Sobre este site

hacker.png

Seja bem-vindo ao meu site pessoal!

Este site foi criado para servir de apoio ao meu trabalho na área de informática e na área acadêmica, e como local para expor minhas idéias sobre assuntos diversos.

Podemos definir seus objetivos como:

Condições de uso:

O material publicado aqui, em sua maioria foi obtido na própria internet. Independentemente disso, quando conhecida, a fonte sempre é citada, dando os devidos créditos ao autor.

O material de minha autoria está sob uma Licença Creative Commons. Pode ser reproduzido e alterado, desde que para uso não-comercial e com o devido crédito.

Qualquer dúvida, por gentileza, leia os termos de uso ou entre em contato.

Um pouco de história:

Nos idos de 1996, quando a internet era novidade no Brasil e o número de brasileiros na rede era tão pequeno que permitia a manutenção de um “catálogo dos brasileiros na Net”, criei minha página pessoal com as principais características da época: gifs animadas, muita cor e conteúdo estático. Infelizmente, sofreu pouquíssimas atualizações…

site_v0c

Os anos passaram e eu comecei a ensinar. Em 2003, meus alunos começaram a reclamar da falta de material de apoio. Ofereci material impresso, mas o custo era alto para eles (e para mim).

Cobrei a faculdade onde ensinava, por um espaço digital em sua página. Mas, por razões diversas, as opções não eram adequadas. Montei, então, uma página improvisada em servidores gratuitos. Isso impunha muitas restrições: limite de espaço, limite de banda, endereços pouco amigáveis, etc.

site_v1

Tomei coragem, contratei um serviço de hospedagem profissional e montei uma nova versão de minha página. Continuava com conteúdo estático, mas passei a ter várias páginas, posso até dizer que era um website.

Nessa segunda fase, comecei a incorporar funcionalidades. Uma das seções que mais gostava era a seção “Textos para reflexão”, onde eu colocava alguns textos que encontrava (na internet, revistas ou livros) que, de algum modo traduziam como eu me sentia em relação a diversos assuntos.

site_v2

Acontece que o formato HTML não é muito versátil do ponto de vista do publicador. Ou eu tinha um site feito “à mão” (num editor ASCII), ou precisava levar, para todo lugar, um editor WYSIWYG. Isso sem contar que meu tempo estava ficando cada vez mais escasso.

Agora, na terceira fase, estou usando um blog. Parece ser a solução mais prática porque posso classificar um artigo (ou “post”, como preferem alguns) em mais de uma categoria, facilitando a organização, meus leitores parecem ter mais familiaridade com esse formato e, de quebra, tenho suas opiniões publicadas com facilidade.

Deu trabalho para deixá-lo como queria, mas agora o internauta pode:

  • ver, de forma rápida, os artigos mais lidos (os mais interessantes) naquele momento;
  • verificar os artigo por categoria, por período ou efetuar uma busca em todos os artigos;
  • economizar tinta de impressora (e tempo), por meio de uma formato especial para impressão;
  • contactar-me, de qualquer lugar com acesso à internet, apenas preenchendo um formulário;
  • compartilhar qualquer artigo com outras pessoas (via redes sociais ou mesmo por e-mail);
  • participar de enquetes, ajudando a melhorar o conteúdo e o formato do site; e
  • ser informado automaticamente dos últimos artigos escritos.

Outra vantagem do formato atual é a possibilidade de usar temas (aparências) diferentes sem grandes alterações no código. Abaixo, a evolução do tema desta “fase blog”, cada versão mais avançada que a anterior, mas todas com a mesma estrutura básica:

site_v3asite_v3bsite_v4a

site_v4bsite_v5

Recentemente, acrescentei uma página de boas-vindas que apresenta, aos novos leitores, uma visão geral da proposta e do conteúdo do site, além de destacar os artigos mais recentes:

site_v6

Equipamentos usados:

Se você é interessado em desenvolvimento web, sinta-se à vontade para ver os equipamentos e algumas das ferramentas que uso para manter este site.

Estatísticas:

Para os curiosos mais detalhistas, preparei uma página com alguns dados estatísticos sobre este site.

Agradecimentos:

Preciso agradecer a várias pessoas que contribuem com idéias, críticas, sugestões, material para publicar e, claro, apoio. Veja uma pequena lista.

Sobre o autor:

O segredo é a alma do negócio, diz o ditado. Mas, já que você se dispôs a ler o que escrevo, é possível que queira saber algo sobre mim.

Críticas e sugestões:

Críticas e sugestões, assim como doações de código, textos, endereços de internet, idéias e livros, são extremamente bem-vindas! Basta preencher o formulário de contato.

Como colaborar:

Gostou desse site? Descubra o que você pode fazer para ajudá-lo!