Backspace no Firefox 2.0

firefox.png

Depois da mudança para o Firefox 2.0, tinha observado uma mudança de comportamento na tecla backspace (retrocesso): ao invés de ir para a página anterior, a tela subia! :???:

No início, achei que era impressão minha ou que era incompatibilidade do notebook com o Ubuntu 6.10. Afinal, já havia ocorrido antes… Mas, descobri, por acaso, que alguns atalhos de teclado mudaram no Firefox 2.0. Não tinha notado antes por não usá-los. Fui procurar, então, pelo meu backspace!

Encontrei um blog tratando do assunto e também a documentação oficial, pena que ambos em inglês. Então, lá vai minha versão tupiniquim: :razz:

Explicação:

A tecla backspace era mapeada para a função “Voltar” para manter a compatibilidade com o internet Explorer. Entretanto, para aumentar a consistência com outras aplicações rodando no GNU/Linux, foi decidido que este mapeamento deveria ser opcional – e baseado na plataforma em que o navegador estivesse rodando. Como conseqüência, essa configuração foi criada, para permitir que a tecla backspace pudesse voltar e avançar, rolar a tela para cima e para baixo ou não fazer absolutamente nada.

Configuração:

  1. acesse a página de configurações do Firefox, digitando about:config na barra de endereços; e
  2. altere a chave browser.backspace_action para um dos valores abaixo:
    • 0 (zero) – backspace volta para a página anterior e shift-backspace vai para a página seguinte (padrão no MS-Windows);
    • 1 (um) – backspace rola uma página para cima e shift-backspace rola uma página para baixo (padrão no GNU/Linux);
    • qualquer outro valor desabilita o funcionamento da tecla backspace.

C’est fini!

2 comentários sobre “Backspace no Firefox 2.0

Deixe um comentário: