Uma dica para o sucesso profissional

thesis_editing_hat.jpg

Houve uma época em que ter um diploma e aprender uma língua estrangeira era uma garantia de sucesso profissional. Nos tempos da internet, a informação passou a ser oferecida aos borbotões e a concorrência ficou muito mais acirrada. Hoje, obter conhecimento é fácil, difícil é usá-lo de forma inovadora, original.

Você quer se destacar profissionalmente? Quer um conselho de Tom Peters, autor do bestseller Vencendo a Crise e um dos maiores especialistas em administração e negócios do mundo?

Acabei de encontrar, no CTRL+PELS, um vídeo simples com excelente conselho para conquistar um diferencial na sua carreira:

Link para o vídeo

Para aqueles que encontraram alguma dificuldade em acessar o vídeo acima (como meus colegas no trabalho), segue a transcrição das legendas gentilmente feitas pelo Pequeno Guru:

Leia mais do que os outros

por Tom Peters (tradução e legendas por Pequeno Guru)

Cada pessoa tem um jeito de processar informações. Eu não duvido disso nem por um segundo. Então eu quero dar um conselho que assino embaixo. Sim, é algo que eu vivo e que a minha mãe me ensinou. Mas eu realmente acredito, que uma das chaves para o sucesso é ler mais do que os outros.

O Google tornou as coisas muito mais fáceis do que antigamente. Mas o Google não é o suficiente. Tenha uma leitura vasta, longa, profunda. Sim, é uma espécie de preparação. Mas isso vai além de preparação, significa ir mais a fundo, descobrir coisas interessantes, que lhe dão mais capacidade analítica, ampliam suas possibilidades e lhe dão novas perspectivas.

Eu amo ler. Você talvez não goste de ler tanto quanto [eu]. Mas não importa, funciona e você tem que fazer! Dentro de alguns limites, leia mais do que a pessoa do outro lado da mesa. Quanto ao Google, tudo bem, mas se você for bom o suficiente, irá encontrar ótimos textos de não-ficção, com 300 ou 400 páginas, capazes de proporcionar uma visão diferente da maioria das pessoas.

Então, se você ama ler tanto quanto eu, apenas gosta ou simplesmente tolera, na internet ou fora da internet, leia mais do que os outros!

Atualização: acrescentada a transcrição das legendas.

2 comentários sobre “Uma dica para o sucesso profissional

  1. O vídeo é interessante, assim como as suas palavras. Mas confesso que não gosto muito dessa ‘concorrência’ de leitura. Ler por prazer acho que é mais producente.

    Acrescentando, hoje em dia me parece que a linha-base é: duas línguas, pelo menos uma pós e um Mestrado, além de ter perfil em pelo menos duas redes sociais (Orkut e Facebook), além de pelo menos três e-mails e o twitter.

  2. Hoje, obter conhecimento é fácil, difícil é usá-lo de forma inovadora, original. Disse tudo nessa frase!

    Soma-se a isso um grande desinteresse por aprender como funcionam as coisas só porque é fácil achar um tutorial pronto sobre tudo o que se fizer necessário.

    Um abraço!

Deixe um comentário: