Como funciona o MSN?

mundoestranho_2006_11Encontrei, na revista Mundo Estranho de novembro/2006 (ed. 57), um infográfico bastante didático sobre o funcionamento do MSN e outros programas de mensagem instantânea. Não encontrei a edição na internet A reportagem não está disponível online e não tenho scanner. Então, terei que me contentar com a reprodução parcial deste bom trabalho. Mas vale a pena conferir o original!

Como funciona o MSN?

Por Tiago Jokura

Não só o MSN – ou sua nova versão, o Windows Live Messenger – mas qualquer programa de mensagem instantânea como o Yahoo! Messenger, ICQ e similares) funcionam como uma sala de bate-papo privativa, conectando dois ou mais micros. Quem gerencia essas salas, passando as mensagens de uma pessoa para a outra, é um servidor, disponibilizado pelo fabricante do programa que você estiver usando – no caso do MSN, a Microsoft.

  1. Quando você digita seu endereço eletrônico e sua senha, essas informações são enviadas para um servidor de notificação que armazena seus dados pessoais, inclusive sua lista de amigos e sua foto. Há vários desses servidores (questões de performance) e seus dados ficam espelhados em alguns deles. Quando você se loga, um deles se conecta ao seu micro.
  2. Cada programa de mensagens instantâneas tem uma linguagem (protocolo) própria para conversar com os servidores. Por isso, quem usa MSN não pode se comunicar com quem usa o ICQ, por exemplo. Hoje, já existem softwares multiprotocolo, como o Meebo (meebo.com), o Trillian (ceruleanstudios.com) e o Gaim (gaim.sourceforge.net), que exibem suas listas de amigos de diferentes redes (protocolos) numa mesma tela.
  3. Já conectado, você clica no nome de um amigo. O servidor de notificação localiza o computador onde está seu colega e estabelece o contato, usando um outro servidor, o switchboard, para mediar a conversa. Se você conversar com três pessoas, três diferentes switchboards serão usados.
  4. Mensagens, emoticons e arquivos que você manda para seu amigo passam pelo switchboard, mas não ficam armazenados nele. Mas, se você quiser, dá para arquivar as conversas no seu micro. A memória do switchboard teria que ser gigantesca para armazenar todos os bate-papos diários.
  5. Fim de papo: você se despede e fecha a janelinha de conversa, o que o desconecta do switchboard. Mas você continua conectado ao servidor de notificação (para permitir que outros o encontrem). Quando você fecha o programa, é cortado o cordão umbilical que o conectava ao servidor. Neste mesmo momento, o servidor procura todas as pessoas conectadas da sua lista e avisa que você se desconectou.

Gostei da forma simples como descreveram o processo!

11 comentários sobre “Como funciona o MSN?

  1. Para alguém que aina não teve a oportunidade de conhecer ou similar, é necessário criar o passo-a-passo.Os sites não estão explicando bem isso.
    Pr exemplo, a pessoa cria o usuário "hotmail" e daí? Qual o próximo passo? Qual o próximo click? Onde é que a pessoa clica para chamar a tela damensagem instantânea? Vários iniciante têmperguntado isso. Seria bom você divulgar esse passo-a-passo.
    Valeu?

  2. Muito bom os seus ensinamentos.
    Para mim que sou iniciante, as aulas são bem detalhadas e, tenho certeza irão me ajudar bastante.
    Um abraço.
    Venilda.

Deixe um comentário: