A ironia das votações no Brasil

É surreal como o povo brasileiro investe tempo e dinheiro em futilidades coisas como o Big Brother Brasil. Essa atração irracional pela mídia e pela fama instantânea é analisada, e duramente criticada, no texto de Malu Fontes publicado no Zéducando.

Esse comportamento impressiona não apenas acadêmicos, mas todos os que têm algum senso crítico. Chargistas talentosos, por exemplo, conseguem resumir em poucas imagens o absurdo da situação. Como Tiago Nepomuceno fez na charge abaixo:

nepomuceno_mafiadourada.gif

Fonte: Tiras do Sabiá.

2 comentários sobre “A ironia das votações no Brasil

  1. Boa charge e a conexão com o processo eleitoral. E este ano é ano de eleição ! Duvido o povo brasileiro ficar ligado na TV durante os programas como ficam com os BBBs da vida…
    Cada povo tem o BBB que merece, e o governo idem.

  2. As pessoas numa fuga para não enfrentar as suas realidades, para não enfrentar seus próprios problemas, acabam por atuar na vida dos outros (irc!) para preencher o vazio em que elas mesmos se colocam, pela inércia. Assim elas tem uma pseudo-vida, pseudo soluções. Se cada um cuidasse da sua vida, naturalmente nos encontraríamos no coletivo, através das urnas, para solucionar problemas comuns, para atingir aspirações comuns. Tomara que a gente não precise ir para Marte!

Deixe um comentário: