Arquivos estranhos após atualização do Windows

mswindows.png

Apesar de ter o Windows e o Linux instalados em meu computador, ultimamente uso apenas o Linux. Contudo, acesso o Windows de tempos em tempos para mantê-lo atualizado. Outro dia, após passar por uma bateria de atualizações, descobri uma pasta estranha na raiz de um de meus drives:

KB954550-v5_strangefolder.png

Ao tentar excluí-la, recebi a seguinte mensagem de erro:
KB954550-v5_acessdenied.png

Como o disco não estava cheio nem protegido contra gravação, o problema tinha que ser com o arquivo filterpipelineprintproc.dll, apesar de ele não estar sendo usado. Outra das idiossincrasias do Windows

Após alguma pesquisa, descobri que esse comportamento tem ocorrido após a instalação do hotfix KB954550-v5, referente à impressora Microsoft XPS (que gera documentos no formato XPS, desenvolvido pela Microsoft para concorrer com o formato PDF). Estranhamente, esse comportamento também parece que ser causado pela instalação do .NET Framework 3.5 Service Pack 1.

Encontrei várias sugestões para conseguir apagar a tal pasta. A mais lógica foi trocar as permissões da pasta (atribuindo-se o “controle total” da pasta). Uma sugestão muito interessante foi usar o Unlocker, utilitário especializado em manipular arquivos com acesso negado. Porém, a mais simples, eu encontrei no Fórum do Clube do Hardware:

  1. criar uma nova pasta na raiz do drive em questão;
  2. mover a pasta estranha para a pasta criada no primeiro passo; e
  3. apagar a pasta criada no primeiro passo, levando a pasta estranha com ela.

Estranhamente, o sistema não reclama ao usarmos esse artifício. Coerente, não?

3 comentários sobre “Arquivos estranhos após atualização do Windows

  1. Excelente dica ZeLuis,

    Não só em casa, mas também no meu trabalho, estges diretórios ‘fantasmas’ da Microsoft sempre estão presentes.
    O mais interessante é a forma simples de retirálos, vou testar.

    ab,

Deixe um comentário: