeço pela atenção.

  2. :ok: NOOOOSSA MUITO SHOOOW!
    Estava precisando muito dessa informação e consegui fazer exatamente oque eu queria no email graças a você! Segui os passos e deu certíssimo! Valeu mesmo!

  3. Eu colo a imagem no corpo do email (copiando e colando), ja testei tanto com formato de texto html e rich text, mas as pessoas que recebem nao conseguem visualizar…e depois que eu mando, quando vou abrir novamente o email que mandei com a imagem, a mesma nao aparece mais,…so aparece um quadradinho cinza bem pequeninino…???

    • miriam,

      É porque, na maioria das ferramentas de e-mail online, a imagem colada não é inserida no texto, é apenas referenciada:

      Ao contrário das imagens anexadas, as imagens exibidas diretamente no corpo da mensagem precisam estar hospedadas na internet. Se a imagem não estiver na internet, será necessário hospedá-las em algum lugar. Pode ser em um blog, em uma página pessoal ou em um serviço gratuito de hospedagem de imagens.

      Dê uma olhada na metade final do texto (próximo da figura do ImageShack) que você deve conseguir.

      • mas a imagem esta na internet. meus amigos fizeram teste com a mesma imagem e mandaram pra mim do mesmo jeito que eu faço, e eu visualizei normal. so quando eu mando nao da certo.

        • Desculpe-me, miriam, então não sei dizer o que está acontecendo… E remotamente fica mais difícil ainda, teria que olhar seu computador.

          Não tem como pedir auxílio a alguém próximo a você que tenha mais experiência com informática?

  4. Elogiar sua publicação seria como “chover no molhado”, mas eu faço questão de agradecer, ajudou bastante.

    Muito Obrigado!

    Nelson :ok:

  5. Nossa muito boa a sua dica valeu…

    mais eu fiz uma propaganda no corel e qdo vou hospedar a imagem no site q vc indicou da erro pois diz q a imagem é grande…

    me ajude

    obrigada

  6. Nossa, Obrigada demais.
    Eu coloquei a foto no Imageshack e deu certo, mas a qualidade da imagem é mto ruim…
    Sabe como eu faço para resolver isso?!
    Abraço

    • De nada, Marília. Seja bem-vinda!

      Com relação à qualidade da imagem, pode ser que a imagem original seja pequena, assim como é possível que você tenha escolhido um tamanho pequeno dentre os oferecidos pela Imageshack. É difícil responder sem mais detalhes.

      Experimente clicar na imagem e, quando ela aparecer em tamanho natural, copie e cole no seu e-mail como expliquei no post. Ok?

  7. Olá boa noite!!!!! Muito obrigado dica muito legal, eu já uso Gmail há tempão e nunca consegui inserir imagem no corpo do texto. Bem legal mesmo parabéns!!!!!

  8. Para o gmail é mais fácil, agora a dica funcionou maneiro no hotmail isso que tava complicado de conseguir.
    Obrigado !!!

  9. Gostaria de saber como passo uma imagem usando o google chrome?
    Pois já tentei de vária forma e não consigo.

    • Sandra, na verdade o que determina suas ações é o webmail usado (Hotmail, Yahoo!, Gmail, etc.) e não o navegador.

      As instruções contidas no post devem funcionar sem problema em qualquer navegador que você use. Já testei no Firefox e, mais recentemente, no Chrome e funcionaram tranquilamente.

      Você pode descrever a dificuldade que enfrentou?

  10. José Luis, eu não estou conseguindo de jeito nenhum. Onde eu copio e colo o link da imagem?
    Se colo no corpo do e-mail, chega simplesmente a página de hospedagem e não a imagem, como eu gostaria.

    aguardo contato.

    obrigada

    • Cristina, você não vai usar o link da imagem.

      Após hospedar a imagem em algum serviço (de preferência gratuito), você irá visualizar a imagem por aquele serviço e, ou arrastá-la para a janela do webmail, ou selecioná-la e, usando Ctrl+C e Ctrl+V, copiá-la e colá-la na mensagem.

      Ah! Lembre-se de usar um serviço que esteja acessível para o destinatário! Se você mandar uma imagem para alguém no trabalho e, lá, o acesso ao serviço de imagem escolhido (p. ex. o ImageShack) for bloqueado, o destinatário não conseguirá ver a imagem. Ok?

  11. uau!!!!! foi batata! com a hospedagem da figuea no picasa não deu certo.. mas no shakkkkkkkkkkk… um blast! Obrigada!

  12. Para anexar no hotmail fiz da seguinte maneira e deu certo: vá ao site http://www.imageshack.us faça upload da imagem que quer colocar no email (se precisar se cadastrar é rápido) depois do upload da imagem o site te dará os códigos da mesma. uma das opções é o código HTML. Copie e cole este código no texto do hotmail, mas antes vá até opção seta do lado richtext no hotmail e coloque a opção editar html. Selecionado então cole o código gerado, após coloque novamente o hotmail na opção richtext e verá a imagem aparecer no corpo do hotmail.

  13. José, estou com uma grande duvida, eu trabalho em uma agencia de marketing e criei um email no outlook com caixas de textos e imagens, para enviar a um cliente, o email é tipo um informativo da marca dele, que ele mesmo vai atualizar e mandar.. quando visualizo no outlook fica perfeito, mas quando mando para outro email fica tudo bagunçado…só abre bem no outlook…vc sabe como me ajudar?
    Ja estou ficando desesperado, meu chefe ta me cobrando isso!!
    Abraços.

    • Igor, em primeiro lugar, desculpe-me pela demora em responder. Nos últimos dias, o site enfrentou várias dificuldades decorrentes da mudança de provedor de hospedagem.

      Respondendo à sua dúvida, vou supor que você se refere ao serviço de webmail da Microsoft. Apesar de não usá-lo, as orientações referentes à exibição de imagens no Hotmail devem servir.

      Por outro lado, se o problema é na formatação das caixas de texto e das imagens, pode ser que o webmail dele interprete e exiba a formatação do Outlook de forma diferente.

      Apesar de chato, isso é normal. Para mandar documentos com formatação mais complexa, sugiro que gere um PDF (uma boa sugestão é montar o documento no LibreOffice e exportá-lo com PDF) e o envie como anexo.

  14. Obrigado, José Luiz! Parabéns! Primeira vez que encontro na internet uma dica, um favor, um benefício,… sem depreciação, contestação ou críticas. Quero continuar recebendo suas dicas, irmão.

    • Rui, para alterar o texto de um e-mail recebido, eu teria que reenviá-lo, o que deixaria clara a alteração.

      É claro que há formas de falsificar o envio de um e-mail, mas não há formas simples de contornar casos de má fé.

      Pode deixar mais claro o que você deseja?

  15. Bom dia, minha dúvida é sobre a colagem de imagens no corpo do texto do Gmail… apliquei as idéias postadas na net inclusive tentei localizar no LABS do gmail o programinha que facilitaria esta inserção… mas me parece que com o novo gmail não consigo colar a imagem… não possui mais também na barra o botão de inserção…. tens alguma idéia? a propósito parabéns pela iniciativa.

    • Rafael,

      De fato, o “novo Gmail” dispensa a ativação de uma função no Labs. Na verdade, ficou até mais simples:

      • a função de copiar e colar continua valendo, basta copiar (uma imagem online) e colar no corpo da mensagem;
      • é possível inserir uma imagem diretamente da máquina local, passe o mouse sobre o botão de anexar arquivos (um clipe) e, em meio a um conjunto adicional de botões, será exibido o ícone de uma máquina fotográfica, clicando nele, serão oferecidas as opções de inserir uma imagem online por meio do seu endereço ou de enviar uma imagem do computador local.

      Teste e me informe o resultado. Ok?

  16. já fiz e deu certo no meu caso é o logotipo da empresa, como faz para ficar somente a imagem sem (link). Se eu, ou a pessoa clicar em cima da imagem cai no site onde a foto esta hospedada ..

    • Ana,

      Provavelmente, onde está hospedada, a foto é exibida com o link e, quando você a inseriu no e-mail, o link “veio junto”.

      Eu não sei serviço de hospedagem você usou, mas sugiro:

      • ver se ele não há uma opção em que a foto está sem o link e copiá-la de lá; ou
      • usar um outro site.
  17. o meu pc é windows starter eu não consigo colar meu curriculum no corpo do email,como fazer ,já escrevi até o curriculum direto no corpo do email ,mas quando eu mando sai tudo bagunçado no outro email,não ficam as letras : Ç,Í,ÃO e fica todo bagunçado vê se você me ajuda,eu preciso mandar no corpo do email

      • muito obrigado José Luis,por ter me respondido,o problema é que as firmas não estão querendo mais curriculos anexados,dizem que pode conter vírus,e querem no corpo do email ,mas será que todos os curriculos saem bagunçados ao colar,ou é só os meus ,ou melhor no windows starter,será que não tem algum programa que resolva isso?

        • Afonso, então seria o caso de colar o currículo e corrigi-lo, ou reescrevê-lo diretamente no e-mail, formatando-o no processo.

          Vai dar trabalho, eu sei. Mas a boa notícia é que, depois de concluído, basta encaminhá-lo sempre que for necessário. A formatação não deve ser alterada.

          • José Luis,eu já escrevi no email,eu já colei e corrigi e mandei para o meu próprio email e saiu tudo bagunçado ,faltando letras ,com bastante espaço entre as palavras tá cruel eu salvo no rascunho,mas quando abro tá tudo diferente.
            muito obrigado tá difícil né

  18. José Luis,valeu, só agora eu consegui inserir a foto.
    sua explicação foi de maneira simples e eficiente.

    Saúde e paz.

  19. Estou aprimorando minha empresa e gostaria de mandar emails com meu logo no fundo da pagina,de forma que possa escrever em cima da imagem,como faço? Ja fiz tudo o que os sites orientam,mas nada sai como quero. Me ajude por favor

    • Rosangela, o problema é que você quer colocar a figura como marca d’água para o seu e-mail (ficando como um papel de carta e escrevendo por cima dela).

      A maioria dos webmails (pelo menos os que eu conheço) não permite isso a não ser usando as imagens fornecidas por eles. Sinto muito.

  20. Cara, preciso de ajuda.

    Eu fiz uma imagem para enviar como email marketing… só a Imagem, aí no illustrator fiz ela grande para abrir grande no email. Sò que quando eu envio pelo Gmail para outro email ela fica TERRIVELMENTE pequena.

    pq isso acontece?

    Aguardo resposta.

    Se possível, me avise por email. Grato

    • Fernando, com as informações que você passou, é difícil responder. Pode me responder duas perguntas?

      1. Quais as dimensões da figura exportada pelo Illustrator (em pixels)?
      2. Você a anexou no Gmail ou você a inseriu no texto como descrito no artigo?
      • oi eu amei, mas…. porque a minha publicidade sai pequena, fiz a arte no corel exportei em jpeg e fiz o upload pelo imageshack 800×600, eu copio e depois colo no corpo do email(yahoo), diz o que estou fazendo de errado.

  21. Tenho conta no gmail e usei o imageshack para gerar o link, anexei ao gmail acionando: configurações / Assinatura…só que quando envio para os meus contatos a imagem não aparece de cara antes aparece uma mensagem dizendo que talvez o conteúdo não seja seguro dai as pessoas acabam não abrindo o que acontece.

    • Ricardo, normalmente essa mensagem sobre a segurança do conteúdo normalmente decorre de uma página (no caso, a mensagem) aberta em um ambiente seguro (protocolo https) com partes (no caso, a imagem) hospedadas em um ambiente não-seguro (procotolo http).

      Veja se consegue anexar a mensagem usando a funcionalidade de anexação a partir do seu computador, incluída na nova interface. Veja um exemplo no fim do artigo.

Deixe um comentário: