Cálculo do dia da Páscoa e de outras datas móveis

calculos_donald.jpg

A Páscoa passou e eu, que já estou um bom tempo sem escrever, perdi uma ótima oportunidade… Mas valeu a pena: adiantei um projeto importante e, principalmente, passei um tempo com minha família.

De qualquer forma, mesmo não dando aulas de informática esse semestre, vou aproveitar para sanar uma dúvida comum a essa época do ano: como calcular as datas móveis do calendário cristão, como Carnaval, Páscoa, Pentecostes e Corpus Christi.

A palavra páscoa vem do hebraico pessach, significando “passagem”. Deixando de lado as considerações sobre o significado da Páscoa para outros povos, inclusive sua associação com o equinócio da primavera, comemorado pelos povos pagãos, a data da Páscoa foi definida no Concílio de Nicéia, como “o primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da primavera boreal”, equivalendo à antiga regra de que seria “o primeiro domingo após o 14º dia do mês lunar de Nisan (primeiro mês do calendário judaico)”.

Como o ciclo da lua não corresponde ao calendário gregoriano, a Páscoa pode ocorrer entre 22 de março e 25 de abril. Acontece que várias outras datas cristãs são calculadas a partir da data do Domingo de Páscoa, dificultando o planejamento antecipado de vários eventos religiosos, e por que não dizer, das férias e do Carnaval…

Há várias formas de calcular o dia da Páscoa, inclusive por meio de tabelas, a forma mais antiga. Entretanto, com o fácil acesso a computadores, a forma mais prática é por meio de algoritmos matemáticos. O formulário abaixo reproduz um algoritmo anônimo publicado pela primeira vez no jornal Nature em 1876 (e curiosamente atribuído a Meeus/Jones/Butcher, na Wikipédia em Português):










Esse algoritmo é baseado no calendário Gregoriano, portanto só deve ser usado para anos a partir de 1582.

Aqueles que precisam calcular as datas móveis para vários anos simultaneamente, ou simplesmente querem exercitar seus conhecimentos de Excel, podem baixar uma planilha para cálculo de datas móveis:

Planilha para cálculo de feriados móveis (15 KB).

8 comentários sobre “Cálculo do dia da Páscoa e de outras datas móveis

  1. Porreta esta pesquisa.

    O que mais gostei, por motivos óbvios, foi a frase: dificultando o planejamento antecipado de vários eventos religiosos, e por que não dizer, das férias e do Carnaval…

    E acho que como a maioria dos seus leitores, coloquei logo 2010 no campo “Ano desejado”…

  2. Seria interessante mostrar os cálculos que predizem a data da Pessach, pois não se encontra em praticamente lugar algum na internet como se faz isso. Temos algoritmos que informam a Páscoa Cristã (inclusive no link acima desse site), mas como se encontram as datas das Páscoas Judaicas?

  3. Boa Noite,

    gostaria de saber como posso criar uma fórmula que calcule a data do Advento (4o. Domingo antes do Natal).

    Fico no Aguardo,

    Desde já, agradeço,

    Adriana

      • Olá, bom dia,

        Primeiramente, agradeço a presteza, o Advento 2015 começa em domingo, 29 de novembro e termina em quinta-feira, 24 de dezembro; e o Advento 2016 começa em domingo, 27 de novembro e termina em sábado, 24 de dezembro.

        Att,
        Adriana

        • Adriana, no momento, estou meio sobrecarregado para fazer um artigo didático como fiz para o cálculo da Páscoa, mas acho que a fórmula a seguir serve:

          =SE(DIA.DA.SEMANA(DATA(A2;12;25))-1 = 0;
              DATA(A2;12;25)-28;
              DATA(A2;12;25)-(DIA.DA.SEMANA(DATA(A2;12;25))-1)-21)

          O ano deve ser informado na célula A2, ok? Experimente e me diga o resultado, por favor.

Deixe um comentário: