A importância da educação doméstica

claudia_552Fui aconselhado a ler uma reportagem na revista Cláudia deste mês: “As 10 competências que seu filho precisa aprender”.

A idéia geral é que, apesar da importância da educação formal, características como flexibilidade, convivência, ética, maturidade e comunicação são fundamentais mas não podem ser ensinadas na escola: a família deve ser responsável por elas.

Como garante o headhunter Luiz Carlos Cabrera, professor de gestão de pessoas da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo: Os grandes diferenciais hoje, atitude e caráter, são desenvolvidos desde a primeira infância. A escola pode até ajudar, mas a família é determinante.

Outros pontos que achei interessantes:

Flexibilidade e adaptabilidade

‘O hábito da leitura é básico em um mundo que exige formação continuada’, aconselha Leo Fraiman [psicoterapeuta da Teenager Assessoria Profissional, em São Paulo]. Os livros ensinam a pensar, imaginar, criar, analisar o mundo e as pessoas. ‘Por isso, vale a pena estimular seu filho a ler, mas também é ótimo compartilhar os livros e conversar interessadamente sobre o que ele está lendo.’

Sobre convivência social

Estabeleça limites claros e exija que seu filho os cumpra. Mostre a importância de respeitar regras, como horários e uso do uniforme escolar. Ensine-o a perceber os códigos sociais de cada situação – como adotar postura e roupa adequada ao ambiente – e a desenvolver empatia pelas necessidades e valores das outras pessoas.

O valor da ética

Valores claros dentro de casa contribuem para consolidar atitudes éticas. ‘Pais que não respeitam semáforo, jogam lixo pela janela do carro e desperdiçam água e energia não podem esperar que o filho tenha condutas corretas’, alerta Tania. ‘Os exemplos começam em casa.’ Outra boa medida é discutir em família fatos cotidianos que coloquem aspectos éticos em xeque, como os recentes casos de corrupção.

Conseqüências das escolhas

Convide seu filho a participar de decisões em família e a avaliar com você os aspectos bons e desfavoráveis de cada alternativa. Da escolha do restaurante no domingo à roupa adequada a um evento, estimule- o a selecionar o que acha mais razoável e explique que nem sempre se pode ter ou fazer o que se deseja.

Dicas para desenvolver maturidade

Encarregue seu filho de ajudar nas tarefas domésticas e cobre-o por elas. Diante de pedidos fúteis, procure deixar clara a diferença entre ‘querer’ e ‘precisar’. Exigir que peça desculpas quando pisar na bola pode soar artificial, mas é importante para que ele tome consciência das possíveis conseqüências dos seus atos.

Desenvolvimento da capacidade de comunicação

Observe a maneira como seu filho se expressa. Analise se ele usa muitas gírias e se consegue estabelecer uma linha de raciocínio lógica. Estimule a discussão sobre temas polêmicos e, principalmente, converse muito a respeito dos mais variados assuntos.

3 comentários sobre “A importância da educação doméstica

  1. tema importante para ajudar, ou seja educar nossos filhos,,,
    para que sejam,homens e mulheres de bom carater,homens de personalidade integro, de boa indoli

  2. :smile: Achei maravilhoso como foi abordado esse tema,pois recentemente eu escrevi uma pequena folha,que fala sobre a educação dosmética,tema preocupante,pois temos visto muita rebeldia nas crianças e falta de atitude por parte dos pais.

Deixe um comentário: