Atualizado para WordPress 2.8

wordpress-upgrade.jpg

Fiz algumas mudanças no site nos últimos dias. Como tenho andado muito atarefado, infelizmente elas foram levadas no meu tempo vago (que tem se tornado cada vez mais raro): começaram há alguns dias e acabaram (espero!) hoje à tarde. Não sem antes me deixarem com mais alguns cabelos brancos: quem acessou o site entre as 15 e as 18 horas encontrou-o sem nenhum artigo, fruto de problemas para importar a cópia de segurança dos registros.

Há quase um ano, desabilitei duas funcionalidades do WordPress 2.6: o controle de revisões e o auto-salvamento de artigos. Apesar de serem ótimas idéias, resultam num aumento desnecessário do banco de dados, tornando-o lento. Essa semana descobri que essas funcionalidades foram reativadas (na instalação da versão 2.7 ou 2.8, não sei ao certo) e fui corrigir o problema.

Depois de instalar um plugin que desativa essas funções de maneira mais rápida do que a edição direta de arquivos, excluí as entradas indevidas. Só depois dei-me conta que o comando que usei (DELETE FROM wp_posts WHERE post_type = "revision") apagava apenas as entradas na tabela de artigos e páginas, mas não as referências a elas (marcadores, categorias e séries, por exemplo). O correto seria usar um comando mais complexo, mas que fizesse o trabalho simultaneamente em todas as tabelas:

DELETE a,b,c
FROM wp_posts a
LEFT JOIN wp_term_relationships b ON (a.ID = b.object_id)
LEFT JOIN wp_postmeta c ON (a.ID = c.post_id)
WHERE a.post_type = 'revision'

Ao restaurar a cópia de segurança de ontem, recebi mensagens de erro por quase duas horas enquanto via meu trabalho dos últimos anos desaparecer. Acreditem, não é uma sensação agradável…

Resolvido problema (e anotado o comando correto, para não esquecê-lo mais), aproveito para comunicar que integrei a busca do Google ao meu tema, como sugerido no pBlog. Perdi alguns relatórios, inclusive um com as buscas mal-sucedidas para apontar os desejos dos leitores, mas o banco de dados diminuiu consideravelmente e o site ficou mais rápido.

Aumentei também a largura dos artigos: antes dispunha de cerca de 550 pixels, atrapalhando a exibição de charges, por exemplo. Reduzi também o número de imagens na barra lateral e fiz algumas alterações nos gráficos das estatísticas.

Ainda tenho alguns comentários para responder, algumas alterações para fazer na seção de Perguntas e Respostas e reorganizar a seção de Sites recomendados. Fora uma revisão nos códigos do site para torná-lo mais leve.

2 comentários sobre “Atualizado para WordPress 2.8

Deixe um comentário: