Como inserir imagens no corpo do e-mail?

dicas.jpg

As ferramentas de e-mail online (webmail) oferecem cada vez mais espaço de armazenamento, permitindo que os usuários tenham acesso às suas mensagens antigas sempre que acessarem a internet. Entretanto, dentre as vantagens de usar programas clientes de e-mail (como o Outlook Express e o Thunderbird) está a maior versatilidade na formatação das mensagens enviadas.

Todos os webmail permitem enviar imagens como anexos. Porém, quando a imagem é referenciada na mensagem ou quando a imagem deve ser vista imediatamente, caso de logotipos e peças de propaganda, essa forma de envio quebra o ritmo da leitura, tornando-a pouco natural. Infelizmente, inserir imagens no corpo da mensagem usando webmail não é tão intuitivo quando deveria ser.

Aproveitando que minha irmã fez essa pergunta, verifiquei como realizar esse procedimento nos três maiores webmails atualmente: Yahoo! Mail, Hotmail e Gmail.

Em primeiro lugar, certifique-se que está escrevendo o e-mail no formato HTML ou Rich Text Format. A maioria dos webmails de hoje oferece esse formato como padrão. Basta verificar se há uma barra com botões para negrito, itálico, sublinhado e outras opções formatação básicas na hora de escrever o e-mail.

email_rtf.png

Barras de formatação nos e-mails HTML

Ao contrário das imagens anexadas, as imagens exibidas diretamente no corpo da mensagem precisam estar hospedadas na internet. Se a imagem não estiver na internet, será necessário hospedá-la em algum lugar. Pode ser em um blog, em uma página pessoal ou em um serviço gratuito de hospedagem de imagens.

imageshack.jpgExistem diversos serviços gratuitos de hospedagem de imagens (como Photobucket, TinyPic, Flickr e Picasa, por exemplo), mas recomendo o ImageShack porque é fácil de usar, dispensa registro, oferece redimensionamento de figuras e tem interface em português.

Agora que a figura está disponível na internet, basta arrastá-la com o mouse até a janela do e-mail ou selecioná-la e copiá-la (com o botão direito do mouse ou usando as teclas Ctrl+C). Em seguida, colá-la na janela do e-mail (novamente com o botão direito do mouse ou usando as teclas Ctrl+V).

O Gmail oferece ainda a opção de carregar a figura diretamente do computador do usuário, dispensando os serviços de hospedagem. Para ativá-la, basta ir ao menu Configurações e, na aba Labs, ativar a opção Inserção de imagens. Será exibido um novo botão na barra de ferramentas que automatizará o processo.

Como observado em um comentário abaixo, a nova interface do Gmail dispensa a ativação na aba Labs para o envio da imagem diretamente do computador do usuário. Basta passar o mouse sobre o ícone de um clipe e será exibida a opção de inserir uma imagem enviada a partir do computador local.

gmail_insert_photos.png

A nova interface do Yahoo! Mail trouxe algumas mudanças: não estou mais conseguindo arrastar a imagem com o mouse até a janela do e-mail. No momento, parece que a única maneira de inserir uma imagem no Yahoo! Mail é usando o “copiar e colar” (Ctrl+C e Ctrl+V).

No fim, até que não foi complicado, não é? :wink:

83 comentários sobre “Como inserir imagens no corpo do e-mail?

  1. Boa Noite Pessoal.

    Estou com problema no Outlook 2013. De uma hora para outra ele parou de exibir figuras no corpo do email, inclusive na assinatura. Será que alguem consegue me ajudar?

    Agradeço antecipadamente

    Abs,

Deixe um comentário: