A evolução dos instaladores do Windows

mswindows.png

Acho muito interessante relembrar as versões anteriores do Windows, o sistema operacional mais usado no mundo, e observar sua evolução. Para os que vivenciaram todo esse período, coloca as coisas em perspectiva, evitando a tendência natural de superestimar o passado. Para os mais jovens, cria contexto, evitando o costume de desmerecer o passado, alegando que “sempre foi assim” ou, no extremo oposto, que a geração anterior “não sabia de nada”.

Há alguns anos, publiquei uma animação com as telas iniciais de várias versões anteriores do Windows, no intuito de representar a evolução do sistema ao longo dos anos.

Como não tinha acesso a cada uma das versões, usei imagens disponíveis na internet. Isso comprometeu um pouco o resultado porque deu caráter estático a algo que, por natureza, é dinâmico. Mas, considerando o trabalho envolvido em instalar cada uma das versões, fiquei satisfeito com o resultado.

Felizmente, algumas pessoas têm mais tempo livre força de vontade do que eu. Descobri, via Tecnoblog, um vídeo reproduzindo todas as versões principais do Windows, desde a primeira até a mais recente.

Andrew Tait, um escocês com paciência chinesa, passou cerca de três dias preparando um vídeo em que demonstra o processo de instalar, em uma máquina virtual, o DOS 5.0 e, em seguida, cada uma das versões principais do Windows, desde a 1.0 até o Windows 7. Segundo ele, foram nada menos que 12 horas encarando as telas de instalação do Windows. Mas valeu a pena! Ele chega ao requinte de testar a evolução das configurações de usuário (testando a compatibilidade de algumas configurações na aparência do sistema) e o funcionamento de dois programas DOS após cada atualização!

O áudio está em inglês, mas aqueles que encontram alguma dificuldade nesse idioma podem ficar tranquilos, a pronúncia é clara e bastante fácil de compreender.

Link para o vídeo

Para quem quiser mais detalhes, há algumas observações interessantes no blog de experimentos técnicos do autor.

Um comentário sobre “A evolução dos instaladores do Windows

  1. Esse escocês maluco deveria ganhar um prêmio da Microsoft pela paciência. E este seu post veio bem no momento em que eu tive que formatar o Lampião e instalar novamente o Vista (os dois CDs que tenho do XP, um que você me ofertou, não funcionam mais, não sei o porquê). Resultado: um dia para instalar o Vista, o SP1 e o SP2 e outro dia para reinstalar os sw que tenho. E é carnaval…

    Ah, o outro a postão havia visto, o de 18/09/2006.

    ab,

    José Rosa.

Deixe um comentário: