Alguns livros que desejo ler

superinteressante_2008_02.jpgAinda não entendi bem como a Revista Superinteressante pretende implementar o acesso gratuito ao seu arquivo: as revistas de 1987 até 2004, antigamente disponíveis em CD, têm seu conteúdo completamente liberado, mas uma parte do conteúdo das revistas posteriores ainda não está disponível online.

Entendo que eles podem precisar de um tempo para processar as revistas que não chegaram a ser oferecidas em CD, mas e as revistas novas? Por que não as produzem já no formato adequado?

De qualquer forma, a edição de fevereiro de 2008 trouxe, na seção Superfetiche, a sugestão de nove livros interessantes que estão entre os mais vendidos do mundo:

ideias_que_colam-heath_heath.gif Idéias Que Colam
Como fixar conceitos na mente das pessoas? Creio que pode ser útil tanto como ferramenta de marketing quanto como ferramenta didática… Foi o livro que me interessou primeiro nesse conjunto.
freakonomics-levitt_dubner.gif Freakonomics
Propõe-se a provar, de forma acadêmica, que muitas idéias do chamado “senso comum” estão erradas. Li apenas trechos de um volume de Zé Rosa… Bom gosto!
o_ponto_de_desequilibrio-gladwell.gif O Ponto de Desequilíbrio
Segundo a Superinteressante, segue uma linha semelhante à de Freakonomics. Pode ajudar a compreender o que muda o comportamento das pessoas: alunos, leitores, clientes…
blink_gladwell.gif Blink
Aborda decisões e conclusões ocorridas “num piscar de olhos”, suponho que de forma inconsciente. Tanto pode esclarecer compras por impulso quanto aquelas intuições que algumas pessoas têm. Quero saber mais detalhes…
o_mundo_e_plano-friedman.gif O Mundo é Plano
Parece tratar de globalização. Pois é, mais um livro sobre isso… Mas por que esse está fazendo tanto sucesso?
a_sabedoria_das_multidoes-surowiecki.gif A Sabedoria das Multidões
Nelson Rodrigues dizia que toda unanimidade é burra. Mas e grupos de pessoas? São mais inteligentes que indivíduos?
a_cauda_longa-anderson.gif A Cauda Longa
Com o acesso mais fácil a opções, as pessoas não consomem mais os mesmos produtos. O que me deixou curioso mesmo é que parece ir de encontro ao livro A Sabedoria das Multidões…
wikinomics-tapscott_williams.gif Wikinomics
Trabalho colaborativo, à la Web 2.0, funciona em outros ambientes além da informática? Segundo os autores, alguns fatos provam que sim. Acho que é leitura obrigatória para quem lida com internet…
the_black_swan-taleb.gif The Black Swan (em inglês)
Segundo o autor, na ânsia de ter controle sobre tudo, o ser humano tenta prever o futuro, o que é impossível por não conhecermos todas as variáveis. Em seguida, explica como lidar como eventos inesperados.

Deixe um comentário: